Reuniões

Sala 106 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 1º semestre de 2020

DataBibliografia
06/03
13/03Defesa de Dissertação de Mestrado de Flávio Nunes dos Santos Júnior
20/03
03/04
17/04
23/04Defesa de Tese de Doutorado de Glaurea Nádia Borges de Oliveira
08/05
22/05
05/06
19/06
03/07

Sala 106 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2019

DataBibliografia
02/08PRATA, M. R. S. A produção da subjetividade e as relações de poder na escola: uma reflexão sobre a sociedade disciplinar na configuração social da atualidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28. p. 108-115. Jan /Fev /Mar /Abr 2005.Clique aqui
16/08Apresentação das pesquisas de Jacqueline e Clayton
30/08BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Revista Educação, Santa Maria, v. 04, p. 01-23, 2019. Clique aqui Relatos Clique aqui
06/09Defesa da Tese de Doutorado de Clayton Borges. Clique aqui Início às 14h
13/09Defesa da Dissertação de Mestrado de Jacqueline Martins. Clique aqui Início às 14h
27/09BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Revista Educação, Santa Maria, v. 04, p. 01-23, 2019. Clique aqui Relatos Clique aqui
11/10AQUINO, J. G; CORAZZA, S. M; ADO, M. D. L. Por alguma poética na docência: a didática como criação. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 34, e169875, 2018. Clique aqui Relatos Clique aqui
25/10BONETTO, P. X. R. A criação de um plano de imanência: subjetividades escolares e singularização. In: O currículo cultural em esquizoanálise. Relatório de Pesquisa. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2019. Clique aqui GIGLIO, S. T.; NUNES, M. L. F. Reflexões sobre a regulação e a heterotopia nas aulas de Educação Física. Pro-Posições, Campinas , v. 29, n. 3, p. 590-613, set. 2018 . Clique aqui
08/11BONETTO, P. X. R. A criação de um plano de imanência: subjetividades escolares e singularização. In: O currículo cultural em esquizoanálise. Relatório de Pesquisa. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2019. Clique aqui Relatos Clique aqui
22/11BABIKER, S. Entrevista com Suely Rolnik. Revista IHU On-line. 27 jul. 2019. Clique aqui CARVALHO, A. F.; CAMARGO, A. C. Guattari e a topografia da máquina escolar. Educ. Temat. Digit. Campinas. v. 17. n. 1. p. 107-124, jan.-abr. 2015 Clique aqui Relatos Clique aqui
06/12ROLNIK, S. Insurgências macro e micropolítica: dessemelhanças e entrelaçamentos. In: Esfera da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2019. Clique aqui
13/12SANTOS JÚNIOR, F. N. Fissurando o currículo: por conhecimentos outros na Educação Física escolar.Clique aqui

Sala 103 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 1º semestre de 2019

DataBibliografia
15/02LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19. p. 20-28, Jan/fev/mar/abr, 2002. Clique aqui
01/03LARROSA, J. A experiência e suas linguagens. In: Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.Clique aqui RIBEIRO, P. C. Sentidos da escola pública e infinitas possibilidades da diferença: o desafio na hospedagem do estrangeiro. In: MARTINS, F. R. M.; VARGAS NETTO, M. J.; KOHAN, W. O. Encontrar escola. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.Clique aqui
15/03LESSA, J. S. O conceito de experiência em Walter Benjamin: elementos para pensar a educação na infância. Revista Zero-a-seis, Florianópolis, v. 18, n. 33 p. 108-121, jan-jun 2016.Clique aqui LÓPEZ, M. V. A escola como lugar de suspensão. In: MARTINS, F. R. M.; VARGAS NETTO, M. J.; KOHAN, W. O. Encontrar escola. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. Clique aqui
22/03Defesa de Tese de Doutorado de Kátia Regina de Sá Currículo do Ensino Médio Integrado do IFMG: a partitura, a polifonia e os solos da Educação Física. Clique aqui
29/03BENEVIDES, P. S. Fazer escola e fazer pesquisa: interrogações sobre uma experiência educativa no Rio de Janeiro. In: MARTINS, F. R. M.; VARGAS NETTO, M. J.; KOHAN, W. O. Encontrar escola. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. Clique aqui
12/04DALLAPICULA, C. Pesquisas, poder e cotidianos em movimentos de inquietação. In: MARTINS, F. R. M.; VARGAS NETTO, M. J.; KOHAN, W. O. Encontrar escola. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.Clique aqui
26/04IDÁRRAGA, M. R. Sobre um olhar etnográfico como gesto pedagógico. In: MARTINS, F. R. M.; VARGAS NETTO, M. J.; KOHAN, W. O. Encontrar escola. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.Clique aqui
10/05Discussão da pesquisa de Adriana Gehres KASTRUP, V. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educ. Soc. , Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1273-1288, Set./Dez. 2005.Clique aqui LARROSA, J. Sobre a lição: ou do ensinar e aprender na amizade e na liberdade. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.Clique aqui
24/05NUNES, K. R; NEIRA, M. G. O que podem as crianças? Uma cartografia das práticas curriculares e avaliativas na Educação Infantil.Clique aqui Corpos In-transe. Clique aqui
07/06NUNES, M. L. F. et. al. As noções de experiência e vivência no currículo cultural de Educação Física: ressonâncias nietzschianas e foucaultiana. Clique aqui
28/06NUNES, M. L. F. et. al. As noções de experiência e vivência no currículo cultural de Educação Física: ressonâncias nietzschianas e foucaultiana. Clique aqui Relatos: NEVES, M. R. A gente corre pra quê? EMEF Ana Silveira Pereira, São Paulo, SP. Clique aqui SOUZA, L. R. S. Futebol além das bananas. E. E. Heidi Alves Lazzarini. São Paulo, SP. Clique aqui

