O presente resumo apresenta o trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física da Escola Projeto Vida, no 1º trimestre de 2008, localizada na Zona Norte de São Paulo, com alunos dos 6º anos do ensino fundamental. A escola explicita em sua proposta pedagógica a intenção de garantir uma educação de qualidade que contribua com a formação de cidadãos críticos e responsáveis, respeitando as diferenças entre indivíduos e grupos sociais. Nessa perspectiva, o trabalho realizado fundamentou-se na abordagem cultural, possibilitando a construção do currículo na área de educação física no diálogo com a proposta pedagógica, com os alunos e seus diversos contextos. Após identificar o interesse dos educandos por alguns esportes com raquetes, resolvemos tematizá-lo. O desenvolvimento da seqüência pedagógica possibilitou a ampliação dos conhecimentos dos alunos, tanto relacionados aos saberes pelas vivências como pela ampliação dos conceitos que debatemos no percurso do trabalho, promovendo outros olhares sobre essa prática.

Palavras-chave: Educação Física escolar; esportes com raquetes; prática pedagógica