A produção acadêmica portuguesa denuncia a crescente tensão entre a cultura veiculada pela escola e o patrimônio apresentado pelos grupos minoritários que, recentemente, adentraram à escola. Para contornar esse fato, têm sido divulgados inúmeros alertas para a importância de se modificar o currículo, visando contemplar tal diversidade de modo a potencializar uma educação multicultural. Mediante o entendimento de que as diferenças manifestam-se intensamente pelas manifestações corporais, foi realizado um estudo de caso etnográfico em uma escola que atende a uma comunidade marcada pela multiplicidade cultural, objetivando desvelar a proposta curricular da Educação Física. Recorrendo à observações, filmagens e entrevistas, os materiais coletados foram interpretados a partir da teorização curricular. A proposta verificada, além de não reconhecer a cultura corporal da comunidade, procura impor a perspectiva oficial, o que indica certa linearidade entre concepção conservadora, política cultural assimilacionista e pedagogia operante. Como resposta, as crianças incorrem em posturas de afastamento e resistência. Palavras-chave: multiculturalismo; currículo; educação física.