O artigo discute como os professores participantes de quatro edições de um evento destinado à socialização e discussão de práticas pedagógicas abordam o esporte nas aulas de educação física. Para tanto, foram analisados os relatos de prática disponíveis nos anais do evento. O relato de prática documenta uma trajetória pedagógica, apresenta informações relevantes sobre os objetivos pretendidos, as ações desenvolvidas e os efeitos desencadeados nos estudantes. O processo de análise do material compilado permitiu a distribuição das experiências narradas em dois diferentes grupos. Uma pequena parcela dos trabalhos pedagógicos se voltou ao ensino da modalidade mediante a aprendizagem de técnicas corporais, enquanto a maior parte dos relatos descreveu ações didáticas que objetivaram o desenvolvimento da criticidade dos alunos com relação à ocorrência social do esporte. A constatação indica uma mudança paradigmática da área que não pode ser desprezada.

Palavras-chave: Educação Física, Esporte, Ensino, Prática pedagógica, Escola