A presente pesquisa busca compreender a construção de identidade interseccionada entre negritude e territorialidade das juventudes a partir das vivências escolares, a fim de captar como os processos educativos vêm e/ou podem vir a contribuir positivamente nas construções identitárias da juventude. Nesse sentido, pretende compreender o papel que as aulas de Educação Física têm e/ou podem vir a ter na construção identitária de jovens negros e favelados. Como marco teórico foram mobilizados conceitos acerca das identidades a partir dos estudos culturais com interlocução com os estudos sobre as identidades negras no Brasil e a construção social do território, com ênfase nas construções periféricas faveladas. São apontadas como linhas de intersecção à identidade: a racialidade e a territorialidade, e como essas linhas se entrecruzam e adentram as escolas e, em especial, as aulas de Educação Física, que são agenciadas pelo currículo cultural. Em termos metodológicos, a pesquisa é construída a partir das narrativas autobiográficas produzidas por meio de entrevistas narrativas com jovens estudantes e/ou egressos do Ensino Médio que se autodeclaram negras e negros, moradoras(es) de favelas. A escrevivência será utilizada como chave de leitura das narrativas orais das(os/us) estudantes.

Palavras-chave: Identidades; Racialidade; Territorialidade; Educação Física.