Programação Geral

14/07/2016

9h00 – Abertura oficial do evento (Auditório da Escola de Aplicação)

9h30 – Mesa-redonda 1

“Obstáculos teórico-metodológicos da Educação Física escolar”

Aline Regina GomesKátia Regina de SáDesafios da práxis pedagógica em uma escola de tempo integral de Belo Horizonte
Lilian Cristina GramorelliA cultura corporal nas propostas curriculares estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo

11h00 – Mesa-redonda 2

“Territórios pouco explorados pela Educação Física escolar”

Jacqueline Cristina Jesus Martins e Marcos Ribeiro das NevesA Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
Marília Menezes Nascimento Souza CarvalhoMinha história conto eu: multiculturalismo crítico e cultura corporal na educação infantil

13h30 às 14h00 – Apresentação da escola Duo Dança

14h00 às 15h30 – Relatos de Experiência 01

SALA 120

Concepções e metodologias de Educação Física

Ana Cristina de OliveiraExperiências pedagógicas através dos estágios supervisionados de Licenciatura em Educação Física
Bruno Santos Novoa e Adriana de Abreu Domingues DelgadoEXPO Educação Física
Valdilene Aline NogueiraO planejamento participativo na educação física escolar: relatando a construção de projetos

SALA 123

Educação Física e relações de gênero

Jorge Luiz de Oliveira Júnior, Bruna Dal Belo Benetti, Carla Santiago Almeida, Ronnie de Almeida Alves da SilvaQuando a mulher continua sendo a “outra” na ginástica rítmica
Larissa Natália Macêdo Moura FujisseLíderes de torcida da escola irmã Gabriela: uma prática corporal para todos, por que não?
Marcelo Ferreira LimaGênero nas aulas de Educação Física Escolar

SALA 137

As brincadeiras nas aulas de Educação Física

Alexandre Vasconcelos MazzoniDodgebol: defendendo ou queimando as relações
Aline Santos do NascimentoBrincadeiras regionais: é possível reconhecer o Outro através delas?
Juliana do Nascimento, Vinícius dos Santos Moreira e Uirá de Siqueira FariasEntre a tradição e o contemporâneo: o jogo de queimada e as diferentes possibilidades de utilização pedagógica

SALA 139

Esportes radicais nas aulas de Educação Física

Caio Henrique Guerra BarbosaParkour! (?) Ah sim! É peixe bom de comer!
Carlos Alberto Oliveira GomesSkate na escola: uma proposta a partir dos alunos, um desafio para o professor
Nyna Taylor Gomes EscuderoLe Parkour está na área

SALA 141

A dança nas aulas de Educação Física

Cássia Adriana de Matos CzeszakA dança – linguagem e expressão
Marcos Ribeiro das NevesFrevo
Mariana de Oliveira Xavier JoaquimMaracatu: o som da nação

16h00 às 17h30 – Relatos de Experiência 02

SALA 114

A diferença nas aulas de Educação Física

Jacqueline Cristina Jesus MartinsEducação Física no CIEJA Butantã: uma experiência ginástica
Flávio Nunes dos Santos JúniorEntre gingas e tramelas: a cultura negra no currículo escolar
Jorge Luiz de Oliveira JúniorTematizando o idoso no skate e patins

SALA 120

diversidade e a alteridade nas aulas de Educação Física

Cíntia Cristina de Castro Mello, Diego Aparecido Emidio Modesto e Raquel Gomes PereiraA formação para a docência: ser ou não ser professor(a)?
Maria Virginia André CrestaEducação para a diversidade “Perspectivas das leis 0639/03 e 11645/08 na cultura corporal de movimento: novos olhares sobre a dança, cultura, folclore & comunidade”
Marileide Alves do NascimentoHumanidade, Corpo e Alteridade

SALA 123

Currículo da Educação Física

Cláudio Aparecido de SouzaA prática pedagógica de educação física nos municípios de São Bernardo e Santo André (SP): o currículo cultural em ação
Peterson Amaro da SilvaCurrículo orgânico na educação física escolar: do protagonismo discente à transposição da zona de conforto docente
Thiago Felipe SebbenExperimentos com o currículo cultural da educação física: mapeamento da cultura corporal dos estudantes de uma escola da periferia de Curitiba/PR
Luciana Santos CollierEducação Física no Colégio Universitário Geraldo Reis: estratégias de fortalecimento dos processos democráticos no cotidiano escolar

SALA 137

Educação Física na Educação Infantil

Ademir Testa JúniorJogos populares e ressignificação do espaço das aulas de Educação Física na Educação Infantil
Everton Arruda IriasA sereia branquinha e a bruxa da diretora: um estudo das brincadeiras de faz-de-conta
Renato Sarti, Milene Domingos, Lucas Nascimento, Raíra Rodrigues, Caroline do Carmo, Carlos PatrickEducação Física na pré-escola: uma sequência de aulas sobre manipulação

SALA 139

Recursos didáticos nas aulas de Educação Física

Daniel Teixeira MaldonadoUtilização de charges e tirinhas como instrumento de avaliação e material didático nas aulas de educação física escolar no ensino médio
Érica Pires do AmaralCultura corporal, protagonismo e cinemaProduto final do projeto
Fábio Alves de Oliveira e Luiz Sanches NetoTecnologias digitais e Educação Física: alternativa para o aprofundamento teórico
Leandro Santos AndradeA Educação Física Escolar no Fundamental II na educação básica é fundamental

SALA 141

As lutas nas aulas de Educação Física

Alessandro Marques da CruzLutando contra os preconceitos
Danylo Aurélio dos SantosCapoeira e Ioga: ensaiando os princípios de justiça e descolonização curricular nas aulas de Educação Física
Welington Santana Silva JúniorLutas diversificadas para a diversidade da Educação Física escolar
João Paulo NeryColiseu ao octógono: a luta continua

17h30 às 19h00 – Palestra e lançamento de livros

15/07/2016

9h00 – Mesa-redonda 3 (Auditório da Escola de Aplicação)

“A prática pedagógica do currículo cultural da Educação Física”

Arthur MüllerA importância do registro docente para a reorientação das rotas no currículo cultural da Educação Física
Ivan Luis dos SantosA tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física
Pedro Xavier Russo BonettoO que pode a escrita-currículo?

