O presente artigo fundamenta-se nos estudos culturais e utiliza-se de metodologia de cunho qualitativo. Tem caráter bibliográfico e auto etnográfico. Objetivamos problematizar como a temática Danças de Salão é trabalhada na escola, tanto no ambiente curricular, nas aulas de Educação Física, quanto no extra curricular. Utilizamos para tal, a prática docente de um dos autores em uma escola pública da periferia da cidade de Juiz de Fora. Foi possível perceber potencialidades dessa temática na escola que perpassam, dentre outros, pela valorização de elementos vinculados a cultura popular brasileira. Foram percebidos também gargalos relacionados, por exemplo, a questões de gênero. A relevância das discussões aqui realizadas se dá pelo fato de que, apesar ser legitimado por documentos oficiais como a BNCC (BRASIL, 2018) e ser defendido por diferentes autores como Sborquia (2002), ainda é pequeno o trabalho com temática dança no ambiente escolar se comparado a outros temas da cultura corporal. Chegamos à conclusão que o trabalho com dança na escola possui grandes potencialidades, sendo necessário assim, ser mais tematizado nas escolas e mais discutido no meio acadêmico e também na formação de professores.