Reuniões

Sala  61 – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2018

DataTemática
03/08– Apresentação dos resultados das pesquisas de Marcos e Mário. – Discussão e eleição da proposta de trabalho para o semestre: Proposta 1 MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. Resenha Proposta 2 Apresentar e discutir os relatos de experiência com o currículo cultural da Educação Física
10/08Estudo dos relatos de experiências
24/08Acusações, demandas, posições. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em desefa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
14/09O que é o escolar? In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em desefa da escola:uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
28/09Estudo dos relatos de experiências
05/10Domando a escola. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em desefa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
19/10Estudo dos relatos de experiências
09/11Domando o professor. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em desefa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
23/11Estudo dos relatos de experiências
07/12Experimentum scholae: a igualdade do começo. In: MASSCHELEIN, Jan;
SIMONS, Maarten. Em desefa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2014.

Sala 107 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 1º semestre de 2018

DataTemática
02/02Apontamentos sobre os objetivos, temas e atividades do semestre Apresentação e discussão das pesquisas: Hugo Cesar Bueno Nunes O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física Marcos Ribeiro das Neves O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes
16/02SOUSA SANTOS, B. “O paradigma dominante” e “A crise do paradigma dominante”. In: Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008. Provocação I
02/03SOUSA SANTOS, B. “O paradigma emergente”. In: Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008. Provocação II
16/03LIMA, H. L. A. O conhecimento como vontade de poder em Nietzsche. In: NÓBREGA, T. P. Epistemologia, saberes e práticas da Educação Física. João Pessoa: Editora Universitária, 2006. Provocação III
23/0314h00 – Sala de defesas Defesa da Dissertação de Mestrado Marcos Ribeiro das Neves O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes
06/04TOSCANO, S. G. R.; SILVA, D. J. V. A questão do conhecimento e da verdade em Michel Foucault: uma leitura a partir do perspectivismo. Ágora Filosófica, Recife, ano 15, n. 1, p. 195-2013, jan.-jun., 2015. Para aprofundar: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Poder e verdade. In: Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. Provocação IV
20/0410h00 – Sala de defesas Defesa da Tese de Doutorado de Hugo Cesar Bueno Nunes O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física 15h00 – Reunião: Felipe Quintão de Almeida – “A constituição de um pensamento renovador da Educação Física na América Latina: uma análise comparada entre Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia”. Texto 1 Texto 2
04/05SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes.In: SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. CONNELL, R. A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v. 27, n. 80, out.2012. Provocação V
18/05HOOKS, b. “Pedagogia engajada”, “Uma revolução de valores” e “Abraçar a mudança” . In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Link para o texto Provocação VI
08/06HOOKS, b. “Essencialismo e experiência”, “A construção de uma comunidade pedagógica” e “A língua”. In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Provocação VII
22/06HOOKS, b. “A confrontação da classe social na sala de aula”, “Eros, erotismo e o processo pedagógico” e “Êxtase”. In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Provocação VIII
10/0716h – Organização do VII Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física

Sala 61 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2017

DataTemática
04/08Apresentação da proposta para o semestre
18/08GRUPO 1: Marcos, Mário, Nyna e Wellington BHABHA, H. K. Introdução. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. O compromisso com a teoria. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. SANTOS, B. S. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S; MENESES, M. P (orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
25/0825/08 – Defesa da Dissertação de Mestrado de Jorge Luiz de Oliveira Júnior – Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulistana.
01/09GRUPO 2: Glaurea, Hugo, Leonardo, Marina e Ronaldo BHABHA, H. K. Interrogando a identidade: Frantz Fanon e a Prerrogativa Pós-Colonial. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. RAMOSE, M. B. Globalização e Ubuntu. In: SANTOS, B. S; MENESES, M. P (orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
29/09GRUPO 3: Arthur, Clayton, Ivan, Jorge, Leandro Sorocaba, Marcelo e Mariana BHABHA, H. K. A outra questão: o Estereótipo, a Discriminação e o Discurso do Colonialismo. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
06/10GRUPO 4: Felipe, Jacqueline, Leandro Rodrigo e Pedro BHABHA, H. K. Da mímica e do homem. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. *Escolher entre o V, VI e VII para complementar a questão da mímica, pois são análises mediante algumas narrativas (não precisam ler todos estes).
20/10GRUPO 5: André, Karina, Maria Emília, Ricardo, Rose e Thaís BHABHA, H. K. Disseminação. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
10/11GRUPO 6: Aline, Edgar, Flávio e Nathalia BHABHA, H. K. O pós-colonial e o pós-moderno: A Questão da Agência. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
24/11GRUPO 7: Alessandra, Caio, Joel, Luciano BHABHA, H. K. Só de pão: Signos de Violência em Meados do Século Dezenove. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
15/12GRUPO 8: Alessandro, Beatriz e Fernando BHABHA, H. K. Como o novo entra no mundo: O Espaço Pós-Moderno, os Tempos Pós-Coloniais e as Provações da Tradução Cultural. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BHABHA, H. K. Conclusão: “Raça”, Tempo e a Revisão da Modernidade. In: O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

