IV SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP – SEMEF

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP – SEMEF

O IV SEMEF, organizado pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP, tem por objetivo promover um ambiente efetivo para o debate acerca do ensino de Educação Física, socializar experiências pedagógicas e discutir os fundamentos das ações educativas. Busca, ainda, analisar e divulgar diferentes propostas em desenvolvimento nas escolas de Educação Básica e suas repercussões sociais.

Em sua quarta edição, o SEMEF se consolida como um espaço de autoria docente, no qual os participantes apresentam e analisam suas experiências, partindo do princípio de que o diálogo promove a coletivização da produção de conhecimentos.

Período de realização: 12 e 13 de julho de 2012.

Público-alvo: Educadores em atuação na Educação Básica

Carga horária: 20 horas

Certificação: Os certificados dos expositores serão entregues ao final da apresentação conforme a modalidade. Os certificados dos participantes serão entregues no dia 13/07 após o término das atividades do evento, mediante o cumprimento da frequência mínima de 85%.

PROGRAMAÇÃO

DIA 12 DE JULHO

RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO

Local: Saguão do bloco B da FEUSP

Horário: 8h às 9h

MESA DE ABERTURA

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Horário: 9h às 10h

Assista ao vídeo

MESA REDONDA – 01

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Horário: 10h às 12h

Otoniel Rodrigues dos Santos FilhoAssista ao vídeoO processo de reestruturação curricular da educação física na educativa – São Carlos/SP
Saulo FrançosoCruzando fronteiras curriculares: a educação física sob o enfoque cultural na ótica de docentes de escolas municipais de São Paulo
Franz Carlos Oliveira LopesA disciplina de educação física no contexto da reforma curricular da secretaria da educação do estado de São Paulo

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS – 01

Local: Salas do bloco B – Faculdade de Educação da FEUSP

Horário: 14h às 15h30

Sala 103Cássio José Silva Almeida e Carmen FabrianiAlessandro Noé BezerraUtilização do recurso didático pedagógico da autoscopia nas aulas de Educação Física como forma para melhorar o aprendizado e a tomada de consciência.Lutas: da mídia para a escola
Sala 105Gilmar Barbosa de SouzaAna Bárbara GregórioFutebóis e mutações: como os alunos veem as mudanças que os envolvem.Futebol Americano e as líderes de torcida
Sala 107André Jonatas BarbosaLucas Gonçalves de SantanaTematizando handebol nas aulas de educação física.Análise crítica do vôlei – do mintonette ao vôlei televisionado.
Sala 109Natalia GonçalvesCindy Cardoso de SiqueiraJogos olímpicos e marcadores sociais: gênero e racismo em foco“De Osasco à Londres”
Sala 111Beatriz Campos de AndradeNathalia Chaves GomesJogo de hoje: meninos x meninas. quem ganha essa partida?O Badminton na Educação Física escolar: uma experiência a partir da categoria gênero
Sala 113Pedro Xavier Russo BonettoRonaldo dos ReisParkour: um relato de transformação curricularO Le Parkour e seus caminhos no 1o ano do ensino médio: por uma educação física multicultural na escola de aplicação da FEUSP
Sala 115Lílian Cristina GramorelliLívia Oliveira dos Santos, Antônio José Ferreira, Marcela AvellarEducação Física: as ginásticas de academia em questãoArte circense na escola: repensando estratégias e conteúdos para a educação física no E.J.A

