III SEMEF – 2010

III Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física – 2010

Objetivos:

O “III SEMEF”, organizado pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP, tem por objetivos promover um espaço efetivo para o debate acerca do ensino de Educação Física na contemporaneidade, socializar e discutir experiências relativas à prática pedagógica, bem como tratar de questões teóricas que fundamentam as ações educativas. Busca ainda, analisar e divulgar diferentes propostas em desenvolvimento nas escolas de Educação Básica e suas repercussões sociais.

Em sua terceira edição, o SEMEF se consolida como um espaço de protagonismo docente, no qual os professores de Educação Básica assumem a autoria de suas práticas pedagógicas e analisam as produções dos colegas, partindo do princípio de que o diálogo é um instrumento adequado para a coletivização da produção dos conhecimentos numa sociedade democrática.

Público-alvo: Educadores em atuação na Educação Básica para apresentação de trabalho e Licenciados em Educação Física ou Pedagogia, sem apresentação de trabalho.

Carga horária: 20 horas

Certificação: em função do cumprimento de 80% da carga horária do evento ou mediante a apresentação de trabalhos, conforme a modalidade.

Período de realização: 15 e 16 de julho de 2010.

MESA 1:  IDENTIDADES E DIFERENÇAS

Antonio César Lins Rodrigues – Branco sim. Moreno, às vezes. Negro jamais!

Elina Elias de Macedo – Educação Física na perspectiva cultural: análise de uma experiência na Creche.

Márcio Donizetti Rocha e Romualdo Dias – O corpo e a escola: um estudo sobre política de subjetivação na sociedade contemporânea.

Moderador: Wilson Alviano Júnior

MESA 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Alberto José Manuel Velásquez Arjona e Fernando Campos Polo – La enseñanza de la Educación Física en Villavicencio.

Bruno Gonçalves Lippi – As políticas de formação de professores na rede estadual paulista: “A rede NÃO aprende com a rede”.

Moderadora: Marília Menezes Nascimento Souza

MESA 3: PRÁTICA PEDAGÓGICA

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Alcyr Alves Viana Neto – Proposta de conteúdos a serem ministrados na disciplina de Educação Física escolar no Ensino Médio integrado do IF-Goiás por meio de uma intervenção participativa.

Silvio Sipliano da Silva – Educação Física Escolar versus projeto social esportivo: Quando os donos da casa perdem o jogo.

Moderadora: Maria Emília de Lima

RELATOS DE EXPERIÊNCIA – 1a Sessão

Sala 1 –  Esportes e seus múltiplos significados – Moderador: Alexandre Vasconcelos Mazzoni

Beatriz Campos de Andrade Futebol das diferenças.
Lilian Cristina Gramorelli e Carlos Henrique Tapetti. A cultura corporal nas aulas de Educação Física: o mundo do “voleibol”.

Sala 2 – Manifestações corporais subjugadas – Moderador: Alessandro Marques da Cruz

Carin Sanches de Moraes Capoeira como representação teatral: vivenciando, compreendendo e transformando a Educação Física.
Clayton Dourado Oliveira e Paula Costa Teixeira. A massagem contra a violência na escola.
Franz Carlos Oliveira Lopes A cultura corporal patrimonial no âmbito da educação Física escolar: subsídios de um multicuturalismo crítico.

Sala 3 – Educação Física escolar e infância – Moderadora: Elina Elias de Macedo

Fernando Cesar Vaghetti Gênero, mídia e luta: dos desenhos animados para a escola.
Leandro Pedro de Oliveira A elaboração de estratégias de ensino na educação física infantil: a pesquisa-ação estratégica.
Simone Alves Educação Física no maternal: sem essa de professor “galinhão”.

Sala 4 – Currículo em ação – Moderadora: Jacqueline Cristina de Jesus Martins

Diego Pinto Jabois Análise discursiva sobre diversidades e diferenças nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio.
Joice Mayumi Nozaki, Antonio A. de Santana e Lílian Ap. Ferreira. Monitoria voluntária nas aulas de Educação Física.
Jorge Luiz de Oliveira Junior Ainda podemos brincar?

Sala 5 – Didática – Moderadora: Nyna Taylor Gomes Escudero

Arthur Muller Registros nas aulas de Educação Física.
Cindy Cardoso de Siqueira Práticas avaliativas nas aulas de Educação Física.
Rubens Antonio Gurgel Vieira Pluralidade, tolerância e multiculturalismo como conceitos para a Educação Física escolar.

Sala 6 – Brinquedos e brincadeiras  – Moderador: Marcos Ribeiro das Neves

Maria Fernanda Buarraj O jogo além do que se vê.
Natália Gonçalves Brincadeira tem hora?
Valéria Maria Blanco Parolari Jogos e brincadeiras: a importância do brincar desde a primeira infância até a adolescência, e a influência da família.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA – 2a Sessão

Sala 1 – Histórias, cultura negra e Pós-modernidade – Moderador: Felipe Simplício

Alexandre Vasconcelos Mazzoni Futebol americano: território sem fronteiras.
Angela M. M. Araújo, Jéssica C. R. Rodrigues e Zenaide Galvão Capoeira: o corpo historiado, raízes africanas e origens brasileiras.
Ronaldo dos Reis Da África a estilo: a capoeira no 2º ano.

