O objetivo deste artigo é discutir como o currículo escolar pode produzir o aluno problema e a indisciplina na escola. Sim, partimos do pressuposto de que o aluno dito problemático, louvado 1 , indisciplinado, é apenas um efeito da organização curricular em voga em muitas escolas do Brasil. Esses alunos-problema geralmente são acometidos por algum tipo de deficiência ou mesmo aqueles que, em algum momento, fugiram da lógica disciplinar da escola, e dependendo do “deslize” fora da margem, serão rotulados e carregarão consigo o estigma de ” problemático” por toda a sua experiência escolar e, consequentemente, muitos por toda a vida. No atual modelo capitalista de educação de massa, quaisquer problemas pessoais e subjetivos dos alunos devem ser completamente anulados, como se suas vidas fossem divisíveis, deixando seus problemas em casa, e chegando apenas com a versão polida para o ambiente escolar.