Partindo do pressuposto de que a complexidade da sociedade contemporânea interpela os sujeitos de diversas formas, investigou-se o processo de construção identitária de docentes universitários. Para tanto, optou-se pelo método de história oral temática como forma de investigar a constituição da identidade do professor responsável por disciplinas didáticopedagógicas dos cursos de licenciatura em Educação Física situados na cidade de Sorocaba/ SP. As análises baseadas nos pressupostos dos Estudos Culturais e divididas em aspectos epistemológicos e substantivos indicam a presença marcante de identidades docentes acríticas e solitárias, fruto de trajetórias de vida e subjetivações constituídas mediante relações de poder e processos sócio-históricos que mercantilizam a educação e que levam à instauração de práticas alienantes nas instituições de ensino superior. Dentre as estratégias necessárias para superar essa conjuntura, destaca-se a contínua expansão do debate acadêmico com o recurso de ferramentas teóricas contemporâneas que confiram visibilidade aos conhecimentos produzidos no contexto escolar.

Palavras chave: Educação Superior. Currículo. Mercantilização. Docentes.