Sala 2 – Manifestações corporais subjugadas – Moderador: Cyro Chaim Júnior

Isabella B. G. Brasil Lutas na escola.
Kátia Carla Meneghetti Explorando a expressão corporal e o movimento dançante para aprender a viver juntos.
Marcos Ribeiro das Neves Todos podem fazer ginástica?

Sala 3 – Educação Física escolar e infância – Moderador: Lílian Cristina Gramorelli

Angélica N. de Oliveira e Isabel Ap. Pita Lopes. Castelo e suas histórias encantadas.
Vanderli Leite Lima Trabalhando ginástica olímpica com crianças de 4 a 6 anos na Educação Física escolar.
Simone Alves e Wesley Batista Araújo Super-herói e as aulas de Educação Física na EMEI Profa. Beatriz de Oliveira Campos em Várzea Paulista – SP.

Sala 4 – Currículo em ação – Moderador: Bruno Gonçalves Lippi

Alberto J. M. V. Arjona e Fernando C. Polo. Experiencia de enseñanza com los indígenas de la comunidad Sikuani.
Larissa Roberta F. da Silva O primeiro mapeamento e as primeiras impressões sobre o meu primeiro trabalho na escola.
Marcelo Siqueira de Jesus Dimensões multiculturais de Banks em aulas de Educação Física escolar na EJA: um relato de experiência.

Sala 5 – Manifestações corporais subjugadas – Moderadora: Natália Gonçalves

Alessandro M. da Cruz Projeto Teatro.
Camila Silva de Aguiar Por que dançar apenas nos intervalos das aulas?
Regiane Ambrosio Bina A ginástica natural como conteúdo da educação física escolar para a criação de significados numa abordagem cultural.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA – 3a Sessão

Sala 1 – Esporte e seus múltiplos significados – Moderadora: Camila Silva de Aguiar

Maria Cristina Lozano Paixão Nacional.
Marília Menezes N. Souza Futebol e voleibol: que “jogos” são esses?
Rose Mary Marques Papolo Colombero Com futebol se faz cidadania.

Sala 2 – Manifestações corporais subjugadas – Moderadora: Simone Alves

Alessandra Aparecida Dias Aguiar Circo: uma possibilidade na aula de Educação Física.
Ronaldo dos Reis Os diferentes sentidos da capoeira.
Marcos Ribeiro das Neves Projeto de capoeira.

Sala 3 – Formação – Moderador: Fernando César Vaghetti

Alexsandro Araújo de Britto A formação continuada em Educação Física do ensino fundamental na rede pública municipal de Lucas do Rio Verde – MT: um espaço para superação de conflitos.
Rubens Antonio Gurgel Vieira Reflexões acerca das contribuições de Adorno para a Educação Física Escolar sob os conceitos pós-críticos.
Luiz Sanches Neto e Luciana Venâncio Professores e pesquisadores: duas faces da mesma profissão.

Sala 4 – Brinquedos e brincadeiras – Moderadora: Beatriz Campos de Andrade

Joaquim F. de Lira Neto e Ana Paula M. Almeida. Gibis nas aulas de educação física: para uma didática crítico-superadora.
Lilian Cristina Gramorelli e Adriana Vieira de Lima. O aluno e o currículo: as brincadeiras e seus tempos.
Natália Gonçalves As lutas dos desenhos animados

Sala 5 – Didática – Moderadoras: Carin Sanches de Moraes e Simone

Valéria Maria Blanco Parolari A inclusão na escola, Projeto Convivência na EMEF Paulo Prado e a participação da Educação Física.
Nyna Taylor Gomes Escudero 1º Seminário de Educação Física da EMEF Dona Jenny Gomes – Um desafio, um aprendizado.

PÔSTERES

Moderadores: Alessandro Marques da Cruz e Marcos Ribeiro das Neves

Adriana Antunes Preservando, transformando e construindo reciclarte
Edmilson F. Dourado e Rosemeire D. de Oliveira Educação Física escolar no Ensino Médio – aspectos motivacionais
Lucas Nicoletti O projeto criança da UNIFEV: educação infantil, jogos, brinquedos e brincadeiras.
Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro Cinesiologia Humana: elaboração de material didático para a educação escolar básica
Rui Anderson Costa Medeiros A relevância do conhecimento em socorros de urgência pelo professor de educação física no ambiente escolar
Simone Alves Possibilidades reflexivas por meio do futebol

AVALIAÇÃO DO EVENTO

Convidada: Mônica Fogaça

Moderador: Mário Luiz Ferrari Nunes