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS – 02

Local: Salas do bloco B – Faculdade de Educação da FEUSP

Horário: 16h às 17h30

Sala103Janice Silva da SilvaCássia Adriana de Matos CzeszakA compreensão do processo de aprendizagem a partir de uma situação-problemaEducação Física escolar: novos significados
Sala 105Carine Ferreira CostaMarília Menezes Nascimento SouzaTempo de trabalho e não trabalho no estado do Paraná.“Minha história conto eu”: multiculturalismo crítico e práticas corporais no currículo da educação infantil.
Sala 107Paulo José Moraes de Paula SantosThiago Ludovico PeplinskiFormado finalmente! Mas e agora, o que vou ensinar? Relato sobre a primeira intervenção pedagógica de um professor recém graduado.Jogos cooperativos no ensino médio
Sala 109Carolina Cristina dos Santos NóbregaAna Lúcia B Cruz, Luciano de Colpas e Ronaldo dos ReisCidadania na educação física escolar: relatando uma experiência no ensino fundamentalDesconstruindo estereótipos nas relações de gênero nas aulas de educação física no 9o ano do ensino fundamental da escola de aplicação da FEUSP
Sala 111Luiz Alberto dos SantosRose Mary M. P. ColomberoProjeto SKATE: “As meninas vão fazer o que professor?”Projeto Funk e Futebol: quais suas identidades?
Sala 113Flávio Nunes dos Santos JúniorJacqueline Cristina Jesus MartinsAs lutas como meio de lutar.Quem tem dificuldades para aprender? As experiências do 3º PIC com boxe, judô e esgrima.
Sala 115Denângela Glaise Mendes RisoAline Santos do NascimentoTematizando lutas na escola.Praticando lutas num “hospício”: a escola sem muros no bairro educador

GRUPOS DE DISCUSSÃO

Horário: 18h00 às 20h00

Sala103Wesley Batista AraújoConsentimento e resistência diante de diretrizes curriculares oficiais
Sala 105Cássia Regina Nogueira CardosoHabilidades e competências na educação física
Sala 107Lívia Oliveira dos SantosAntônio José Ferreira, Marcela AvellarA inserção da ludicidade como recurso didático no processo ensino-aprendizagem
Sala 109Maria Emília de LimaBruno Gonçalves LippiPolíticas de formação continuada de professores
Sala 111Nyna Taylor Gomes EscuderoReflexões sobre avaliação da aprendizagem e o discurso de normalização
Sala 113Marcelo Alexandre MercêCristiane MakidaLer e escrever nas escolas públicas: implicações para a educação física no ensino fundamental
Sala 115Natália GonçalvesCésar Lins RodriguesEducação Física e as questões de gênero e raça

DIA 13 DE JULHO

MESA REDONDA – 02

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Horário: 09 às 10h30

Lívia Oliveira dos Santos, Antônio José Ferreira, Marcela AvellarPedagogia da cooperação: desmistificando a soberania da competição nas aulas de educação física no ensino médio.
Nyna Taylor Gomes EscuderoAvaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética.
Leandro Pedro de OliveiraO ingresso na carreira de professores de educação física.

MESA REDONDA – 03

Local: Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP

Horário: 10h45 às 12h15

Luciano Nascimento CorsinoEducação Física escolar e relações de gênero: entre desigualdades e silenciamentos.
Joaquim Francisco de Lira NetoFutebol, ideologia e a Educação Física escolar.
Juliana Fagundes JacóParticipação nas aulas: pensando a educação física escolar sob a perspectiva de gênero.

PÔSTER

Local: Hall do 1o andar do bloco B da FEUSP

Horário: 14h às 14h30

Daniel BocchiniDesvelando o funk nas aulas de educação física
Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, André Uemoto e Fátima GalzeraniAs práticas corporais fora do espaço das aulas de educação física – o caso do pibid
Josiene de Lima MascarenhasEducação Física infantil: um estudo sobre o envolvimento de pré-escolares em atividades com música
Marli Aparecida ColettoAs histórias e o universo das brincadeiras
Marta Fernandes da SilvaEnfrentamento do estresse em profissionais do ensino fundamental público: o papel da atividade física e do ambiente de trabalho
Monica Rocha de Andrade Marcondes VellosoCriação da Coordenação Geral de Educação Física- Qualidade de Vida: Uma nova visão, uma nova atitude para o resgate da Educação Física Básica das Escolas Municipais de Guaratinguetá
Higor Thiago F. R. Gomes e Denise F. L. Veronezi.Currículo do Estado de São Paulo: análise da aceitação do currículo da Educação Física pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Silvia Teresinha Nogueira Gaviolli MironA Utilização da Bicicleta como Meio de Transporte
Mariana Lopez Exposito Frederico“Experiências corporais”
Tatiana dos Santos e Herman Schnabel FragosoII Olímpiada esportiva e cultural – ETEC TAKASHI MORITA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS – 03