Sala 61 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 1º semestre de 2017

DataTemática
03/02Respostas do grupo às críticas direcionadas às teorias pós-críticas Vídeos: “Argumentos Pós-Críticos” Textos: “Dialogando com as críticas ao pós-modernismo” “O que entendemos por pós-modernidade” “Modernidade Revolutions” “Des-cons-tru-ção”
17/02Prática pedagógica culturalmente orientada Análise de relatos de experiência NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação NUNES, M. L. F. Educação Física na área de códigos e linguagens. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
10/03Prática pedagógica culturalmente orientada Análise de relatos de experiência NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação. NUNES, M. L. F. Educação Física na área de códigos e linguagens. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
24/03Prática pedagógica culturalmente orientada BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que fazemos o que fazemos?
07/04Prática pedagógica culturalmente orientada BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que fazemos o que fazemos?
28/04Participação do Grupo na manifestação contra a Reforma da Previdência.
12/059h00 – Defesa da Tese de Doutorado de Alexandre França Salomão: “Pesquisas etnográficas em Educação Física escolar: um balanço de dissertações e teses” 15h00 – Prática pedagógica culturalmente orientada SANTOS, I. L. Educação Física cultural: navegando pelos mares-territórios da tematização e problematização.
26/05Prática pedagógica culturalmente orientada SANTOS, I. L. Educação Física cultural: navegando pelos mares-territórios da tematização e problematização.
09/06Prática pedagógica culturalmente orientada MÜLLER, A. O registro e a avaliação no currículo cultural de Educação Física: reorganizando a rota ao navegar por novos “mares”.
23/06Prática pedagógica culturalmente orientada MÜLLER, A. O registro e a avaliação no currículo cultural de Educação Física: reorganizando a rota ao navegar por novos “mares”.
07/07Prática pedagógica culturalmente orientada Apresentação e discussão dos relatos de experiência elaborados durante o semestre e avaliação.

Sala 61 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2016

DataTemática
05/08LYOTARD. J. F. O pós-modernismo. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1988. p.03-34.
19/08LYOTARD. J. F. O pós-modernismo. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1988. p.35-68.
02/09LYOTARD. J. F. O pós-modernismo. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1988. p.69-108.
16/09HICKS, S. R. C. O que é Pós-modernismo. In: Explicando o Pós-modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
21/09Defesa da Dissertação de Mestrado de Arthur Müller: “A avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas”
28/09Defesa da Tese de Doutorado de Ivan Luis dos Santos: “A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física”
30/09HICKS, S. R. C. O Contrailuminismo e seu ataque à razão. In: Explicando o Pós-modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
21/10HICKS, S. R. C. O colapso da razão no século 20. In: Explicando o Pós-modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
04/11HICKS, S. R. C. A atmosfera do coletivismo. In: Explicando o Pós-modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
18/11HICKS, S. R. C. A crise do socialismo. In: Explicando o Pós-Modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
02/12HICKS, S. R. C. Estratégias pós-modernas. In: Explicando o Pós-Modernismo: Ceticismo e Socialismo – de Rousseau a Foucault. São Paulo: Callis, 2011.
16/12Conversa com a professora Cyntia Ribeiro e apresentação dos vídeos produzidos pelos grupos.

