Apresento como peça central do estudo o currículo cultural de Educação Física, uma proposta alinhada às preocupações do Multiculturalismo Crítico e dos Estudos Culturais com inspirações pós-estruturalistas e que se arranja numa sociedade pósmoderna e pós-colonizada. Enquanto artefatos culturais, as danças, lutas, esportes, brincadeiras e ginásticas transmitem certos significados e representações de mundo, sujeitos e sociedade, sendo então, função social da Educação Física nesta perspectiva, a tematização destas práticas corporais de modo que os estudantes possam travar contato com as representações que veiculam, a fim de ampliar, aprofundar e ressignificar seus saberes sobre esta parcela da cultura. Sem pretender finalizar a questão, muito menos estruturar ou gerar modelos para um currículo “artistado”, investigamos o modo como os professores constroem seus currículos a partir do conceito de “escrita-currículo”. Para isso, mapeamos os elementos, componentes, linhas de força e intensidades da escrita curricular registrada por professores parceiros, buscando a relação entre os enunciados pedagógicos sobre procedimentos didáticos (mapeamento, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e avaliação) e princípios (reconhecimento da cultura corporal da comunidade, justiça curricular, evitar o daltonismo cultural, descolonizar o currículo e ancoragem social dos conhecimentos). Como forma de produção de dados, empregamos o Diário de Bordo Digital e o Grupo de Discussão e recolhemos relatos de experiência. A forma de análise baseou-se na teoria pós-estruturalista deleuzeguattariana, a partir da geofilosofia e do roubo de conceitos. De modo geral, a quantidade de elementos que se aproximaram nas escritas curriculares dos professores parceiros foi maior do que os elementos que se diferenciaram, a ponto de suspeitarmos de que a “escrita-currículo” estivesse se tornando uma fórmula. Entendemos que, se isso está acontecendo, pode ser por desatenção aos agenciamentos maquínicos uma vez que estes são os grandes responsáveis pelas diferenciações. Sobre o papel do professor na elaboração da “escrita-currículo”, percebemos que ele não é um mero aplicador de um conjunto de enunciados aos quais se submete e replica, pois, atua dentro dos agenciamentos, como mais uma, dentre outras forças lá atuantes. No tocante as linhas de força, vimos que a “escrita-currículo” não pode ser constituída apenas de linhas de fuga, muito menos, somente por linhas duras. Ela é produzida no entrecruzar de infinitas linhas, algumas molares (duras), tais como: as leis educacionais, as regras e normas do regimento escolar, o Projeto Político Pedagógico, a concepção cultural e seus procedimentos didáticos; outras moleculares (flexíveis): a cultura dos alunos, seus desejos, atitudes, falas, as disposições espaciais, temporais e os princípios pedagógicos; e por fim, por linhas de fuga, que por tão efêmeras não se territorializam em enunciados pedagógicos, passam pela “escrita-currículo” como acontecimentos e agenciamentos inesperados, desrruptivos e criadores.

Palavras-chave: Educação Física. Currículo Cultural. Didática. Pós-estruturalismo.