Sala  61 – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2018

DataTemática
03/08– Apresentação dos resultados das pesquisas de Marcos e Mário. – Discussão e eleição da proposta de trabalho para o semestre: Proposta 1 MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. Resenha Proposta 2 Apresentar e discutir os relatos de experiência com o currículo cultural da Educação Física
10/08Estudo dos relatos de experiências
24/08Acusações, demandas, posições. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em desefa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
14/09O que é o escolar? In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em desefa da escola:uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
28/09Estudo dos relatos de experiências
05/10Domando a escola. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em desefa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
19/10Estudo dos relatos de experiências
09/11Domando o professor. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em desefa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
23/11Estudo dos relatos de experiências
07/12Experimentum scholae: a igualdade do começo. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em desefa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Sala 107 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 1º semestre de 2018

DataTemática
02/02Apontamentos sobre os objetivos, temas e atividades do semestre Apresentação e discussão das pesquisas: Hugo Cesar Bueno Nunes O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física Marcos Ribeiro das Neves O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes
16/02SOUSA SANTOS, B. “O paradigma dominante” e “A crise do paradigma dominante”. In: Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008. Provocação I
02/03SOUSA SANTOS, B. “O paradigma emergente”. In: Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008. Provocação II
16/03LIMA, H. L. A. O conhecimento como vontade de poder em Nietzsche. In: NÓBREGA, T. P. Epistemologia, saberes e práticas da Educação Física. João Pessoa: Editora Universitária, 2006. Provocação III
23/0314h00 – Sala de defesas Defesa da Dissertação de Mestrado Marcos Ribeiro das Neves O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes
06/04TOSCANO, S. G. R.; SILVA, D. J. V. A questão do conhecimento e da verdade em Michel Foucault: uma leitura a partir do perspectivismo. Ágora Filosófica, Recife, ano 15, n. 1, p. 195-2013, jan.-jun., 2015. Para aprofundar: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Poder e verdade. In: Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. Provocação IV
20/0410h00 – Sala de defesas Defesa da Tese de Doutorado de Hugo Cesar Bueno Nunes O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física 15h00 – Reunião: Felipe Quintão de Almeida – “A constituição de um pensamento renovador da Educação Física na América Latina: uma análise comparada entre Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia”. Texto 1 Texto 2
04/05SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes.In: SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. CONNELL, R. A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v. 27, n. 80, out.2012. Provocação V
18/05HOOKS, b. “Pedagogia engajada”, “Uma revolução de valores” e “Abraçar a mudança” . In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Link para o texto Provocação VI
08/06HOOKS, b. “Essencialismo e experiência”, “A construção de uma comunidade pedagógica” e “A língua”. In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Provocação VII
22/06HOOKS, b. “A confrontação da classe social na sala de aula”, “Eros, erotismo e o processo pedagógico” e “Êxtase”. In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Provocação VIII
10/0716h – Organização do VII Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física

