O trabalho apresentado teve como objetivo a análise das propostas de inovação, reforma e mudança no campo da Educação em âmbito geral e da Educação Física em âmbito específico. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, cuja fonte principal foram os livros e textos estudados em duas disciplinas do programa de pós-graduação da FEUSP. Respectivamente educação Física, Currículo e Cultura e, Mudança Educacional: Inovação e Reforma. Também ancoramos nossas discussões considerando nossa atuação como membro do Grupo Referência e formador do Projeto Ler e Escrever em Todas as Áreas da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo. Nossa inquietação nasceu da constatação do descompasso entre a proposta teórica apresentada e a verificação dos desdobramentos práticos, tanto no processo de formação na sala dos professores, como na ação dos professores na unidade escolar. Estas suspeitas nos incitaram ao seguinte questionamento: Como podemos pensar em propostas de inovação e mudança educacional, na direção dos receptores destas como sujeitos sociais desse processo?

Palavras Chave: Educação Física, Currículo, Inovação e Mudança.

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