Marcos Neira, Raquel Souza, Aline Nascimento,

Carol Oliveira e Isabella Vaian

Quartas-feiras – 21h00 às 22h30 – sala 101

gpef@usp.br

Objetivos

  • Compreender a influência das culturas e o papel da escola na produção das identidades corporais
  • Conhecer as concepções de ensino de Educação Física e relacioná-las às identidades que pretendem produzir
  • Contextualizar a Educação Física cultural a partir dos seus campos de inspiração
  • Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pela Educação Física cultural
  • Justificar a importância dos princípios ético-políticos da Educação Física cultural
  • Caracterizar as situações didáticas da Educação Física cultural
  • Reconhecer a singularidade dos conteúdos da Educação Física cultural

Situações didáticas

  • Leitura da bibliografia e, se possível, da bibliografia complementar
  • Exposição dialogada 
  • Análise de relatos das experiências com a Educação Física cultural
  • Realização das atividades propostas

Orientações para envio das atividades

a) envie a atividade correspondente ao tema (máximo 1 página em arquivo word) por e-mail gpef@usp.br até a véspera da aula

b) no assunto do e-mail escreva “Atividade nº _ _ 

c) identifique o arquivo da seguinte maneira: Atividade nº _ _ de _ _ _ _ _ _ _

                                                                                                                (seu nome)

Materiais de apoio (clicar na imagem)

  • Videoaulas utilizadas durante o período de isolamento social e/ou outros vídeos que abordam o tema programado
  • Bibliografia complementar

Avaliação

  • Frequência e participação nas aulas
  • Realização satisfatória das atividades semanais (0,3 pontos por atividade)
  • Realização satisfatória da atividade avaliativa final (5,8 pontos)

Atividade avaliativa final

Análise de um dos relatos de experiência abaixo* mediante o confronto com o referencial epistemológico e metodológico da Educação Física cultural:

IRIAS, E. A. Manga, tobdaé, yó: peteca nas aulas de Educação Física. EMEF Raimundo Correia, São Paulo, SP, 2022. Clique aqui

MIGUEL, A. S. “É base quatro?”: o beisebol na escola. Colégio Ítaca. São Paulo, SP, 2021. Clique aqui

NASCIMENTO, A. S. “Vai se tratar garota”: tematizando as dancinhas do TikTok. EMEF Virgínia Lorisa Zeitounian Camargo, São Paulo, SP, 2021. Clique aqui

PIRAGIBE, V. Funk: uma experiência com o currículo cultural da Educação Física no Ensino Médio. IFSP Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista, SP, 2021. Clique aqui

SOUZA, L.; NEVES, M. R.; MENDONÇA, M. M. A bike na escola e o olhar da coordenação pedagógica. EMEF Anna Silveira Pedreira, São Paulo, SP, 2022. Clique aqui

* Ao longo do semestre outros relatos poderão ser incluídos.

Critérios de avaliação

​a) reconhece os campos teóricos que possam ter inspirado o/a professor/a autor/a do relato?

b) identifica os princípios ético-políticos que agenciaram o/a professor/a na definição do tema e no planejamento das situações didáticas?

c) sinaliza as situações didáticas desenvolvidas pelo/a professor/a ao longo da intervenção?

d) indica os conhecimentos (conteúdos) acessados pelas crianças ao longo da tematização?

e) justifica os itens acima com base na bibliografia do curso?

Orientações para envio da atividade avaliativa final

a) até 05/01/2023, envie a análise por e-mail em arquivo word (máximo 5 páginas) para que seja possível incluir comentários e um breve parecer

b) no assunto do e-mail escreva “Atividade avaliativa”

c) identifique o arquivo da seguinte maneira: Análise de _ _ _ _ _ _ _

                                                                                                 (seu nome)

17/08 – Tema 01 – Apresentação do curso e conceitos iniciais

Bibliografia:

HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 07-22. Clique aqui

Atividade 01:

Assista ao vídeo “Carne” e encaminhe suas considerações por e-mail acerca dos discursos sobre o corpo.

24/08 – Tema 02 – A produção cultural do corpo

Bibliografia:

FONTANA, R. A. C. O corpo aprendiz. In: RUBIO, K.; CARVALHO, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.

Clique aqui

GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F. e GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

Clique aqui

Bibliografia complementar:

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. p. 15-65. Clique aqui

Atividade 02:

Inspirada/o na narrativa de Roseli Fontana e nos conceitos abordados na aula, relate uma experiência pessoal que no seu entender influenciou na produção da sua identidade corporal.

Material de apoio: 

31/08 – Tema 03 – A produção da identidade corporal

Bibliografia:

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M.G. Juventude e beleza ao alcance de todas: análise dos discursos midiáticos sobre o corpo feminino. Revista Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, v. 3, p. 170-188, 2013.

Clique aqui

Bibliografia complementar:

MOREIRA, L. R.; SOARES, J. P. F.; MOURÃO, L. “Depois dos Quinze”: discursos sobre corpos entre mulheres jovens no ciberespaço. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. Clique aqui

BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Rev. Estud. Fem. 19 (2), Ago. 2011. Clique aqui 

Atividade 03:

Após ler os textos e assistir à videoaula e ao Episódio 1 – Periféricu, problematize a produção da identidade corporal. Justifique seu posicionamento com argumentos extraídos da bibliografia.

