Atravessada pela perspectiva cultural, pelos debates promovidos por BNCC e Currículo da Cidade de São Paulo, o trabalho aqui relatado se refere a uma experiência pedagógica vivida com estudantes do sétimo ano, que teve como tema a dança contemporânea. Teve como objetivo de vivenciar e experimentar a dança, reconhecer e valorizar os diferentes modos de dançar e analisar e repudiar discursos que subjugam a mulher na prática da dança A tematização proporcionou às/aos discentes a ampliação do repertório de práticas corporais acessadas nas aulas do componente, além de
problematizar narrativas vinculadas aos modos de exercer a masculinidade e a feminilidade a partir da estrutura patriarcal que atravessa a ocorrência social da dança. Buscou-se também desconstruir o significado de dança, os modos legitimados de performá-la, os discursos que asfixiam a vontade de dançar e a maneira como as instituições operam sobre as condutas, especialmente em torno do corpo juvenil.

Palavras-chaves: conhecimento; dança contemporânea; currículo cultural da Educação Física.

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