Sala 61 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2017

DataTemática
04/08Apresentação da proposta para o semestre
18/08GRUPO 1: Marcos, Mário, Nyna e Wellington BHABHA, H. K. Introdução. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. O compromisso com a teoria. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. SANTOS, B. S. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S; MENESES, M. P (orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
25/0825/08 – Defesa da Dissertação de Mestrado de Jorge Luiz de Oliveira Júnior – Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulistana.
01/09GRUPO 2: Glaurea, Hugo, Leonardo, Marina e Ronaldo BHABHA, H. K. Interrogando a identidade: Frantz Fanon e a Prerrogativa Pós-Colonial. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. RAMOSE, M. B. Globalização e Ubuntu. In: SANTOS, B. S; MENESES, M. P (orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
29/09GRUPO 3: Arthur, Clayton, Ivan, Jorge, Leandro Sorocaba, Marcelo e Mariana BHABHA, H. K. A outra questão: o Estereótipo, a Discriminação e o Discurso do Colonialismo. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
06/10GRUPO 4: Felipe, Jacqueline, Leandro Rodrigo e Pedro BHABHA, H. K. Da mímica e do homem. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. *Escolher entre o V, VI e VII para complementar a questão da mímica, pois são análises mediante algumas narrativas (não precisam ler todos estes).
20/10GRUPO 5: André, Karina, Maria Emília, Ricardo, Rose e Thaís BHABHA, H. K. Disseminação. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
10/11GRUPO 6: Aline, Edgar, Flávio e Nathalia BHABHA, H. K. O pós-colonial e o pós-moderno: A Questão da Agência. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
24/11GRUPO 7: Alessandra, Caio, Joel, Luciano BHABHA, H. K. Só de pão: Signos de Violência em Meados do Século Dezenove. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
15/12GRUPO 8: Alessandro, Beatriz e Fernando BHABHA, H. K. Como o novo entra no mundo: O Espaço Pós-Moderno, os Tempos Pós-Coloniais e as Provações da Tradução Cultural. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

Sala 61 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 1º semestre de 2017

DataTemática
03/02Respostas do grupo às críticas direcionadas às teorias pós-críticas Vídeos: “Argumentos Pós-Críticos” Textos: “Dialogando com as críticas ao pós-modernismo” “O que entendemos por pós-modernidade” “Modernidade Revolutions” “Des-cons-tru-ção”
17/02Prática pedagógica culturalmente orientada Análise de relatos de experiência NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação NUNES, M. L. F. Educação Física na área de códigos e linguagens. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
10/03Prática pedagógica culturalmente orientada Análise de relatos de experiência NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação. NUNES, M. L. F. Educação Física na área de códigos e linguagens. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
24/03Prática pedagógica culturalmente orientada BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que fazemos o que fazemos?
07/04Prática pedagógica culturalmente orientada BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que fazemos o que fazemos?
28/04Participação do Grupo na manifestação contra a Reforma da Previdência.
12/059h00 – Defesa da Tese de Doutorado de Alexandre França Salomão: “Pesquisas etnográficas em Educação Física escolar: um balanço de dissertações e teses” 15h00 – Prática pedagógica culturalmente orientada SANTOS, I. L. Educação Física cultural: navegando pelos mares-territórios da tematização e problematização.
26/05Prática pedagógica culturalmente orientada SANTOS, I. L. Educação Física cultural: navegando pelos mares-territórios da tematização e problematização.
09/06Prática pedagógica culturalmente orientada MÜLLER, A. O registro e a avaliação no currículo cultural de Educação Física: reorganizando a rota ao navegar por novos “mares”.
23/06Prática pedagógica culturalmente orientada MÜLLER, A. O registro e a avaliação no currículo cultural de Educação Física: reorganizando a rota ao navegar por novos “mares”.
07/07Prática pedagógica culturalmente orientada Apresentação e discussão dos relatos de experiência elaborados durante o semestre e avaliação.

