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Aulas remotas às quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, conforme cronograma abaixo

Professores responsáveis

Marcos Garcia Neira (USP), Mário Luiz Ferrari Nunes (Unicamp) e Wilson Alviano Júnior (UFJF)

Ementa

Sociedade contemporânea. Teorias curriculares. Cultura. Identidade. Diferença. Sujeito. Condições de emergência da Educação Física cultural. Educação Física na área de códigos e linguagens. Princípios ético-políticos e encaminhamentos didático-metodológicos (Vivências, leituras das práticas corporais e ressignificações. Ampliação, aprofundamento, registro e avaliação). Artistagem. Tematização, problematização e desconstrução. Aprendizagem na perspectiva cultural. Conteúdos do currículo cultural da Educação Física.

Objetivos​

  • Classificar as teorias curriculares da Educação Física
  • Contextualizar as condições de emergência do currículo cultural da Educação Física
  • Conhecer a epistemologia do currículo cultural da Educação Física
  • Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pela teoria curricular cultural da Educação Física
  • Justificar a importância dos princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física
  • Caracterizar os encaminhamentos pedagógicos do currículo cultural da Educação Física
  • Singularizar os conteúdos do currículo cultural da Educação Física

Situações didáticas

  • Assistência às videoaulas disponíveis no canal do GPEF no YouTube 
  • Leitura da bibliografia indicada  
  • Realização e envio das atividades para o e-mail gpef@usp.br nas datas estabelecidas
  • Aulas remotas

Avaliação

  • Participação nas aulas remotas
  • Realização e envio das quatro atividades programadas

Interação entre ministrantes e participantes

  • Encaminhamento das atividades propostas para o e-mail gpef@usp.br nas datas estabelecidas
  • As atividades serão comentadas e devolvidas
  • Registro do ingresso na sala virtual durante o encontro síncrono através do e-mail cadastrado
  • Durante as aulas remotas a câmera deverá permanecer ligada

Controle de frequência

  • A frequência será verificada pelo registro do Google Meet da participação nas aulas remotas e pelo envio das atividades

Orientações para elaboração e envio das atividades programadas

  • Elaborar a atividade segundo as orientações e enviá-la para o e-mail gpef@usp.br
  • Seguir rigorosamente as especificações referente à quantidade máxima de páginas, tamanho da fonte e espaçamento
  • No assunto do e-mail escreva “Atividade nº _ _ “
  • Identifique o arquivo da seguinte maneira: Atividade nº _ _ de (seu nome)

Critérios para avaliação

  • Objetividade
  • Síntese
  • Mobiliza argumentos extraídos da bibliografia, videoaulas ou acessados nas aulas remotas

Cronograma – 19h30 às 22h30

Apresentação do curso

07/03 – Conceitos iniciais e teorias curriculares da Educação Física

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. Clique aqui para baixar.

NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui para baixar.

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14/03 – Emergência do currículo cultural da Educação Física

DARDOT, P.; LAVAL. O esgotamento da democracia liberal. In: A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. p. 377-402. Clique aqui para baixar.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As possibilidades de emergência do currículo cultural da Educação Física: contribuições do Grupo de Pesquisas em educação Física escolar da FEUSP (GPEF). In: MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (orgs.). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 281-300. Clique aqui para baixar.

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21/03 – Diferença

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. Clique aqui para baixar.

BONETTO, P. X. R.; NEVES, M. R.; NEIRA, M. G. O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da Educação Física. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 448-463, maio/ago. 2017. Clique aqui para baixar.

Bibliografia complementar

NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui para baixar.

SANTOS JÚNIOR, F. N.; NEVES, M. R.; NEIRA, M. G. Diferença colonial e o currículo cultural da Educação Física. Eccos – Revista Científica, [s. l.], n. 67, p. e24336, 2023. Clique aqui para baixar.

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28/03 – Realização e envio da primeira atividade

Orientações para realização da atividade programada 01

  1. Selecione um dos documentos indicados, leia-o atentamente e responda à seguinte questão: como a noção de diferença é compreendida e colocada em movimento durante a experiência pedagógica relatada?
  2. Até 28/03/2024, envie a atividade para o e-mail gpef@usp.br.
  3. O documento em word (1 página, fonte arial ou times, espaçamento 1,5) deve ser anexado ao e-mail.
  4. No assunto do e-mail escreva “Atividade programada 01”
  5. Identifique o arquivo da seguinte maneira: Atividade de _ _ _ _ _ _ _  (seu nome)
  6. O texto será lido, comentado e devolvido por e-mail. Ao receber a devolutiva, baixe o arquivo no seu computador para ler os comentários laterais.
  7. Critérios: objetividade, capacidade de síntese e mobilização de argumentos conceituais acessados na bibliografia do curso, videoaulas ou aulas remotas.

