IV SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP - SEMEF

O IV SEMEF, organizado pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP, tem por objetivo promover um ambiente efetivo para o debate acerca do ensino de Educação Física, socializar experiências pedagógicas e discutir os fundamentos das ações educativas. Busca, ainda, analisar e divulgar diferentes propostas em desenvolvimento nas escolas de Educação Básica e suas repercussões sociais.

Em sua quarta edição, o SEMEF se consolida como um espaço de autoria docente, no qual os participantes apresentam e analisam suas experiências, partindo do princípio de que o diálogo promove a coletivização da produção de conhecimentos.

Período de realização: 12 e 13 de julho de 2012.



Público-alvo: Educadores em atuação na Educação Básica



Carga horária: 20 horas



Certificação: Os certificados dos expositores serão entregues ao final da apresentação conforme a modalidade. Os certificados dos participantes serão entregues no dia 13/07 após o término das atividades do evento, mediante o cumprimento da frequência mínima de 85%.



DIA 12 DE JULHO



RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO

Local: Saguão do bloco B da FEUSP

Horário: 8h às 9h



MESA DE ABERTURA

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Horário: 9h às 10h

Assista ao vídeo

MESA REDONDA - 01

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Horário: 10h às 12h



Otoniel Rodrigues dos Santos Filho

Assista ao vídeo

O processo de reestruturação curricular da educação física na educativa – São Carlos/SP

Saulo Françoso

Cruzando fronteiras curriculares: a educação física sob o enfoque cultural na ótica de docentes de escolas municipais de São Paulo

Franz Carlos Oliveira Lopes


A disciplina de educação física no contexto da reforma curricular da secretaria da educação do estado de São Paulo







RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - 01

Local: Salas do bloco B – Faculdade de Educação da FEUSP

Horário: 14h às 15h30



Sala 103

Cássio José Silva Almeida e Carmen Fabriani

Alessandro Noé Bezerra

Utilização do recurso didático pedagógico da autoscopia nas aulas de Educação Física como forma para melhorar o aprendizado e a tomada de consciência.

Lutas: da mídia para a escola

Sala 105

Gilmar Barbosa de Souza

Ana Bárbara Gregório

Futebóis e mutações: como os alunos veem as mudanças que os envolvem.

Futebol Americano e as líderes de torcida

Sala 107

André Jonatas Barbosa

Lucas Gonçalves de Santana

Tematizando handebol nas aulas de educação física.

Análise crítica do vôlei – do mintonette ao vôlei televisionado.

Sala 109

Natalia Gonçalves

Cindy Cardoso de Siqueira

Jogos olímpicos e marcadores sociais: gênero e racismo em foco

De Osasco à Londres”

Sala 111

Beatriz Campos de Andrade

Nathalia Chaves Gomes

Jogo de hoje: meninos x meninas. quem ganha essa partida?

O Badminton na Educação Física escolar: uma experiência a partir da categoria gênero

Sala 113

Pedro Xavier Russo Bonetto

Ronaldo dos Reis

Parkour: um relato de transformação curricular

O Le Parkour e seus caminhos no 1o ano do ensino médio: por uma educação física multicultural na escola de aplicação da FEUSP

Sala 115

Lílian Cristina Gramorelli

Lívia Oliveira dos Santos, Antônio José Ferreira, Marcela Avellar

Educação Física: as ginásticas de academia em questão

Arte circense na escola: repensando estratégias e conteúdos para a educação física no E.J.A



RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - 02

Local: Salas do bloco B – Faculdade de Educação da FEUSP

Horário: 16h às 17h30



Sala

103

Janice Silva da Silva

Cássia Adriana de Matos Czeszak

A compreensão do processo de aprendizagem a partir de uma situação-problema



Educação Física escolar: novos significados

Sala 105

Carine Ferreira Costa

Marília Menezes Nascimento Souza

Tempo de trabalho e não trabalho no estado do Paraná.

Minha história conto eu”: multiculturalismo crítico e práticas corporais no currículo da educação infantil.