Sala 61 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2016

DataTemática
05/08LYOTARD. J. F. O pós-modernismo. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1988. p.03-34.
19/08LYOTARD. J. F. O pós-modernismo. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1988. p.35-68.
02/09LYOTARD. J. F. O pós-modernismo. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1988. p.69-108.
16/09HICKS, S. R. C. O que é Pós-modernismo. In: Explicando o Pós-modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
21/09Defesa da Dissertação de Mestrado de Arthur Müller: “A avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas”
28/09Defesa da Tese de Doutorado de Ivan Luis dos Santos: “A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física”
30/09HICKS, S. R. C. O Contrailuminismo e seu ataque à razão. In: Explicando o Pós-modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
21/10HICKS, S. R. C. O colapso da razão no século 20. In: Explicando o Pós-modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
04/11HICKS, S. R. C. A atmosfera do coletivismo. In: Explicando o Pós-modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
18/11HICKS, S. R. C. A crise do socialismo. In: Explicando o Pós-Modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
02/12HICKS, S. R. C. Estratégias pós-modernas. In: Explicando o Pós-Modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
16/12Conversa com a professora Cyntia Ribeiro e apresentação dos vídeos produzidos pelos grupos.

Click here to change this text

Sala 61 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00
Programação do 1º semestre de 2016

26/02 Apresentação da programação

Conversa com o Prof. Dr. Fabiano Bossle (UFRGS)

BOSSLE, F.; BOSSLE, C. B.; NEIRA, M. G. Desafios para a docência na Educação Física escolar. In: BOSSLE, F.; Witizorecki, E. S. (Orgs.) Didática(s) da Educação Física: formação docente e cotidiano escolar. Curitiba: CRV, 2016, p. 119-132.

04/03 Discussão a respeito da apropriação das noções de diferença e dos princípios e orientações didáticas do currículo cultural da Educação Física

Relato de prática: Futebol Soçaite

Quadros para análise da escrita-currículo

18/03 Educação Física e diferença(s)

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? “Introdução” e “Diferenças: múltiplos sentidos”

01/04 Educação Física e diferença(s)

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? “Introdução” e “Educação Física e diferença (Derrida e a diferença como jogo da linguagem: a différance)”

15/04 Educação Física e diferença(s)

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

29/04 NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
13/05 A prática pedagógica da Educação Física

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

27/05 Defesa da Dissertação de Mestrado de Pedro Xavier Russo Bonetto

A “escrita-currículo” da perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula

03/06 A prática pedagógica da Educação Física

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

Atividades preparatórias para a reunião

10/06 A prática pedagógica da Educação Física

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

Atividades preparatórias para a reunião

24/06 Sínteses, avaliação e planejamento do próximo semestre
01/07 Reunião final de preparação do VI SEMEF

Programação do 2º semestre de 2015

07/08 SAVIANI, D. Fordismo, keynesianismo e a nova educação. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 187-193.

SAVIANI, D. Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 195 – 229.

21/08 SAVIANI, D. Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 229-275
04/09 SAVIANI, D. Predominância da pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 277-303.
18/09 SAVIANI, D. Crise da pedagogia nova e articulação a pedagogia tecnicista. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 305-346.
02/10 SAVIANI, D. Pedagogia tecnicista, concepção analítica e visão crítico-reprodutivista. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 367-400.

SAVIANI, D. Ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar as práticas educativas. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 401-424.

SAVIANI, D. O neoprodutivismo e suas variantes: neoescolanovismo, neoconstrutivismo e neotecnicismo. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 425-442.

09/10 Conversa com o Professor Jocimar Daolio

DAOLIO, J. Educação Física e pesquisa sociocultural. In: STIGER, M. P. (org.) Educação Física + Humanas. Campinas: Editores Associados, 2015.

16/10 Conversa com a Professora Helena Altmann

ALTMAN, H. Educação esportiva de mulheres no Brasil contemporâneo: ampliar as possibilidades do corpo. Educação Física escolar: relações de gênero em jogo. Cortez: São Paulo, 2015.

“Que horas ela volta?” Direção: Ana Muylaert. Brasil, 2015.

23/10 BUCKINGHAM, D. “Crianças como cidadãos” e “Os direitos de mídias das crianças”. In: Crescer na era das mídias eletrônicas. Loyola: São Paulo, 2000. p. 110-136.

KANDINSKY: tudo começa num ponto. Centro Cultural Banco do Brasil

06/11 LEANDRO, A. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação e Educação. São Paulo, n. 21, p. 29-36, maio/ago, 2001.

TRICÁRICO, L. T. A imagem urbana como índice de territorialização de grupos socioculturais. In: Anais do I Encontro Internacional para estudos da Semiosfera: interferência das diversidades nos espaços culturais.

