Este trabalho focaliza a Educação Física cultural no contexto da Educação Infantil. Justifica-se pela necessidade da ampliação de estudos sobre essa perspectiva curricular, com as crianças pequenas, e também pelo interesse de uma Escola Municipal de Educação Infantil Paulistana em conhecer e experienciar o currículo cultural da Educação Física. A pesquisa constituiu-se a partir de uma “pluralidade metodológica” que englobou premissas, pressupostos e procedimentos gerais da pesquisa pós-crítica em Educação, a pesquisa-ação colaborativo-crítica e a pesquisa nos/dos/com os cotidianos. Teve como objetivos: compartilhar com a comunidade pedagógica de uma instituição de Educação Infantil conhecimentos sobre a perspectiva cultural da Educação Física; produzir com os praticantes do cotidiano da Educação Infantil experiências pedagógicas na perspectiva cultural da Educação Física; descrever e analisar as experiências realizadas, considerando as narrativas dos participantes, docentes e crianças, produzidas durante e/ou a partir das intervenções; evidenciar pertinências/impertinências, potencialidades e/ou fragilidades de um currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019 foram realizados 15 encontros de formação com a equipe pedagógica (professoras e gestoras) em horários de Jornada Especial Integral de Formação – JEIF e Projeto Especial de Ação – PEA e produzidas experiências pedagógicas com as práticas corporais nos espaçostempos do currículo destinados à cultura corporal. Descrevemos criticamente os encontros de formação e produzimos imagensnarrativas de quatro tematizações realizadas, duas no segundo semestre de 2018 (futebol e brincadeiras africanas) e duas no primeiro semestre de 2019 (lutas e frevo), com professoras e turmas/crianças diferentes. A partir das redes de saberesfazeres produzidas defendemos a tese da pertinência e da potência do currículo cultural da Educação Física na/com a Educação Infantil, pois foi possível vislumbrar a produção de “experiências formativas”, a reescrita do Projeto Político Pedagógico, a diversificação das práticas corporais no currículo, a ressignificação de concepções de infância e criança e a fabricação de intervenções pedagógicas sensíveis à escuta das crianças e a consideração das suas vozes, sem abandonar o interesse ético-político e a luta cultural pelo engendramento de subjetividades solidárias, democráticas, multiculturais, não machistas, não fascistas, não racistas e não autoritárias desde a Educação Infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo Cultural. Educação Física. Educação Infantil

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