19h30 às 21h30 – Clique aqui para entrar na sala virtual

Projeto em andamento: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; FILGUEIRAS, I. P.; SANTOS, I. L.; BORGES, C. C. O.; BORTOLETO, M. A.; EHRENBERG, M. C. A Educação Física no contexto do Novo Ensino Médio: traduções e potencialidades. (Projeto de Pesquisa). São Paulo: FEUSP, 2022.

DataBibliografia
10/08Apresentação da proposta de trabalho para o semestre.
Gravação da reunião. Clique aqui
24/08SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista Etapa Ensino Médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 08-45. Clique aqui.

Atividades preparatórias:
1. Identificar as instituições envolvidas na elaboração do documento e refletir sobre o que representam no cenário das políticas educacionais paulistas.
2. Escolher um ou dois nomes que constam na ficha técnica do documento e identificar formação, atuação profissional, participações em eventos online e publicações etc. Refletir sobre o que essas informações podem dizer do contexto de produção do documento.
Coordenador Pedagógico:  Caetano Pansani Siqueira
Coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação: Cristina de Cassia Mabelini da Silva
Redatores Área de Linguagens e suas tecnologias
Coordenador da área: Marcos Rodrigues Ferreira Redatores:
Arte – Eduardo Martins Kebbe e Evania Rodrigues Moraes Escudeiro
Educação Física – Luiz Fernando Vagliengo e Mirna Léia Violin Brandt
Língua Inglesa – Eliana Aparecida Oliveira Burian e Emerson Thiago Kaishi Ono
Língua Portuguesa – Mara Lucia David e Mary Jacomine da Silva

3. Refletir sobre a participação do(a)s professore(a)s no processo de produção do documento.

4. Selecionar um dos termos descritos no documento e redigir um pequeno texto com argumentos que refutem, ressignifiquem, critiquem, relativizem ou contextualizem as relações com o currículo cultural.
·         Educação Integral
·         Competências e Habilidades
·         Competências sócio emocionais
·         Projeto de vida
·         Protagonismo e autoria dos estudantes
·         Juventudes

Gravação da reunião. Clique aqui
14/09SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista Etapa Ensino Médio. São Paulo: SEDUC, 2020. Clique aqui.

Leia das páginas 46 a 71 do documento e identifique nos enunciados os discursos que compõem o currículo e assinale suas especificidades. Exemplos: discurso político (passagem x), pedagógico (passagem y), metodológico (passagem w), avaliativo (passagem z), jurídico (passagem t), econômico (passagem r) etc.

Gravação da reunião. Clique aqui
28/09NUNES, M. L. F.; BOSCARIOL, M. C. O currículo da educação física e a dispersão de seus discursos pedagógicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 53, p. e09993, 2023. Clique aqui

Leia a bibliografia indicada e articule o tratamento dos dados e as análises realizadas por Nunes e Boscariol com as discussões realizadas nos dias 24/08 e 14/09. Caso necessário, assista às gravações das reuniões.

Gravação da reunião. Clique aqui
05/10CHERRYHOLMES, C. H. Um projeto social para o currículo: perspectivas pós-estruturais. In: SILVA, T. T. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 143-172. Clique aqui.

Duas atividades foram realizadas durante a reunião. Confira na gravação disponível abaixo.

26/10Cancelada.
16/11CHERRYHOLMES, C. H. Um projeto social para o currículo: perspectivas pós-estruturais. In: SILVA, T. T. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 143-172. Clique aqui.

Com base nos argumento de Cherryholmes (1993), realize uma análise pós-estrutural da seção do Currículo Paulista Etapa Ensino Médio destinada à Educação Física (p. 57 a 63)

Gravação da reunião. Clique aqui
30/11Assista à gravação da reunião passada. Selecione um ou mais aspectos apontados pelos grupos e produza uma análise pós-estrutural: conceções, corpo, saúde, movimento, cultura corporal, linguagem, crítica à escola, função da escola, função da Educação Física, avaliação, recursos de convencimento (teorias críticas, história da Educação Física, BNCC).

Caso prefira, analise aspectos não abordados, tais como: quais perspectivas de sociedade, sujeito, aprendizagem e Educação Física são privilegiadas no Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio? Elas são coerentes? Como os diversos grupos sociais são representados?

Importante: registre suas análises em uma página e encaminhe-a por e-mail ou whatsapp.

Para compreender a análise pós-estrutural, retome o trabalho abaixo:
CHERRYHOLMES, C. H. Um projeto social para o currículo: perspectivas pós-estruturais. In: SILVA, T. T. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 143-172. Clique aqui.

Documento para análise:
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista Etapa Ensino Médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 57-63. Clique aqui.

Gravação da reunião. Clique aqui
14/12Conforme combinado na última reunião (assista à gravação se preferir), as análises encaminhadas foram revisadas (primeiro movimento), em seguida organizadas conforme o tema (segundo movimento) e, por fim, compuseram um esboço inicial (terceiro movimento) para a elaboração de uma análise pós-estrutural da Educação Física no Currículo Paulista Etapa Ensino Médio.
Solicitamos a leitura atenta do “terceiro movimento” e a apresentação de contribuições para melhoria do trabalho. Não só em termos conceituais, mas também metodológicos. As linhas foram numeradas para facilitar o ponto em que os ajustes serão necessários.
Adicionalmente, sugerimos que as modificações e/ou comentários sejam inseridos como sugestões diretamente no documento.