Este relato de experiência emerge do encontro de docentes, a partir de uma disciplina de pós-graduação. O objeto foi descrever uma possibilidade coletiva, distante temporal e espacialmente, para caminhos didáticos-metodológicos, a partir dos estudos do currículo cultural na Educação Física. Foi organizado uma proposta didático-metodológica para diálogo e problematização a partir de saberes do pós-estruturalismo, pós-colonialismo, pós-modernismo, estudos culturais, teoria queer e multiculturalismo crítico, a fim de fomentar uma “pedagogia singular”. A metodologia utilizada se desenvolveu por meio de referenciais teóricos pós-críticos. Como caminhos preliminares, identificamos que não é tarefa fácil trabalhar o currículo cultural nas aulas de educação física, especialmente na formação inicial. Entretanto, os princípios éticos e políticos presentes no currículo cultural favorecem a enunciação dos saberes discentes. Esses princípios deixam de ser um elemento estruturante e tornam-se elementos indutores da prática pedagógica do professor e da professora.

Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo Cultural. Proposta Didático-metodológica

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