A investigação buscou identificar em que medida as propostas curriculares nacionais para a Educação Física em Portugal e no Brasil se alinham com o discurso contemporâneo de construção de uma escola pública comprometida com a transformação da sociedade através da promoção de uma maior democratização, igualdade e justiça social. Ao submeter os documentos oficiais à análise mediante o confronto com a teorização curricular, verificou-se a constância de elementos cujos significados sociais implícitos garantem as condições de reprodução das desigualdades sociais. Como alternativa, são apresentados pressupostos para superação desse continuísmo através da elaboração de um currículo atento às especificidades da comunidade.

Palavras-chave: Currículo – Educação Física escolar – multiculturalismo