Click here to change this text

Sala 61 – Bloco B – FEUSP
Horário: 15h00 às 18h00
Programação do 1º semestre de 2016

26/02 Apresentação da programação

Conversa com o Prof. Dr. Fabiano Bossle (UFRGS)

BOSSLE, F.; BOSSLE, C. B.; NEIRA, M. G. Desafios para a docência na Educação Física escolar. In: BOSSLE, F.; Witizorecki, E. S. (Orgs.) Didática(s) da Educação Física: formação docente e cotidiano escolar. Curitiba: CRV, 2016, p. 119-132.

04/03 Discussão a respeito da apropriação das noções de diferença e dos princípios e orientações didáticas do currículo cultural da Educação Física

Relato de prática: Futebol Soçaite

Quadros para análise da escrita-currículo

18/03 Educação Física e diferença(s)

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? “Introdução” e “Diferenças: múltiplos sentidos”

01/04 Educação Física e diferença(s)

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? “Introdução” e “Educação Física e diferença (Derrida e a diferença como jogo da linguagem: a différance)”

15/04 Educação Física e diferença(s)

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

29/04 NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
13/05 A prática pedagógica da Educação Física

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

27/05 Defesa da Dissertação de Mestrado de Pedro Xavier Russo Bonetto

A “escrita-currículo” da perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula

03/06 A prática pedagógica da Educação Física

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

Atividades preparatórias para a reunião

10/06 A prática pedagógica da Educação Física

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

Atividades preparatórias para a reunião

24/06 Sínteses, avaliação e planejamento do próximo semestre
01/07 Reunião final de preparação do VI SEMEF

Programação do 2º semestre de 2015

07/08 SAVIANI, D. Fordismo, keynesianismo e a nova educação. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 187-193.

SAVIANI, D. Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 195 – 229.

21/08 SAVIANI, D. Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 229-275
04/09 SAVIANI, D. Predominância da pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 277-303.
18/09 SAVIANI, D. Crise da pedagogia nova e articulação a pedagogia tecnicista. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 305-346.
02/10 SAVIANI, D. Pedagogia tecnicista, concepção analítica e visão crítico-reprodutivista. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 367-400.

SAVIANI, D. Ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar as práticas educativas. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 401-424.

SAVIANI, D. O neoprodutivismo e suas variantes: neoescolanovismo, neoconstrutivismo e neotecnicismo. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 425-442.

09/10 Conversa com o Professor Jocimar Daolio

DAOLIO, J. Educação Física e pesquisa sociocultural. In: STIGER, M. P. (org.) Educação Física + Humanas. Campinas: Editores Associados, 2015.

16/10 Conversa com a Professora Helena Altmann

ALTMAN, H. Educação esportiva de mulheres no Brasil contemporâneo: ampliar as possibilidades do corpo. Educação Física escolar: relações de gênero em jogo. Cortez: São Paulo, 2015.

“Que horas ela volta?” Direção: Ana Muylaert. Brasil, 2015.

23/10 BUCKINGHAM, D. “Crianças como cidadãos” e “Os direitos de mídias das crianças”. In: Crescer na era das mídias eletrônicas. Loyola: São Paulo, 2000. p. 110-136.

KANDINSKY: tudo começa num ponto. Centro Cultural Banco do Brasil

06/11 LEANDRO, A. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação e Educação. São Paulo, n. 21, p. 29-36, maio/ago, 2001.

TRICÁRICO, L. T. A imagem urbana como índice de territorialização de grupos socioculturais. In: Anais do I Encontro Internacional para estudos da Semiosfera: interferência das diversidades nos espaços culturais.

VICTÓRIO FILHO, A. et al. Brincando nos campos dos Estudos Culturais: Educação, Arte & Imagens nas Cidades. In: Anais do VI ENECULT: encontro de estudos interdisciplinares em cultura.

 

Aamir Khan: Como estrelas na Terra:

https://www.youtube.com/watch?v=b6J0CCuA11w

27/11 Lançamento do livro e conversa com Mônica Ferrari e Marco Antonio Bin

NUNES, M. R. F. Cena cosplay: breves narrativas de consumo e memória pelas capitais do Sudeste brasileiro. In: Cena Cosplay: comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Sulina, Porto Alegre: 2015 p. 23-76.