VICTÓRIO FILHO, A. et al. Brincando nos campos dos Estudos Culturais: Educação, Arte & Imagens nas Cidades. In: Anais do VI ENECULT: encontro de estudos interdisciplinares em cultura.

 

Aamir Khan: Como estrelas na Terra:

https://www.youtube.com/watch?v=b6J0CCuA11w

27/11 Lançamento do livro e conversa com Mônica Ferrari e Marco Antonio Bin

NUNES, M. R. F. Cena cosplay: breves narrativas de consumo e memória pelas capitais do Sudeste brasileiro. In: Cena Cosplay: comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Sulina, Porto Alegre: 2015 p. 23-76.

BIN, M. A. Espaço urbano, performance e memória: a poética do corpo na poesia margina e na cena cosplay. In: Cena Cosplay: comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Sulina, Porto Alegre: 2015 p. 77-111.

11/12 NUNES, M. L. F. A arte do egresso de Educação Física na sociedade globalizada. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2015.

Avaliação do semestre

18/12 Defesa de Tese de Doutorado de Maria Emília de Lima

“Entre fios, ‘nós’ e entrelaçamentos: a arte de tecer o currículo cultural de Educação Física”

Programação do 1º semestre de 2015

06/02 SKLIAR, C.; DUSCHATZKY, S. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. LARROSA, J.; SKLIAR, C. (org.) Habitantes de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
20/02 GIROUX, H. Estudos Culturais, resistindo à diferença e o retorno da pedagogia crítica. In: Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
06/03 SIMON, R. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008.
20/03 RODRIGUES, T. C.; ABRAMOWICZ, A. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013.
10/04 CANDAU, V. M; LEITE, M. S. Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 144, p. 948-967, set/dez, 2011.
24/04 ANYON, J. Somente a pedagogia crítica não basta: educação voltada à justiça social, à participação política e à politização dos estudantes. In: APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
08/05 OLIVEIRA, F. ABRAMOWICZ, A. Educação e diferença: na direção da multidão. Educação Infantil e diferença. Campinas: Papirus, 2013.
22/05 REIS, C.; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013.
12/06 LOURO, G. L. Uma política pós-identitária para a educação. In: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
26/06 DORNELLES, L. V. Sobre raça, racismo, negritude e beleza: o que as crianças têm a dizer sobre esse tema? In GHANEM, E.; NEIRA, M. G. Educação e diversidade no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014. 

Programação do 2º semestre de 2014

01/08 PETERS, M. A filosofia da diferença, Nietzsche e a crítica da razão. In: PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
15/08 WILLIAMS, J. Introdução: o que é pós-estruturalismo? In: WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo.  Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
29/08 HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
12/09 HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
26/09 FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. São Paulo: Forense Universitária, 1995.
10/10 FOUCAULT, M. Nietsche, Freud e Marx. In: FOUCAULT, M. Um diálogo sobre os prazeres do sexo – Nietzsche, Freud e Marx. São Paulo: Landy editora, 2000.
31/10 Comemoração do 10º aniversário do Grupo de Pesquisas

Análise da trajetória e da produção do grupo

O currículo cultural da Educação Física em ação

A história em imagens

A veia artística

07/11 LARROSA BUENDÍA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T.T. (org.) Sujeitos da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
21/11 VARELA, Julia; ALVAREZURIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 68-96, 1996.
05/12 Atividade artística – Apresentação do Grupo Pastiche às 19h30

Faculdade Piaget

Av. Mogi das Cruzes, 1001

Jardim Imperador – Suzano (SP)

19/12 Discussão do Relatório de Pesquisa do Pedro Xavier Russo Bonetto e avaliação do semestre

