O presente trabalho discute a formação de professores de Educação Física, entendendo a formação inicial como uma importante ferramenta de transformação nas práticas pedagógicas dos futuros docentes. Por meio de uma revisão bibliográfica, em um primeiro momento, é apresentado o contexto de onde emergem políticas públicas educacionais, dos anos 90 até os dias atuais, como o Plano Decenal de Educação para todos (1993), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e as diretrizes e referenciais para a formação de professores de educação básica e da Educação Física; a presença do ideário neoliberal, de agências multilaterais e suas possíveis influências no cenário educacional brasileiro. Em um segundo momento, faz uma breve discussão acerca de uma alternativa de formação de professores, onde se fomenta uma democracia radical, onde a pluralidade, as subjetividades e identidades tomam um posto central: os Estudos Culturais. E conclui, dizendo que as atuais políticas de formação em Educação Física, tencionam a formação de professores competentes, formadores de mão-de-obra para o mercado de trabalho e que existem outras concepções, que podem dar subsídios para que os futuros professores de Educação Física elaborem práticas que desconstruam preconceitos, promovam alternância de poder e disseminem democracia.

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