BIN, M. A. Espaço urbano, performance e memória: a poética do corpo na poesia margina e na cena cosplay. In: Cena Cosplay: comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Sulina, Porto Alegre: 2015 p. 77-111.

11/12 NUNES, M. L. F. A arte do egresso de Educação Física na sociedade globalizada. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2015.

Avaliação do semestre

18/12 Defesa de Tese de Doutorado de Maria Emília de Lima

“Entre fios, ‘nós’ e entrelaçamentos: a arte de tecer o currículo cultural de Educação Física”

Programação do 1º semestre de 2015

06/02 SKLIAR, C.; DUSCHATZKY, S. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. LARROSA, J.; SKLIAR, C. (org.) Habitantes de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
20/02 GIROUX, H. Estudos Culturais, resistindo à diferença e o retorno da pedagogia crítica. In: Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
06/03 SIMON, R. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008.
20/03 RODRIGUES, T. C.; ABRAMOWICZ, A. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013.
10/04 CANDAU, V. M; LEITE, M. S. Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 144, p. 948-967, set/dez, 2011.
24/04 ANYON, J. Somente a pedagogia crítica não basta: educação voltada à justiça social, à participação política e à politização dos estudantes. In: APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
08/05 OLIVEIRA, F. ABRAMOWICZ, A. Educação e diferença: na direção da multidão. Educação Infantil e diferença. Campinas: Papirus, 2013.
22/05 REIS, C.; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013.
12/06 LOURO, G. L. Uma política pós-identitária para a educação. In: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
26/06 DORNELLES, L. V. Sobre raça, racismo, negritude e beleza: o que as crianças têm a dizer sobre esse tema? In GHANEM, E.; NEIRA, M. G. Educação e diversidade no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014. 

Programação do 2º semestre de 2014

01/08 PETERS, M. A filosofia da diferença, Nietzsche e a crítica da razão. In: PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
15/08 WILLIAMS, J. Introdução: o que é pós-estruturalismo? In: WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo.  Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
29/08 HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
12/09 HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
26/09 FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. São Paulo: Forense Universitária, 1995.
10/10 FOUCAULT, M. Nietsche, Freud e Marx. In: FOUCAULT, M. Um diálogo sobre os prazeres do sexo – Nietzsche, Freud e Marx. São Paulo: Landy editora, 2000.
31/10 Comemoração do 10º aniversário do Grupo de Pesquisas

Análise da trajetória e da produção do grupo

O currículo cultural da Educação Física em ação

A história em imagens

A veia artística

07/11 LARROSA BUENDÍA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T.T. (org.) Sujeitos da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
21/11 VARELA, Julia; ALVAREZURIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 68-96, 1996.
05/12 Atividade artística – Apresentação do Grupo Pastiche às 19h30

Faculdade Piaget

Av. Mogi das Cruzes, 1001

Jardim Imperador – Suzano (SP)

19/12 Discussão do Relatório de Pesquisa do Pedro Xavier Russo Bonetto e avaliação do semestre

Programação do 1º semestre de 2014

TEMA: CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO
07/02 LIPPI, B. G. Os “novos” tempos ou velhos tempos sob uma “nova” roupagem? In: Formação contínua de professores de educação física do Estado de São Paulo: quais as políticas em jogo? 2009. Dissertação (Mestrado em Educação)–Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2009.
21/02 SILVA, S. S. O contexto político e social brasileiro. In: Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação)–Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2010.
TEMA: FUNDAMENTOS
07/03 NUNES, M. L. F. Segundo Mapa: os aportes conceituais. In: Sobre Frankenstein, Monstros e Ben 10: o currículo e os sujeitos da formação em Educação Física, 2011. (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011.
21/03 NEIRA, M. G. Sociedade, multiculturalismo e Educação Física. In: NEIRA, M. G. (org.) Ensino de Educação Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
TEMA: PESQUISAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
04/04 ETO, J.; NEIRA, M. G. Educação Física na Educação do Campo: possibilidades de um currículo multicultural numa escola de assentamento. In: GHANEM, E.; NEIRA, M. G. Educação e diversidade cultural no Brasil. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.
09/05 NEIRA, M. G. “Tem pessoa que dança bem, tem pessoa que dança mal. Eu danço mal”: influências do currículo da Educação Física no posicionamento dos sujeitos. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.
06/06 LIMA, M. E. A Educação Física Escolar colonizada pelas objetivações de currículos não críticos e as alternativas para que as vozes e as gestualidades subjugadas possam ser reconhecidas. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.
13/06 LINS RODRIGUES, A. C. Culturas negras no currículo escolar da Educação Física: o samba como possibilidade de resistência. (Relatório de Pesquisa) –Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2014.
27/06 SANTOS, I. L. Educação Física cultural e a descolonização do currículo: Entremeando caminhos para a tematização e a problematização das práticas corporais. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.