Sala 107

Paulo José Moraes de Paula Santos

Thiago Ludovico Peplinski

Formado finalmente! Mas e agora, o que vou ensinar? Relato sobre a primeira intervenção pedagógica de um professor recém graduado.

Jogos cooperativos no ensino médio

Sala 109

Carolina Cristina dos Santos Nóbrega

Ana Lúcia B Cruz, Luciano de Colpas e Ronaldo dos Reis

Cidadania na educação física escolar: relatando uma experiência no ensino fundamental



Desconstruindo estereótipos nas relações de gênero nas aulas de educação física no 9o ano do ensino fundamental da escola de aplicação da FEUSP

Sala 111

Luiz Alberto dos Santos

Rose Mary M. P. Colombero

Projeto SKATE: "As meninas vão fazer o que professor?"

Projeto Funk e Futebol: quais suas identidades?

Sala 113

Flávio Nunes dos Santos Júnior

Jacqueline Cristina Jesus Martins

As lutas como meio de lutar.

Quem tem dificuldades para aprender? As experiências do 3º PIC com boxe, judô e esgrima.

Sala 115

Denângela Glaise Mendes Riso

Aline Santos do Nascimento

Tematizando lutas na escola.

Praticando lutas num “hospício”: a escola sem muros no bairro educador



GRUPOS DE DISCUSSÃO

Horário: 18h00 às 20h00



Sala

103

Wesley Batista Araújo

Consentimento e resistência diante de diretrizes curriculares oficiais

Sala 105

Cássia Regina Nogueira Cardoso

Habilidades e competências na educação física

Sala 107

Lívia Oliveira dos Santos, Antônio José Ferreira, Marcela Avellar

A inserção da ludicidade como recurso didático no processo ensino-aprendizagem

Sala 109

Maria Emília de Lima

Bruno Gonçalves Lippi

Políticas de formação continuada de professores

Sala 111

Nyna Taylor Gomes Escudero

Reflexões sobre avaliação da aprendizagem e o discurso de normalização

Sala 113

Marcelo Alexandre Mercê

Cristiane Makida

Ler e escrever nas escolas públicas: implicações para a educação física no ensino fundamental

Sala 115

Natália Gonçalves

César Lins Rodrigues

Educação Física e as questões de gênero e raça



DIA 13 DE JULHO



MESA REDONDA - 02

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Horário: 09 às 10h30



Lívia Oliveira dos Santos, Antônio José Ferreira, Marcela Avellar

Pedagogia da cooperação: desmistificando a soberania da competição nas aulas de educação física no ensino médio.

Nyna Taylor Gomes Escudero

Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética.

Leandro Pedro de Oliveira

O ingresso na carreira de professores de educação física.





MESA REDONDA - 03

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Horário: 10h45 às 12h15



Luciano Nascimento Corsino

Educação Física escolar e relações de gênero: entre desigualdades e silenciamentos.

Joaquim Francisco de Lira Neto

Futebol, ideologia e a Educação Física escolar.

Juliana Fagundes Jacó

Participação nas aulas: pensando a educação física escolar sob a perspectiva de gênero.



PÔSTER

Local: Hall do 1o andar do bloco B da FEUSP

Horário: 14h às 14h30



Daniel Bocchini

Desvelando o funk nas aulas de educação física

Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, André Uemoto e Fátima Galzerani

As práticas corporais fora do espaço das aulas de educação física – o caso do pibid

Josiene de Lima Mascarenhas

Educação Física infantil: um estudo sobre o envolvimento de pré-escolares em atividades com música

Marli Aparecida Coletto

As histórias e o universo das brincadeiras

Marta Fernandes da Silva

Enfrentamento do estresse em profissionais do ensino fundamental público: o papel da atividade física e do ambiente de trabalho

Monica Rocha de Andrade Marcondes Velloso

Criação da Coordenação Geral de Educação Física- Qualidade de Vida: Uma nova visão, uma nova atitude para o resgate da Educação Física Básica das Escolas Municipais de Guaratinguetá

Higor Thiago F. R. Gomes e Denise F. L. Veronezi.

