Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br

Bruno José de Queiroz Brito – prof.brunobrito@usp.br

Plano de ensino

Objetivos

  • Compreender a influência das culturas e o papel da escola na produção das identidades corporais
  • Conhecer as concepções de ensino de Educação Física e relacioná-las às identidades que pretendem produzir
  • Contextualizar a Educação Física cultural a partir dos seus campos de inspiração
  • Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pela Educação Física cultural
  • Justificar a importância dos princípios ético-políticos da Educação Física cultural
  • Caracterizar as situações didáticas da Educação Física cultural
  • Reconhecer a singularidade dos conteúdos da Educação Física cultural

Situações didáticas

  • Leitura da bibliografia e, se possível, da bibliografia complementar (extraclasse)
  • Assistência às videoaulas (extraclasse)
  • Realização das atividades propostas em sala de aula
  • ​Discussão a partir das atividades em sala de aula

Avaliação

  • Realização satisfatória das atividades em sala de aula
  • Realização satisfatória da atividade avaliativa final

Atividade avaliativa final:

Analise individualmente um dos relatos de experiência indicados abaixo das capas dos livros mediante o confronto com a teorização curricular cultural da Educação Física

“Jogo de taco e o lazer da quebrada”, de Everton Arruda Irias

“Futebol além das bananas”, de Leandro Rodrigo Santos de Souza

“Se lutar é violência, por que a igreja do bairro ensina jiu-jítsu”, de Luiz Alberto dos Santos

“Do forró à capoeira, diversidade e culturas populares na EMEI Nelson Mandela em tempos de pandemia”, das professoras da unidade educacional

“Brincadeiras de desenhos animados: Barbie, Suzy, Hot Wheels e Pokémon, de Pedro Xavier Russo Bonetto

“Boxe no Capão”, de Eloá Cardoso de Araújo

“Vai se tratar garota: tematizando as dancinhas do TikTok”, de Aline Santos do Nascimento

“O RPG no ensino remoto”, de João Pedro Goes Lopes

“A prefeitura te paga para isso? Relando as linhas da Educação Física com as gramáticas do pipa”, de Flávio Nunes dos Santos Júnior

“O esporte enquanto direito dos corpos diversos”, de Jacqueline Cristina Jesus Martins

“Tematizando práticas afrodiaspóricas no ensino remoto”, de Anna Carolina Carvalho de Souza

“De danças clássicas ao dance se souber: tematização de estilos de dança”, de Jorge Luiz de Oliveira Júnior

Orientações para envio da atividade avaliativa final

  • Até 12/01/2024, envie a análise para o e-mail gpef@usp.br em arquivo word (máximo 5 páginas) para que seja possível incluir comentários e um breve parecer.
  • O documento deve ser anexado ao e-mail.
  • No assunto do e-mail escreva “Atividade avaliativa”
  • Identifique o arquivo da seguinte maneira: Análise de _ _ _ _ _ _ _  (seu nome)
  • O texto será lido, comentado e devolvido por e-mail. Ao receber a devolutiva, baixe o arquivo no seu computador para ler os comentários laterais

​Critérios adotados na leitura da atividade avaliativa final

  • Reconhece os campos teóricos que possam ter inspirado o/a professor/a autor/a do relato?
  • Identifica os princípios ético-políticos que agenciaram o/a professor/a na definição do tema e no planejamento das situações didáticas?
  • Sinaliza as situações didáticas desenvolvidas pelo/a professor/a ao longo da intervenção?
  • Indica os conhecimentos (conteúdos) acessados pelas crianças ao longo da tematização?
  • Justifica os itens acima com base na bibliografia do curso?

08/08 – Tema 1 – Apresentação do curso e conceitos iniciais

Bibliografia:

HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 07-22. Clique aqui

Videoaula:

15/08 – Tema 2 – A produção cultural do corpo

Bibliografia:

FONTANA, R. A. C. O corpo aprendiz. In: RUBIO, K.; CARVALHO, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. Clique aqui

GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F. e GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. Clique aqui

Videoaula:

22/08 – Tema 3 – A produção da identidade corporal

Bibliografia:

MOREIRA, L. R.; SOARES, J. P. F.; MOURÃO, L. “Depois dos Quinze”: discursos sobre corpos entre mulheres jovens no ciberespaço. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. Clique aqui

​BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Rev. Estud. Fem. 19 (2), Ago. 2011. Clique aqui 

Videoaula:

​29/08 – Tema 4 – Pedagogias do corpo

Bibliografia:

CESAR, M. R. A. DUARTE, A. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 34, nº 2, p. 119-134, Mai-Ago/2009. Clique aqui

​​REIS, C, D; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013. Clique aqui

Videoaula:

12/09 – Tema 5 – Concepções de ensino de Educação Física I

Bibliografia:

AGUIAR, C. A. O ensino de Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. Clique aqui

​Videoaula:

17/10 – Semana da Educação – Mesa Redonda: Corpo e arte: perspectiva interdisciplinar na escola pública – 19h às 21h30

24/10 – Tema 6 – Concepções de ensino de Educação Física II

Bibliografia:

NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui

​Videoaula:

07/11 – Tema 7 – Campos de inspiração da Educação Física cultural I

Bibliografia:

SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 85-109. Clique aqui

Videoaula:

14/11 – Tema 08 – Campos de inspiração da Educação Física cultural II

Bibliografia:

SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 111-137. Clique aqui

Videoaula:

21/11 – Tema 09 – A Educação Física na área das linguagens

Bibliografia:

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Clique aqui

Videoaula:

28/11 – Tema 10 – A tematização, a problematização e a desconstrução na Educação Física cultural

Bibliografia:

MASELLA, M. B. Brincando descalças em territórios indígenas brasileiros. EMEI Nelson Mandela. São Paulo, SP. 2022. Clique aqui

SANTOS, I. L. A tematização no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 64-82. Clique aqui

SANTOS, I. L. A problematização no currículo cultural da Educação Física. In:NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 83-97. Clique aqui

Videoaula:

​Atividade 10:

Identifique na experiência relatada pela professora Marina Basques Masella: a) as atividades que compuseram a tematização; b) as situações que possivelmente promoveram a problematização e c) as situações que possivelmente promoveram a desconstrução.

05/12 – Tema 11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia:

BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria. Revista Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019. Clique aqui

NEIRA, M. G. Definição do tema e planejamento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 43-57. Clique aqui

Videoaula:

12/12 – Tema 12 – Planejamento das situações didáticas do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia:

CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. Clique aqui

NEIRA, M. G. Desenvolvimento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 59-79. Clique aqui

​Videoaula:

19/12 – Tema 13 – Conteúdos do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia:

 ​NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui

​Videoaula:

19/12 – Tema 14 – Avaliação no currículo cultural da Educação Física

Bibliografia:

MÜLLER, A. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. Clique aqui

Videoaula: