Este artigo problematiza a questão curricular no âmbito da Educação Física, adotando o referencial foucaultiano como instrumental analítico. A problematização é engendrada a partir do conceito de dispositivo, tendo em vista as relações entre saber, poder e sujeito que nele se desdobram. Após uma síntese dos elementos que constituem o dispositivo, traça-se, com eles, e em diálogo com formulações construídas por trabalhos do campo da educação e do currículo, algumas pistas no território da Educação Física, aqui entendidas como modos outros de se entrever e levar adiante as práticas curriculares desse componente. Numa operação de atravessamento discursivo, e não de correlação necessária, essas pistas são entretecidas com fragmentos de experiências narradas por professores que colocam em ação a perspectiva curricular denominada “cultural”. Nesse tensionamento entre elementos de caráter diverso, busca-se assinalar um exercício de suspeita sobre o próprio pensamento e de questionamento intermitente em relação ao currículo da Educação Física.

Palavras-chave:Currículo; Educação Física Escolar; Estudos Foucaultianos.

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