Currículo do Estado de São Paulo: análise da aceitação do currículo da Educação Física pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Silvia Teresinha Nogueira Gaviolli Miron

A Utilização da Bicicleta como Meio de Transporte

Mariana Lopez Exposito Frederico

"Experiências corporais"

Tatiana dos Santos e Herman Schnabel Fragoso

II Olímpiada esportiva e cultural - ETEC TAKASHI MORITA





RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - 03

Local: Salas do bloco B – Faculdade de Educação da FEUSP

Horário: 14h30 às 16h



Sala 103

Beatriz Campos de Andrade

Liliane Santos Sousa

Rebola Bandida!

Ponta-pé inicial: o Programa Ampliar e o futsal entram em quadra


Sala 105

Fernanda Jacqueline Ribeiro Neto, Luciano Nascimento Corsino e Nathalia Chaves Gomes



Cristiane Makida e Marcelo e Alexandre Mercê

A ginástica artística como tema das aulas de educação física: uma experiência em uma escola da rede municipal de São Paulo.



Possibilidades da ginástica rítmica no contexto escolar.

Sala 107

Ronaldo dos Reis



Camila dos Anjos Aguiar

Abra a roda minha gente porque agora o batuque é diferente. O samba, o jongo e o funk nas aulas de educação física e no estudo do meio do 3o ano do ensino médio da escola de aplicação da FEUSP.

Nesta escola tem samba.

Sala 109

Marcos Ribeiro das Neves

Sergio Estavam Carlos de Araujo

Tematizando o Funk nas aulas de Educação Física.

Estudando Funk na escola.

Sala 111

Alessandro Marques da Cruz

Isabela Gonçalves Valério

HIP-HOP

HIP-HOP e preconceito étnico-racial: uma abordagem pela ótica da educação física.

Sala 113

Natália Kohatsu Quintilho

Thiago Felipe Sebben

Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar

Discutindo valores humanos na Educação Física escolar: uma perspectiva a partir do método “Educare”

Sala 115

Jéssica da Silva Neves e Fabiana Fátima da Silva

Angela Maris Murillo Araújo, Janaina de Souza Duarte e Jéssica Camila Ramos Rodrigues.

A construção de uma educação inclusiva



O corpo numa reflexão dialógica: três olhares e dois contextos.



RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - 04

Local: Salas do bloco B – Faculdade de Educação da FEUSP

Horário: 16h30 às 18h



Sala 103

Jorge Luiz de Oliveira Junior

Pedro Xavier Russo Bonetto

Interpretações das lutas na educação física: vivências corporais e jogos virtuais.

Lutas: registrando o projeto em documentários.

Sala 105

Jacqueline Cristina Jesus Martins

Cássia Adriana de Matos Czeszak

Brincadeiras de meninas e brincadeiras de meninos: podemos brincar juntos?

Aprendendo a brincar.

Sala 107

Cintia Cristina de Castro Mello

Adriana Vieira de Lima e Ednilson Luiz Sant´ana

No meu bairro se brinca de....

Construção e vivência de brinquedos com materiais recicláveis

Sala 109

Carin Sanches de Moraes

Brincadeiras Juruás e brincadeiras indígenas nas aulas de Educação Física.

Sala 111

Everton Arruda Irias

Simone Alves

Rodas cantadas e brincadeiras de roda: uma construção com diferentes autores.

Educação Física na educação infantil: entre cantigas de roda e batalhas

Sala 113

Renato Donisete Pinto

Rafael Guimarães Botelho

Fanzine como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física em uma escola municipal.

O uso da literatura infantil na Educação Física: relato de uma experiência.

Sala

115

Leandro Thomazini, Rodrigo Santos da Silva e Elder Lima

Alexandre Vasconcelos Mazzoni

Proposta de sistematização para o conteúdo de lutas no ensino fundamental: intervenções a partir da proposta curricular de Jundiaí.

BOXE: a cultura da “nobre arte”.



AVALIAÇÃO DO EVENTO E ENTREGA DE CERTIFICADOS

Local: Auditório da FEUSP

Horário: 18h às 19h