A rede escolar SESI-SP, conta hoje, com 175 escolas distribuídas em 50 municípios no estado de São Paulo – Brasil, atendendo cerca de cem mil estudantes. O quadro efetivo de Educação Física escolar, é composto por 250 professores. No ano de 2011, iniciamos a construção de uma proposta curricular para a área de Educação Física. Tal empreendimento teve origem na constatação da miscelânea de produções e orientações que norteavam o trabalho docente e que gerava certa confusão conceitual em torno do que ensinar nas aulas do referido componente curricular. O presente trabalho visa apresentar a construção da proposta curricular de Educação Física do SESI-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo). Pautada na construção democrática, e entendendo o docente como intelectual transformador, sendo o principal responsável pelo desenvolvimento de uma Educação Física cultural no cotidiano das aulas, a elaboração da proposta curricular envolveu 28 professores/as da área em uma construção coletiva do documento. Todo o caminho percorrido e os princípios que regem tal proposta apontam para uma valorização dos docentes e uma organização curricular coerente com a sociedade multicultural existente na escola e na sociedade.

Palavras-chave: Educação Física escolar; Currículo; Política Educacional; Cultura.