Local: Salas do bloco B – Faculdade de Educação da FEUSP

Horário: 14h30 às 16h

Sala 103Beatriz Campos de AndradeLiliane Santos SousaRebola Bandida!“Ponta-pé inicial: o Programa Ampliar e o futsal entram em quadra
Sala 105Fernanda Jacqueline Ribeiro Neto, Luciano Nascimento Corsino e Nathalia Chaves GomesCristiane Makida e Marcelo e Alexandre MercêA ginástica artística como tema das aulas de educação física: uma experiência em uma escola da rede municipal de São Paulo.Possibilidades da ginástica rítmica no contexto escolar.
Sala 107Ronaldo dos ReisCamila dos Anjos AguiarAbra a roda minha gente porque agora o batuque é diferente. O samba, o jongo e o funk nas aulas de educação física e no estudo do meio do 3o ano do ensino médio da escola de aplicação da FEUSP.Nesta escola tem samba.
Sala 109Marcos Ribeiro das NevesSergio Estavam Carlos de AraujoTematizando o Funk nas aulas de Educação Física.Estudando Funk na escola.
Sala 111Alessandro Marques da CruzIsabela Gonçalves ValérioHIP-HOPHIP-HOP e preconceito étnico-racial: uma abordagem pela ótica da educação física.
Sala 113Natália Kohatsu QuintilhoThiago Felipe SebbenAprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolarDiscutindo valores humanos na Educação Física escolar: uma perspectiva a partir do método “Educare”
Sala 115Jéssica da Silva Neves e Fabiana Fátima da SilvaAngela Maris Murillo Araújo, Janaina de Souza Duarte e Jéssica Camila Ramos Rodrigues.A construção de uma educação inclusivaO corpo numa reflexão dialógica: três olhares e dois contextos.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS – 04

Local: Salas do bloco B – Faculdade de Educação da FEUSP

Horário: 16h30 às 18h

Sala 103Jorge Luiz de Oliveira JuniorPedro Xavier Russo BonettoInterpretações das lutas na educação física: vivências corporais e jogos virtuais.Lutas: registrando o projeto em documentários.
Sala 105Jacqueline Cristina Jesus MartinsCássia Adriana de Matos CzeszakBrincadeiras de meninas e brincadeiras de meninos: podemos brincar juntos?Aprendendo a brincar.
Sala 107Cintia Cristina de Castro MelloAdriana Vieira de Lima e Ednilson Luiz Sant´anaNo meu bairro se brinca de….Construção e vivência de brinquedos com materiais recicláveis
Sala 109Carin Sanches de MoraesBrincadeiras Juruás e brincadeiras indígenas nas aulas de Educação Física.
Sala 111Everton Arruda IriasSimone AlvesRodas cantadas e brincadeiras de roda: uma construção com diferentes autores.Educação Física na educação infantil: entre cantigas de roda e batalhas
Sala 113Renato Donisete PintoRafael Guimarães BotelhoFanzine como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física em uma escola municipal.O uso da literatura infantil na Educação Física: relato de uma experiência.
Sala115Leandro Thomazini, Rodrigo Santos da Silva e Elder LimaAlexandre Vasconcelos MazzoniProposta de sistematização para o conteúdo de lutas no ensino fundamental: intervenções a partir da proposta curricular de Jundiaí.BOXE: a cultura da “nobre arte”.

AVALIAÇÃO DO EVENTO E ENTREGA DE CERTIFICADOS

Local: Auditório da FEUSP

Horário: 18h às 19h