A presente pesquisa toma como objeto de investigação o currículo do curso de Educação Física da UNEB/Campus XII, localizado no horizonte discursivo de uma concepção formativa denominada licenciatura ampliada. A noção foucaultiana de dispositivo é a ferramenta conceitual que municia esta empreita analítica. Com ela, esboçamos um gesto metodológico de feitio cartográfico, engendrado a partir de um corpus empírico que integra duas ordens de discursividade. Uma delas reúne textos legais, jurídicos, institucionais e acadêmicos; a outra materializa narrativas de professores, egressos e alunos concluintes do curso. A composição, a interpelação e o atravessamento dessa plataforma documental são concitados pela seguinte questão: como se constituiu, como opera e que efeitos produz o dispositivo curricular do curso de Educação Física da UNEB/Campus XII, tendo em vista as relações entre verdade, governo e subjetivação aí implicadas? O ponto de partida para a problematização dessa questão é o ethos de uma profissionalidade unificada-ampliada que desponta como verdade no currículo em causa; um ethos que enuncia a unicidade integradora de uma trajetória formativa e a vincula à aquisição de um vasto repertório de habilidades profissionais, demandadas pela atuação tanto em contextos escolares quanto não escolares. Num primeiro plano analítico, rastreamos as circunstâncias que, num conjunto multifacetado, condicionaram a configuração ímpar desse dispositivo curricular e ensejaram o seu atrelamento a um outro dispositivo, a licenciatura ampliada, cúmplice do avivamento do ethos mensageiro de uma profissionalidade unificadaampliada. Em seguida, olhamos para o funcionamento desse ethos no fluxo corrente do dispositivo, sondando suas ressonâncias na engrenagem curricular e nos processos de subjetivação profissional. A contrapelo de uma operação simbólica autenticada no interior do dispositivo curricular, por meio da qual se presume que os liames entre o currículo do curso e a licenciatura ampliada ter-se-iam instituído por um simples procedimento de captura-anuência, o encontro entre esses dois dispositivos denota-se como um acoplamento pragmático e tardio, efetuado no bojo de uma profusão de desencadeamentos que passam a perturbar os nexos entre formação e trabalho que escoram o dispositivo curricular. A função originalmente generalista do currículo é, então, sobreposta pela função de unificação-ampliação, doravante pondo em marcha um mecanismo disjuntivo, que implode a ofensiva de uma matriz profissional una, plena, ilimitada em seus atributos, e a transfigura num agenciamento binário e conflituoso, fomentador de modos destoantes de pensar e descrever a si mesmo no exercício da profissão. Daí que a inteireza fleumática pretendida nessa seara formativa se dissolve, fazendo-nos ver a sua inexequibilidade e atestando a condição indômita de um currículo.

Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Formação em Educação Física. Formação de professores. Licenciatura Ampliada em Educação Física.

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