Esse estudo refere-se à pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A perspectiva multicultural do currículo na Educação Física, apresentada por Neira e Nunes (2006), baseada no campo teórico dos Estudos Culturais e nas teorizações pós-críticas valoriza a diversidade cultural do mundo contemporâneo nas práticas escolares e reconhece a tendência homogeneizante do atual contexto. Diante de tal perspectiva, não é possível separar questões culturais como a educação, o ensino e seus conteúdos, de questões de poder que tendem a fortalecer as culturas, identidades e perspectivas de grupos que se apresentam hegemônicos em detrimento de toda diversidade. Ao confrontarmos a configuração da Educação Física no contexto escolar no município de Aracaju (SE) com as necessidades educacionais na contemporaneidade, percebemos a urgência da realização de pesquisas que subsidiem a construção de uma perspectiva curricular crítica e contextualizada do componente na Educação Básica. Nesse sentido, estamos realizando uma investigação junto a uma turma de Educação Infantil, onde já se desenvolvem práticas educativas com os diferentes conhecimentos que permeiam o currículo escolar, a partir de uma preocupação com a constituição identitária dos/das estudantes, sem que haja a mesma orientação para a abordagem das práticas corporais. Percebemos que valores subjetivos da professora que retratam perspectivas da cultura hegemônica atravessam as práticas e contradizem a constituição identitária almejada. O objetivo desse estudo é identificar, evidenciar e analisar os aspectos que demarcam a prática pedagógica da Educação Física multiculturalmente orientada, ao longo do processo de elaboração e implementação do currículo. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação crítico-colaborativa que emprega para a coleta de dados entrevistas (aberta, com a professora e coordenador e de grupo focal, com os/as estudantes), observações seguidas de anotações em diário de campo e registros das reuniões com os sujeitos envolvidos. Participam desse estudo a professora da turma “oficina II”, os vinte e três estudantes com idade entre 5 e 6 anos, o coordenador da escola e outra professora que coordena junto à professora da turma em questão um projeto intitulado “Identidade”, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2010 por ambas na prática junto a seus estudantes. Nesse momento, já realizamos observações iniciais das práticas realizadas. Identificamos um ensino articulado às questões culturais da comunidade envolvida, mas que se reduz à abordagem de conhecimentos hegemônicos no currículo escolar, quais sejam aqueles relativos às habilidades matemáticas e de leitura e escrita. Em relação às práticas corporais, a brincadeira que se apresenta em diversos momentos da rotina escolar, ora como recreação livre, com sentido, conforme a professora, de favorecer a expressão corporal, desenvolver habilidades motoras, descontração e compensação ao trabalho cognitivo, ora como instrumento para trabalhar outros conteúdos e habilidades matemáticas, de leitura e de escrita. Também foi possível notar que no intento de respeitar e valorizar a diversidade cultural, alguns padrões identitários, especialmente em relação à questão de gênero, são reforçados pelas perspectivas e valores culturais da professora e se materializam através das práticas fixando identidades em relação ao ser menino e ser menina e as brincadeiras pertinentes a cada gênero. As crianças já expressam discursos e comportamentos em que estigmatizam aqueles que atravessam a fronteira das identidades construídas acerca do ser menino ou menina e a relação com a brincadeira. Diante disso, em parceria com as professoras, estamos imergindo em estudos que viabilizem o aprofundamento e discussão dos temas cultura; escola e cultura; Identidade e cultura; identidade e diferença; currículo; Educação Física na Educação Básica; e currículo multicultural da educação Física a partir da fundamentação dos Estudos Culturais. A partir desse estudo, seguiremos ao processo de elaboração e implementação de um projeto de tematização das práticas corporais na Educação Infantil preocupado com a constituição de identidades democráticas. Os dados serão confrontados com os referenciais teóricos dos Estudos Culturais e analisados mediante procedimentos de descrição crítica com inferências.

Palavras-chave: currículo, multiculturalismo, Educação Física, constituição de identidades.