Material de apoio:

14/09 – Tema 04 – Pedagogias do corpo

Bibliografia:

CESAR, M. R. A. DUARTE, A. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 34, nº 2, p. 119-134, Mai-Ago/2009.

Clique aqui

​REIS, C, D; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013.

Clique aqui

Atividade 04:

Considerando os conceitos foucaultianos mobilizados pelas autoras e autor das pesquisas acima, analise os discursos favoráveis à permanência do ensino remoto. Justifique seu posicionamento com argumentos extraídos da bibliografia.

Material de apoio:

21/09 – Tema 05 – Concepções de ensino de Educação Física

Bibliografia:

AGUIAR, C. A.; NEIRA, M. G. O ensino de Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. Clique aqui

Bibliografia complementar:

NEIRA, M. G.; GRAMORELLI, L. C. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n.2, p. 321-332, abr.jun. 2017.Resumo – Clique aqui

Atividade 05:

Tomando como referências a videoaula e o texto recomendado para leitura, identifique as concepções de ensino de Educação Física representadas nos  vídeos listados abaixo. Justifique seu posicionamento com argumentos extraídos da bibliografia.

                   Concepção

a) Vídeo – ___________

b) Vídeo – ___________

c) Vídeo – ___________

d) Vídeo – ___________

e) Vídeo – ___________

f)  Vídeo – ___________

g) Vídeo – ___________

Material de apoio:

28/09 – Tema 06 – Concepções de ensino de Educação Física 

(excepcionalmente, o horário da aula será das 19h30 às 21h)

Bibliografia:

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 13-37. (no prelo). Clique aqui para acessar.

Atividade 06:

Identifique no relato de experiência Jongo: uma roda pela igualdade, os elementos da perspectiva cultural da Educação Física que a vinculam à formação de identidades solidárias. Justifique seu posicionamento com argumentos extraídos da bibliografia.

​Material de apoio:

05/10 – Tema 07 – A tematização e a problematização na Educação Física cultural

Bibliografia:

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física. Pro-Posições,  Campinas ,  v. 30,  e20160168, 2019.

Clique aqui

Atividade 7 – Assista ao vídeo Tematizando a dança do passinho (clique na imagem) e identifique as atividades que configuram a tematização e as situações de problematização/desconstrução. Justifique o seu posicionamento com base nos argumentos extraídos da bibliografia.

Material de apoio:

19/10 – Tema 08 – Campos de inspiração da Educação Física cultural

Bibliografia:

SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 85-109.

Clique aqui

Atividade 08:

Identifique o campo teórico que possa ter inspirado o/a professor/a em apenas uma das experiências relatadas abaixo. Justifique o seu posicionamento com argumentos extraídos da bibliografia.

Relato de Experiência 1

Relato de Experiência 2

Relato de Experiência 3

Relato de Experiência 4

Material de apoio:

26/10 – Tema 09 –  Campos de inspiração da Educação Física cultural

Bibliografia:

SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 111-137.

Clique aqui

Atividade 9

Identifique o campo teórico que pode ter inspirado o/a professor/a em apenas uma das experiências relatadas abaixo. Justifique o seu posicionamento com argumentos extraídos da bibliografia.

Relato de Experiência 1

Relato de Experiência 2

Relato de Experiência 3

Relato de Experiência 4

Material de apoio:

09/11 – Tema 10 – Princípios ético-políticos da Educação Física cultural

Bibliografia:

BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria. Revista Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019.

Clique aqui

Atividade 10:

Assista ao relato de experiência Quem faz parkour é parkourzeiro, identifique o(s) princípio(s) ético-político(s) que possa(m) ter agenciado a professora. Justifique o seu posicionamento com base em argumentos extraídos da bibliografia.

Material de Apoio:

16/11 – Temas 11 e 12 – Situações didáticas da Educação Física cultural I e II

(excepcionalmente, o horário da aula será das 19h30 às 22h30 – Não haverá aula da Profa. Rosa – anteciparemos a aula do dia 30/11)

Bibliografia:

NEIRA, M. G. Desenvolvimento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 59-79.

Clique aqui

MÜLLER, A. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. (no prelo). Clique aqui para baixar.

Atividade 11

Assista ao relato de experiência Tematizando as brincadeiras africanas e identifique as situações didáticas desenvolvidas. Justifique o seu posicionamento com base em argumentos extraídos da bibliografia.

Material de apoio:

23/11 – Tema 13 – Conteúdos da Educação Física cultural I

Bibliografia:

NEIRA, M. G. Emergência dos conteúdos. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 81-98.

NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020. 

Clique aqui

Atividade 12:

Assista ao relato de experiência “Eles rebolam”: tematizando o atletismo e identifique os conhecimentos acessados pelo(a)s estudantes.

Material de apoio:

30/11 – Excepcionalmente, a professora Rosa desenvolverá a aula das 19h30 às 22h30)

14/12 – Revisão do curso e orientações para atividade final