Programação do 1º semestre de 2014

TEMA: CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO
07/02 LIPPI, B. G. Os “novos” tempos ou velhos tempos sob uma “nova” roupagem? In: Formação contínua de professores de educação física do Estado de São Paulo: quais as políticas em jogo? 2009. Dissertação (Mestrado em Educação)–Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2009.
21/02 SILVA, S. S. O contexto político e social brasileiro. In: Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação)–Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2010.
TEMA: FUNDAMENTOS
07/03 NUNES, M. L. F. Segundo Mapa: os aportes conceituais. In: Sobre Frankenstein, Monstros e Ben 10: o currículo e os sujeitos da formação em Educação Física, 2011. (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011.
21/03 NEIRA, M. G. Sociedade, multiculturalismo e Educação Física. In: NEIRA, M. G. (org.) Ensino de Educação Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
TEMA: PESQUISAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
04/04 ETO, J.; NEIRA, M. G. Educação Física na Educação do Campo: possibilidades de um currículo multicultural numa escola de assentamento. In: GHANEM, E.; NEIRA, M. G. Educação e diversidade cultural no Brasil. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.
09/05 NEIRA, M. G. “Tem pessoa que dança bem, tem pessoa que dança mal. Eu danço mal”: influências do currículo da Educação Física no posicionamento dos sujeitos. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.
06/06 LIMA, M. E. A Educação Física Escolar colonizada pelas objetivações de currículos não críticos e as alternativas para que as vozes e as gestualidades subjugadas possam ser reconhecidas. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.
13/06 LINS RODRIGUES, A. C. Culturas negras no currículo escolar da Educação Física: o samba como possibilidade de resistência. (Relatório de Pesquisa) –Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2014.
27/06 SANTOS, I. L. Educação Física cultural e a descolonização do currículo: Entremeando caminhos para a tematização e a problematização das práticas corporais. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.

Apresentação dos resultados da pesquisa de Camila Aguiar

A interpretação dos professores de Educação Física acerca das inovações curriculares da Prefeitura Municipal de São Paulo

Programação do 2º semestre de 2013

02/08 Apresentação da proposta; seleção de quatro relatos para análise; problematização.
16/08 GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T.; GENTILI, P. (Orgs.). Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996. p. 9-49.
30/08 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Educação Física.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – Educação Física.

13/09 LOPES, A. C. Pluralismo cultural em políticas de currículo nacional. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2001. p. 59- 80.
27/09 MACEDO, E. A diferença nos PCN do Ensino Fundamental. In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006, p.159-186.

PETERS, M.; MARSHALL, J.; FITZSIMONS, P. Gerencialismo e política educacional em um contexto global: Foucault, neoliberalismo e a doutrina da auto-administração. In: BURBULES, N. C.; TORRES, C. A. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: ARTMED, 2004. p. 77-90.

11/10 LOPES, A.C. Parâmetros curriculares para o Ensino Médio: quando a integração perde seu potencial crítico. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. (Org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
25/10 COSTA, S. S. G. Governamentalidade Neoliberal, Teoria do Capital Humano e Empreendedorismo. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 2, mai/ ago, v. 34, p. 171- 186. Porto Alegre, 2009.
08/11 Análise da pesquisa de Lilian Cristina Gramorelli
22/11 FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
06/12 Avaliação, show musical e mesa redonda.

Programação do 1º semestre de 2013

15/02 Apresentação da proposta para o semestre

Fundamentação para a prática

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

01/03 Fundamentação para a prática

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

22/03 Fundamentação para a pesquisa

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e Filosofia da Diferença: uma Introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

05/04 Fundamentação para a prática

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Assistência às filmagens das aulas

19/04 Análise das filmagens das aulas assistidas em 05/04

Assistência às filmagens das aulas

03/05 Análise das filmagens das aulas assistidas em 19/04

Assistência às filmagens das aulas

10/05 Fundamentação para a pesquisa

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

17/05 Análise das filmagens das aulas assistidas em 03/05

Assistência às filmagens das aulas

07/06 Análise das filmagens das aulas assistidas em 17/05
21/06 Análise dos Relatórios para o Exame de Qualificação

Camila Aguiar e Jorge Eto

05/07 Fundamentação para a pesquisa

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a Vontade de Saber. São Paulo: Graal, 2009.

Programação do 2º semestre de 2012

10/08 Etnografia: Pipa, capucheta e laça-gato (Marcos Neira)

Prática pedagógica da Profa. Denângela

24/08 Etnografia: Samba (Camila Aguiar e Alessandro Cruz)

Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto

14/09 Etnografia: Parkour (Pedro Bonetto)

Prática pedagógica da Profa. Denângela

21/09 Etnografia: Futebol (Jacqueline Martins)

Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto

19/10 Etnografia: Psy Trance (Saulo Françoso)

Prática pedagógica da Profa. Denângela

26/10 Etnografia: Funk (Rose Colombero)

Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto

09/11 Etnografia: Skate (Fernando Vaghetti e Marcos Ribeiro)

Discussão da pesquisa de Rubens Gurgel

23/11 Análise e sugestões para o texto do relato de Jacqueline Martins

Discussão da pesquisa de César Rodrigues

07/12 Avaliação e planejamento do próximo semestre

Programação do 1º semestre de 2012

10/02 NEIRA, M. G. Apresentação e Contexto e Pressupostos. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 09-37.
02/03 NEIRA, M. G. A problemática. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 38-58.

Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes.

16/03 NEIRA, M. G. Metodologia. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 59-74.

Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza

30/03 NEIRA, M. G. Alicerces do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 75-121.

Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso.

13/04 NEIRA, M. G. Alicerces do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 75-121.

Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes.

27/04 NEIRA, M. G. A alvenaria do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 122-183.

Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza

11/05 NEIRA, M. G. A alvenaria do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 122-183.

Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso.

25/05 NEIRA, M. G. Considerações transitórias. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 184-193.

Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes.

15/06 Discussão do filme “Cópia Fiel” de Abbas Kiarostami. Irã/Itália/França: Imovision, 2010.

Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza

29/06 Avaliação do 1º semestre e planejamento do 2º semestre/2012

Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso.

Calendário de Reuniões – 2011
Os encontros acontecem na sala 147 bloco B da FEUSP.
Horário : 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2011

05/08 Danças Urbanas – Profa. Rose Colombero e Profa. Beatriz Andrade
19/08 Apresentação de pesquisa de Maria Emilia e HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 07-22.
02/09 Apresentação de pesquisa de Camila Aguiar e HALL, S. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 23-46.
16/09 Apresentação de pesquisa de Mário Nunes e HALL, S. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 47-66.
30/09 Apresentação de pesquisa de Rubens Gurgel e HALL, S. Globalização. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 67-76.
14/10 Apresentação de pesquisa de Alexandre Mazzoni e HALL, S. O global, o local e o retorno da etnia e Fundamentalismo, diáspora e hibridismo. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 77-98.
21/10 Apresentação de pesquisa de Lilian Gramorelli e Análise e discussão do relato de experiência da Profa. Jacqueline Martins
11/11 Apresentação de pesquisa de César Rodrigues e Análise e discussão do relato de experiência da Profa. Beatriz Andrade.
25/11 Debate sobre o livro “A travessia do rio” de Caryl Phillips, Editora Record, 2011.
09/12 Avaliação 2011 e plano para 2012

Programação do 1º semestre de 2011

Proposta de atividades presenciais
·          Estudo e produção de material sobre as manifestações corporais: os grupos farão uma etnografia das manifestações corporais, prepararão um texto e conduzirão a reunião presencial.

·          Análise e discussão do referencial teórico dos Estudos Culturais e Multiculturalismo.

04/02 Dança contemporânea: Beatriz
18/02 HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.
25/02 Defesa da dissertação de mestrado: “Avaliação da aprendizagem em educação física na perspectiva cultural: Uma escrita autopoiética” – Nyna Taylor Gomes Escudero.
04/03 Lutas: Alexandre e Jorge.
18/03 HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.
01/04 Capoeira: Carin, Marcos, Ronaldo e Tiago César.
15/04 GUIMARÃES, L. B. e SILVA, B. L. Planejamentos de ensino entremeando biologia e cultura. Ensino em Re-Vista, 16(1): 33-45, jan./dez. 2009.

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

29/04 Brincadeiras de adultos com crianças: Elina, Simone e Isabel.
06/05 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
20/05 Futebol de Várzea: Alessandro, Daniel e Mabel.
03/06 COSTA, M. V. Cartografando a gurizada de fronteira: novas subjetividades na escola. In: ALBUQUERQUE Jr.; VEIGA-NETO, A. e SOUZA FILHO, A. (Orgs.) Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
17/06 Jogos de cartas: Natália e Alessandra.
Proposta de atividades paralelas
·         Discussão e elaboração de relatos de experiência a partir de trabalhos pedagógicos em andamento. O grupo contribuirá por e-mail.

·         Entretecimento e conclusão dos relatos elaborados em 2010.

