O artigo relata uma experiência realizada em um curso de licenciatura em Pedagogia, por meio da disciplina Metodologia do Ensino de Educação Física, no ano pandêmico de 2020. Diante da imposição do ensino remoto emergencial, buscou-se inspiração no pensamento freiriano para enfrentar essa situação e responder aos acontecimentos do percurso, adequando-o às demandas na medida em que surgiam. A educação problematizadora levou as estudantes à compreensão sócio-histórica do objeto abordado, proporcionando a conscientização acerca do papel político desempenhado pela Educação Física na escola. A dialogicidade fomentou os encontros didáticos, e a tematização da perspectiva cultural do componente curricular proporcionou a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico, pautado na docência efetivada nas escolas antes e durante a pandemia. Conclui-se que, ao emaranhar conhecimentos científicos e saberes docentes, fomenta-se o entendimento dos aspectos epistemológicos e metodológicos da proposta, visando a sua adequação aos tempos em que vivemos e seu compromisso ético-político com a afirmação das diferenças.

Palavras-chave: Pedagogia Freiriana, Formação de professores, Ensino Remoto Emergencial