10h30 – Mesa redonda 4 (Auditório da Escola de Aplicação)

“Efeitos da formação continuada de professores de Educação Física

Fábio Bernardo BastosFormação continuada em Educação Física: uma proposta de colaboração entre pares
Maria Emília de LimaEntre fios, “nós” e entrelaçamentos: a arte de tecer o currículo cultural da educação física

12h00 – 13h00 – Almoço

13h00 – 13h30 – Pôsteres (Hall do Afresco)

Alexandre Shigunov e Ivan FortunatoA formação dos professores de educação física: uma análise da produção acadêmica entre os anos de 2006 e 2015 nas reuniões da ANPED
Silvana da S. Oliveira, Silvia Regina S. Miranda e Cíntia Cristina de Castro MelloUm olhar sobre a diversidade – o papel do professor no processo de inclusão das crianças de imigração boliviana nas aulas de Educação Física
Joel Lucas Vieira de Oliveira e Hugo César Bueno NunesFormação continuada dos professores de Educação Física Escolar a partir do currículo cultural: a experiência com o sistema SESI-SP
Marcelo de Moura JorgeO processo de implantação do programa institucional de bolsa de iniciação à docência – da teoria à prática na educação física escolar: relato de experiência
Michele Maia PontesA educação corporal para além da escola
Ribamar Nogueira da SilvaEducação Física escolar e o conceito de cultura
Renato Sarti, Milene Domingos, Lucas Nascimento, Raíra Rodrigues, Caroline do Carmo, Carlos PatrickEEFD na baixada: etapas metodológicas do eixo ensino da educação física

13h30 – 14h30 – Apresentação do grupo Pastiche (Auditório da Escola de Aplicação)

14h30 às 16h00 – Relatos de Experiência 03

SALA 114

Esportes radicais nas aulas de Educação Física

Ednelson CesarettiSkate/Slackline – Das manobras às histórias
Nyna Taylor Gomes EscuderoDeslizando sobre rodas
Tatiana ZavanellaRessignificação do espaço escolar: corpos em experiência parkour, slackline e skate

SALA 120

Educação Física e relações de gênero

Bruna Saurin SilvaLetícia Alves MartinsMariana Zuaneti MartinsJogos tradicionais: uma abordagem sobre gênero em aulas do PIBID Educação Física do IF Sul de Minas
Dayane Maria de Oliveira PortapilaTrilhando o ritmo sertanejo
Felipe Nunes QuaresmaSertanejo: sofrência entre xs muitos elxs
Ana Claudia Ferreira de SouzaAllan Augusto dos SantosMariana Zuaneti MartinsPIBID: um relato de experiência de intervenções com livros infantis

SALA 123

As lutas nas aulas de Educação Física

Clayton Cesar Oliveira BorgesTematizando a luta olímpica nas aulas de Educação Física
Luiz Alberto dos Santos“Queremos aula livre e futebol, professor”: o Caratê na rede estadual de ensino
Raíra Rodrigues e Renato SartiA tematização das lutas no ensino fundamental: um relato de experiência

SALA 137

Esportes e ginásticas nas aulas de Educação Física

Cássia Adriana de Matos CzeszakGinástica – Uma abordagem reflexiva
Diego Jabois PintoDesmitificação e incorporação do jogo de badminton nas aulas de educação física escolar das séries finais do ensino fundamental
Leandro Rodrigo Santos de SouzaTênis: um lob de direita

SALA 139

As brincadeiras nas aulas de Educação Física

Aline Santos do NascimentoBrincadeiras de corrida, e aí vamos dançar?
Vitor de Castro MeloMeu jogo, minhas regras: um ensaio sobre a mercadorização do jogo pega-varetas e primeiros passos no currículo cultural
Pedro Xavier Russo BonettoMinecraft nas aulas de Educação Física: do estranhamento à pirataria

SALA 141

Educação Física e Inclusão

Alice de Souza do NascimentoO professor surdo de educação física na sala de ouvinte
Jacqueline Cristina Jesus MartinsO atletismo nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Milena Pedro de Morais e Graciele Massoli RodriguesAção educativa inclusiva na Educação Física escolar

17h00 às 18h30 – Grupos de Discussão

SALA 123

Aline dos Santos Nascimento, Caio Henrique Guerra Barbosa, Camila dos Anjos Aguiar, Carina Xavier de Moraes e Dayane Maria de Oliveira PortapilaProfessorX, hoje eu vou lhe usar! A condição dx professorx substitutx

SALA 137

Alessandra Aguiar, Arthur Mülller, Hugo Nunes, Marcelo Ferreira, Nyna Taylor Gomes EscuderoO lugar cativo de algumas práticas avaliativas no currículo escolar

SALA 139

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Clayton Cesar Borges de Oliveira e Vitor de Castro MeloCurrículos da Educação Física Escolar como dispositivos de saber e de poder

SALA 141

Wilson Alviano Júnior e Déberson Ferreira de AlmeidaBase Nacional de Educação Física: faz sentido a ideia de um currículo nacional?

18h00 às 19h00 – Avaliação (Auditório da FEUSP)