GRUPOS
Elaboração de relatos de experiência A – Jacqueline, Bruno e Nyna;
B – Ronaldo Reis, Carin e Lilian;
C – Beatriz, Natália e Alessandra.
Entretecimento dos relatos 2010 A – Relato da Camila: Carin
B – Relato do Jorge: Alessandra
C – Relato da Rose: Lilian
D – Relato do Alexandre: Ronaldo
E – Relato da Natália: Fernado
F – Relato do Marcos Ribeiro: Nyna
G – Relato da Simone: Elina
H – Relato da Marília: Bruno
Data Pauta dos encontros de 2010
05/03 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 21-53.
19/03 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 55-79.
09/04 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 79-92.
30/04 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias críticas e seu impacto no currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 93-132.
14/05 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-184.
28/05 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 184-224.
11/06 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 225-241.

(Análise crítica de relatos de experiência)

25/06 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 241-269.

(Análise crítica de relatos de experiência)

Pautas dos encontros – 2º Semestre
06/08 Discussão dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni
20/08 Discussão dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza
27/08 Defesa da Dissertação de Mestrado: Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo de Sílvio Sipliano da Silva
03/09 Discussão dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero
17/09 Retorno dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni
01/10 Retorno dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza
15/10 Retorno dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero
29/10 Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni
19/11 Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Simone Alves,  Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza
03/12 Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero
Bibliografia:
DELMANTO, D.; FAUSTINONI, L. E. Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. In: GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate – Relatos de Práticas Pedagógicas. Goiânia: SEE/GO, 2009.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-224.

__________. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 225-270.

FROW, J. e MORRIS, M. Estudos Culturais. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. et alli. O planejamento da pesquisa qualitativa:  teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2008. pp. 315-344.


Pauta dos encontros realizados em 2009

Data Leituras
06/02 MOURA, D. L. e LOVISOLO, H. Antropologia, cultura e Educação Física escolar. Rev. Bras.  Ciênc Esp. Campinas, v. 29, n. 3, pp. 137-153. maio, 2008.
20/02 ECOSTEGUY, A. C. Estudos Culturais: uma introdução. In SILVA, T. T. (Org.) O que é, afinal, Estudos Culturais?Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
06/03 NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
20/03 NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
03/04 GIROUX, H. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
24/04 SILVA, T. T. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In: SILVA, T. T e MOREIRA, A. F. B. (Orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
15/05 GUSMÃO, N. M. M. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade. Pro-Prosições, Dez 2008, vol.19, no.3, p.47-82.
29/05 GREEN, B. e BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
26/06 Avaliação e planejamento do 2º semestre.
21/08 Produção de conhecimento em Educação: a favor de quem?

– Debate em torno do tema.

– Esclarecimentos referentes à pesquisa teórica

– Apresentação de pesquisas em andamento.

Texto referência: GANDIN, L. A.; PARASKEVA, J. M e HYPOLITO, A. M. Mapeando a [complexa] produção teórica educacional – Entrevista com Tomaz Tadeu da Silva. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, pp.5-14, Jan/Jun. 2002.

04/09 Pesquisas pós-críticas: tomando posição.

– Debate em torno do tema

– Oficina

– Apresentação de pesquisas em andamento

Texto referência: PARAÍSO, M. P. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 283-303, maio/ago. 2004.

18/09 A relação entre a pesquisa e a prática pedagógica. 

– Debate em torno do tema.

– Apresentação de pesquisa em andamento

– Texto referência: CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, p. 269-283, jan./abr. 2009.

02/10 – Texto referência: LUDKE, Menga  e  CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. IN: Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.125, pp. 81-109.
16/10 – Texto referência: FISCHMANN, R. e BARBOSA, J. Pesquisa em pluralidade cultural: abordagens epistemológicas em diálogo. IN: Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 83-96, jan. / jun. 2009.

– Texto referência: JOB, I.; MATTOS, A. M. e TRINDADE, A. Processo de revisão pelos pares: por que são rejeitados os manuscritos submetidos a um periódico científico? IN: Revista Movimento, v.15, n.3, p. 35-55, jul./set. 2009.

30/10 – Texto referência: KINCHELOE, J. Para além do reducionismo: diferença, criticalidade e multilogicidade na bricolage e no pós-formalismo. In: PARASKEVA, J. (Org.). Currículo e multiculturalismo. Mangualde: Edições Pedago, 2006.
13/11 – Texto referência: BERRY, K. S. Estruturas da bricolagem e da complexidade. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
27/11 – Texto referência: BERRY, K. S. Realimentação para uma complexidade crescente. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
11/12 – Texto referência: SILVA, T. T. Como argumentar (mimeo).