Apresentação dos resultados da pesquisa de Camila Aguiar

A interpretação dos professores de Educação Física acerca das inovações curriculares da Prefeitura Municipal de São Paulo

Programação do 2º semestre de 2013

02/08 Apresentação da proposta; seleção de quatro relatos para análise; problematização.
16/08 GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T.; GENTILI, P. (Orgs.). Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996. p. 9-49.
30/08 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Educação Física.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – Educação Física.

13/09 LOPES, A. C. Pluralismo cultural em políticas de currículo nacional. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2001. p. 59- 80.
27/09 MACEDO, E. A diferença nos PCN do Ensino Fundamental. In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006, p.159-186.

PETERS, M.; MARSHALL, J.; FITZSIMONS, P. Gerencialismo e política educacional em um contexto global: Foucault, neoliberalismo e a doutrina da auto-administração. In: BURBULES, N. C.; TORRES, C. A. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: ARTMED, 2004. p. 77-90.

11/10 LOPES, A.C. Parâmetros curriculares para o Ensino Médio: quando a integração perde seu potencial crítico. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. (Org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
25/10 COSTA, S. S. G. Governamentalidade Neoliberal, Teoria do Capital Humano e Empreendedorismo. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 2, mai/ ago, v. 34, p. 171- 186. Porto Alegre, 2009.
08/11 Análise da pesquisa de Lilian Cristina Gramorelli
22/11 FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
06/12 Avaliação, show musical e mesa redonda.

Programação do 1º semestre de 2013

15/02 Apresentação da proposta para o semestre

Fundamentação para a prática

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

01/03 Fundamentação para a prática

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

22/03 Fundamentação para a pesquisa

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e Filosofia da Diferença: uma Introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

05/04 Fundamentação para a prática

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Assistência às filmagens das aulas

19/04 Análise das filmagens das aulas assistidas em 05/04

Assistência às filmagens das aulas

03/05 Análise das filmagens das aulas assistidas em 19/04

Assistência às filmagens das aulas

10/05 Fundamentação para a pesquisa

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

17/05 Análise das filmagens das aulas assistidas em 03/05

Assistência às filmagens das aulas

07/06 Análise das filmagens das aulas assistidas em 17/05
21/06 Análise dos Relatórios para o Exame de Qualificação

Camila Aguiar e Jorge Eto

05/07 Fundamentação para a pesquisa

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a Vontade de Saber. São Paulo: Graal, 2009.

Programação do 2º semestre de 2012

10/08 Etnografia: Pipa, capucheta e laça-gato (Marcos Neira)

Prática pedagógica da Profa. Denângela

24/08 Etnografia: Samba (Camila Aguiar e Alessandro Cruz)

Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto

14/09 Etnografia: Parkour (Pedro Bonetto)

Prática pedagógica da Profa. Denângela

21/09 Etnografia: Futebol (Jacqueline Martins)

Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto

19/10 Etnografia: Psy Trance (Saulo Françoso)

Prática pedagógica da Profa. Denângela

26/10 Etnografia: Funk (Rose Colombero)

Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto

09/11 Etnografia: Skate (Fernando Vaghetti e Marcos Ribeiro)

Discussão da pesquisa de Rubens Gurgel

23/11 Análise e sugestões para o texto do relato de Jacqueline Martins

Discussão da pesquisa de César Rodrigues

07/12 Avaliação e planejamento do próximo semestre

Programação do 1º semestre de 2012

10/02 NEIRA, M. G. Apresentação e Contexto e Pressupostos. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 09-37.
02/03 NEIRA, M. G. A problemática. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 38-58.

Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes.

16/03 NEIRA, M. G. Metodologia. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 59-74.

Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza

30/03 NEIRA, M. G. Alicerces do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 75-121.

Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso.

13/04 NEIRA, M. G. Alicerces do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 75-121.

Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes.

27/04 NEIRA, M. G. A alvenaria do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 122-183.

Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza

11/05 NEIRA, M. G. A alvenaria do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 122-183.

Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso.

25/05 NEIRA, M. G. Considerações transitórias. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 184-193.

Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes.

15/06 Discussão do filme “Cópia Fiel” de Abbas Kiarostami. Irã/Itália/França: Imovision, 2010.

Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza

29/06 Avaliação do 1º semestre e planejamento do 2º semestre/2012

Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso.

Calendário de Reuniões – 2011
Os encontros acontecem na sala 147 bloco B da FEUSP.
Horário : 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2011

05/08 Danças Urbanas – Profa. Rose Colombero e Profa. Beatriz Andrade
19/08 Apresentação de pesquisa de Maria Emilia e HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 07-22.
02/09 Apresentação de pesquisa de Camila Aguiar e HALL, S. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 23-46.
16/09 Apresentação de pesquisa de Mário Nunes e HALL, S. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 47-66.
30/09 Apresentação de pesquisa de Rubens Gurgel e HALL, S. Globalização. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 67-76.
14/10 Apresentação de pesquisa de Alexandre Mazzoni e HALL, S. O global, o local e o retorno da etnia e Fundamentalismo, diáspora e hibridismo. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 77-98.
21/10 Apresentação de pesquisa de Lilian Gramorelli e Análise e discussão do relato de experiência da Profa. Jacqueline Martins
11/11 Apresentação de pesquisa de César Rodrigues e Análise e discussão do relato de experiência da Profa. Beatriz Andrade.
25/11 Debate sobre o livro “A travessia do rio” de Caryl Phillips, Editora Record, 2011.
09/12 Avaliação 2011 e plano para 2012

Programação do 1º semestre de 2011

Proposta de atividades presenciais
·          Estudo e produção de material sobre as manifestações corporais: os grupos farão uma etnografia das manifestações corporais, prepararão um texto e conduzirão a reunião presencial.

·          Análise e discussão do referencial teórico dos Estudos Culturais e Multiculturalismo.

04/02 Dança contemporânea: Beatriz
18/02 HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.
25/02 Defesa da dissertação de mestrado: “Avaliação da aprendizagem em educação física na perspectiva cultural: Uma escrita autopoiética” – Nyna Taylor Gomes Escudero.
04/03 Lutas: Alexandre e Jorge.
18/03 HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.
01/04 Capoeira: Carin, Marcos, Ronaldo e Tiago César.
15/04 GUIMARÃES, L. B. e SILVA, B. L. Planejamentos de ensino entremeando biologia e cultura. Ensino em Re-Vista, 16(1): 33-45, jan./dez. 2009.

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

29/04 Brincadeiras de adultos com crianças: Elina, Simone e Isabel.
06/05 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
20/05 Futebol de Várzea: Alessandro, Daniel e Mabel.
03/06 COSTA, M. V. Cartografando a gurizada de fronteira: novas subjetividades na escola. In: ALBUQUERQUE Jr.; VEIGA-NETO, A. e SOUZA FILHO, A. (Orgs.) Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
17/06 Jogos de cartas: Natália e Alessandra.
Proposta de atividades paralelas
·         Discussão e elaboração de relatos de experiência a partir de trabalhos pedagógicos em andamento. O grupo contribuirá por e-mail.

·         Entretecimento e conclusão dos relatos elaborados em 2010.

GRUPOS
Elaboração de relatos de experiência A – Jacqueline, Bruno e Nyna;
B – Ronaldo Reis, Carin e Lilian;
C – Beatriz, Natália e Alessandra.
Entretecimento dos relatos 2010 A – Relato da Camila: Carin
B – Relato do Jorge: Alessandra
C – Relato da Rose: Lilian
D – Relato do Alexandre: Ronaldo
E – Relato da Natália: Fernado
F – Relato do Marcos Ribeiro: Nyna
G – Relato da Simone: Elina
H – Relato da Marília: Bruno
Data Pauta dos encontros de 2010
05/03 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 21-53.
19/03 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 55-79.
09/04 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 79-92.
30/04 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias críticas e seu impacto no currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 93-132.
14/05 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-184.
28/05 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 184-224.
11/06 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 225-241.

