Dentre as diversas práticas pedagógicas produzidas no currículo da Educação Física escolar, investigamos a popularmente denominada rola bola. Inferimos seus efeitos em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de uma etnografia, realizamos observações sistematizadas, registradas em diário de campo para a produção de dados. Para a interpretação dos resultados, tomamos as noções de identidade e diferença produzidas no campo dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista. Notamos a presença de guetos culturais instituídos no transcorrer das aulas, nos quais se evidenciam fronteiras simbólicas que delimitam formas de pertencimento dos sujeitos, bem como as condições de possibilidades de negociações promovidas pelas relações e práticas sociais que emanam no interior das aulas.

Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Ensino Médio. Identidade. Diferença.