Como eixo norteador do Projeto pedagógico da escola e foco das proposições das orientações curriculares, expressas nos documentos da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, um dos problemas mais importantes a serem enfrentados pela escola diz respeito ao fato de que não garantir o uso eficaz da linguagem, condição para que os alunos possam avançar em seus conhecimentos, dificulta o desenvolvimento de um trabalho de formação nas diferentes áreas do conhecimento, inclusive na Educação Física. Para tanto estabelecemos como eixos estruturantes do nosso planejamento a linguagem corporal como vivência e produção cultural, a importância do contexto sociocultural e a investigação com vistas à transformação social, onde por meio de um microtexto, podemos interferir em um plano maior. Assim nasceu o projeto de Ginástica desenvolvido nos sextos anos do ensino fundamental.

Palavras Chave: Ginástica, Cultura e Ancoragem Social.