(Análise crítica de relatos de experiência)

25/06 NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 241-269.

(Análise crítica de relatos de experiência)

Pautas dos encontros – 2º Semestre
06/08 Discussão dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni
20/08 Discussão dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza
27/08 Defesa da Dissertação de Mestrado: Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo de Sílvio Sipliano da Silva
03/09 Discussão dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero
17/09 Retorno dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni
01/10 Retorno dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza
15/10 Retorno dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero
29/10 Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni
19/11 Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Simone Alves,  Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza
03/12 Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero
Bibliografia:
DELMANTO, D.; FAUSTINONI, L. E. Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. In: GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate – Relatos de Práticas Pedagógicas. Goiânia: SEE/GO, 2009.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-224.

__________. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 225-270.

FROW, J. e MORRIS, M. Estudos Culturais. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. et alli. O planejamento da pesquisa qualitativa:  teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2008. pp. 315-344.


Pauta dos encontros realizados em 2009

Data Leituras
06/02 MOURA, D. L. e LOVISOLO, H. Antropologia, cultura e Educação Física escolar. Rev. Bras.  Ciênc Esp. Campinas, v. 29, n. 3, pp. 137-153. maio, 2008.
20/02 ECOSTEGUY, A. C. Estudos Culturais: uma introdução. In SILVA, T. T. (Org.) O que é, afinal, Estudos Culturais?Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
06/03 NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
20/03 NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
03/04 GIROUX, H. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
24/04 SILVA, T. T. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In: SILVA, T. T e MOREIRA, A. F. B. (Orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
15/05 GUSMÃO, N. M. M. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade. Pro-Prosições, Dez 2008, vol.19, no.3, p.47-82.
29/05 GREEN, B. e BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
26/06 Avaliação e planejamento do 2º semestre.
21/08 Produção de conhecimento em Educação: a favor de quem?

– Debate em torno do tema.

– Esclarecimentos referentes à pesquisa teórica

– Apresentação de pesquisas em andamento.

Texto referência: GANDIN, L. A.; PARASKEVA, J. M e HYPOLITO, A. M. Mapeando a [complexa] produção teórica educacional – Entrevista com Tomaz Tadeu da Silva. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, pp.5-14, Jan/Jun. 2002.

04/09 Pesquisas pós-críticas: tomando posição.

– Debate em torno do tema

– Oficina

– Apresentação de pesquisas em andamento

Texto referência: PARAÍSO, M. P. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 283-303, maio/ago. 2004.

18/09 A relação entre a pesquisa e a prática pedagógica. 

– Debate em torno do tema.

– Apresentação de pesquisa em andamento

– Texto referência: CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, p. 269-283, jan./abr. 2009.

02/10 – Texto referência: LUDKE, Menga  e  CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. IN: Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.125, pp. 81-109.
16/10 – Texto referência: FISCHMANN, R. e BARBOSA, J. Pesquisa em pluralidade cultural: abordagens epistemológicas em diálogo. IN: Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 83-96, jan. / jun. 2009.

– Texto referência: JOB, I.; MATTOS, A. M. e TRINDADE, A. Processo de revisão pelos pares: por que são rejeitados os manuscritos submetidos a um periódico científico? IN: Revista Movimento, v.15, n.3, p. 35-55, jul./set. 2009.

30/10 – Texto referência: KINCHELOE, J. Para além do reducionismo: diferença, criticalidade e multilogicidade na bricolage e no pós-formalismo. In: PARASKEVA, J. (Org.). Currículo e multiculturalismo. Mangualde: Edições Pedago, 2006.
13/11 – Texto referência: BERRY, K. S. Estruturas da bricolagem e da complexidade. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
27/11 – Texto referência: BERRY, K. S. Realimentação para uma complexidade crescente. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
11/12 – Texto referência: SILVA, T. T. Como argumentar (mimeo).