“Quando a mulher continua sendo a ‘outra’ na ginástica rítmica”, de Jorge Luiz de Oliveira Júnior

“’A Pabllo Vittar não é de Deus’: desconstruindo questões de identidade de gênero na dança pop”, de Luiz Alberto dos Santos

“Jogo de taco e o lazer da quebrada”, de Everton Arruda Irias

“Futebol além das bananas”, de Leandro Rodrigo Santos de Souza

“Do forró à capoeira, diversidade e culturas populares na EMEI Nelson Mandela em tempos de pandemia”, das professoras da unidade educacional

“Brincadeiras de desenhos animados: Barbie, Suzy, Hot Wheels e Pokémon, de Pedro Xavier Russo Bonetto

“Boxe no Capão”, de Eloá Cardoso de Araújo

“Vai se tratar garota: tematizando as dancinhas do TikTok”, de Aline Santos do Nascimento

“A prefeitura te paga para isso? Relando as linhas da Educação Física com as gramáticas do pipa”, de Flávio Nunes dos Santos Júnior

“O esporte enquanto direito dos corpos diversos”, de Jacqueline Cristina Jesus Martins

“Tematizando práticas afrodiaspóricas no ensino remoto”, de Anna Carolina Carvalho de Souza

04/04 – Verdade e princípios ético-políticos

NIETZSCHE, F. Sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral. São Paulo: Hedra, 2007. Clique aqui para baixar.

BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria. Revista Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019. Clique aqui para baixar.

NEIRA, M. G. Definição do tema e planejamento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 43-57. Clique aqui para baixar.

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11/04 – Tematização, problematização e desconstrução

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 64-82. Clique aqui para baixar.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no currículo cultural da Educação Física. In:NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 83-97.  Clique aqui para baixar.

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18/04 – Cultura e mapeamento

HALL, S. A Centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.22, nº 2, p.15-46, 1997. Clique aqui para baixar.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. O mapeamento no currículo cultural da Educação Física. Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 98-123. Clique aqui para baixar.

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25/04 – Realização e envio da segunda atividade

Orientações para realização da atividade programada 02

Selecione um segundo relato de experiência dentre aqueles sugeridos para a elaboração da primeira atividade programada.

Após a leitura, realize apenas uma das seguintes propostas:

1)  Identifique os princípios ético-políticos que podem ter agenciado o(a) professor(a) durante a tematização. Justifique com apoio de argumentos conceituais.

2)  Explique como se deu o mapeamento no relato selecionado, destacando como os acontecimentos das aulas influenciaram o percurso (encaminhamentos) da tematização, o que foi problematizado e quais verdades foram (ou tentaram ser) desconstruídas.

Até 25/04/2024, envie a atividade para o e-mail gpef@usp.br.

O documento em word (1 página, fonte arial ou times nº 12, espaçamento 1,5) deve ser anexado ao e-mail.

No assunto do e-mail escreva “Atividade programada 02”

Identifique o arquivo da seguinte maneira: Atividade de _ _ _ _ _ _ _  (seu nome)

O texto será lido, comentado e devolvido por e-mail. Ao receber a devolutiva, baixe o arquivo no seu computador para ler os comentários laterais.

Critérios: objetividade, capacidade de síntese e mobilização de argumentos conceituais acessados na bibliografia do curso, videoaulas ou aulas remotas.

02/05 – Discurso e cultura corporal

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2011. Clique aqui para baixar.

​NEIRA, M. G.; GRAMORELLI, L. C. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n.2, p. 321-332, abr./jun. 2017. Clique aqui para baixar.​

09/05 – Linguagem, vivência e leitura da prática corporal

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Clique aqui para baixar.

NUNES, M. L. F.; SILVA, F. M. C.; BOSCARIOL, M. C.; NEIRA, M. G. Vivência e experiência no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 124-146. Clique aqui para baixar.

16/05 – Sujeito e ressignificação

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS , H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. Clique aqui para baixar.

SILVA JÚNIOR, W. S.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural: outras possibilidades de pensar a ressignificação. Movimento. v. 29, e290008, 2023. Clique aqui para baixar.

23/05 – Realização e envio da terceira atividade

06/06 – Aprofundamento e ampliação

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 147-176. Clique aqui para baixar.

13/06 – Aprendizagem, conhecimento (conteúdo), registro e avaliação

DELEUZE, G. Que significa “aprender”? In: DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988. p. 154-159. Clique aqui para baixar.

​MÜLLER, A.; NEIRA, M. G. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. Clique aqui para baixar.

​NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui para baixar.

20/06 – Revisão e orientações para a atividade avaliativa final

CHERRYHOLMES, C. H. Um projeto social para o currículo: perspectivas pós-estruturais. In: SILVA, T. T. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 143-172. Clique aqui para baixar.

27/06 – Realização e envio da quarta atividade