O trabalho desenvolvido com os alunos dos 6°s e 8°s anos do Ensino Fundamental II indicou que a manifestação corporal Corridas de Rua estava sendo muito acessada por estes alunos. As representações da modalidade precisaram ser estudas a fim de desconstruir a ideia de esporte democrático como observada nos discursos dos alunos. Além destes discursos, muitas dúvidas de cunho mais técnico desta modalidade foram surgindo no decorrer das aulas. A partir deste mapeamento, identificou-se a necessidade de um suporte mais técnico para responder a esses questionamentos. O presente relato mostra o desenvolvimento do projeto e qual foi o caminho que escolhemos percorrer a fim de resolver os questionamentos dos professores a alunos envolvidos no processo.

Palavras-chave: Educação Física. Currículo cultural. Corridas de rua