Publicações

Artigos:

AGUIAR, A. A. D. Xadrez na escola: uma análise crítica através dos estudos culturais. Lecturas: Educación Física e Deportes, Revista Digital. Buenos Aires - Ano 17 - Nº 170 - Julho de 2012. Texto completo.

AGUIAR, A. A. D. O gênero feminino nas aulas de Educação Física: um olhar através dos estudos culturais. Lecturas: Educación Física e Deportes, Revista Digital. Buenos Aires - Ano 17 - Nº 171 - Agosto de 2012. Resumo - Texto completo

AGUIAR, C. A.; NEIRA, M. G. Nesta escola tem samba. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, jul-dez 2014, p. 167-174. Texto completo

AGUIAR, C. A; NEIRA, M. G. Análise das orientações curriculares de Educação Física do município de São Paulo: proposições e possibilidades. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 24-45, jan./abr. 2016. Texto completo

ALVIANO JR., W.; NEIRA, M. G. Formação inicial em Educação Física e currículo: uma proposta sob a ótica de seus autores. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 117-138, maio, 2013. ResumoTexto completo

ALVIANO JÚNIOR, W. A formação inicial do professor de Educação Física alinhada às políticas neoliberais. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S457-S471, abr./jun. 2014. Texto completo

ARAUJO, L.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física em ação: análise do processo de significação das práticas corporais por parte dos sujeitos. Iniciação, v. 4, p. 1-17, 2014. ResumoTexto completo

BARBOSA, C. H. G.; NUNES, M. L. F. A prática pedagógica de um currículo cultural da Educação Física. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 1, jan./jun. 2014 – Texto completo

BONETTO, P. X. R. Resenha do livro “Educação Física”. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, jul-dez 2014, p. 299-302. – Texto completo

BONETTO, P. X. R. Tinku: entre a ontologia, a metafísica e a estilística do viver – Vila Flor – Texto completo

BOTELHO, R. G.; NEIRA, M. G. Análisis de libros de texto en Brasil y en España: una introducción al tema en el área de Educación Física. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 659-685, abr./jun. De 2014. ResumoTexto completo

BORGES, C. A Copa do Mundo é nossa? Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Campinas, v. 13, n. 01, jan-mar 2015, p. 162-179. – Texto completo

CARVALHO, C. P. F.; LOPES, F. C. O. Idealismo e contradição: os conceitos de competências e culturalismo no currículo de Educação Física paulista. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 20, n. 2, p. 82-97. 2015. Texto completo

CASTRO, D. M e NEIRA, M. G. Cultura corporal e educação escolar indígena – um estudo de caso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 34, p.234-254, jun. 2009. Resumo - Texto completo

CASTRO, D. M. e NEIRA, M. G. Corpos indígenas, gestualidade branca: paradoxos da educação intercultural. Plures Humanidades, Ribeirão Preto, n. 12, p. 32-50, julho/dezembro, 2009. Resumo - Texto completo

CAVALCANTE, J. D., ETO, J., ALMEIDA, R. M., LEITE, T. C., NEIRA, M. G. A formação dos professores que atuam na Educação Física escolar na região do Araguaia no estado de Mato Grosso do Sul. Revista Mineira de Educação Física. v. Esp., p. 128 - 134, 2005.

CURÁTOLO, R. A.; NEIRA, M. G. Análise de uma proposta integrada para o ensino de Artes e Educação Física na escola. Vôos Revista Polidisciplinar. Guarapuava. v. 03, ed. 02, p. 28-47, dez. 2011. ResumoTexto completo

ESCUDERO, N. T. G.; NEIRA, M. G. Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 285-304, maio/ago. p. 285-304, 2011. Resumo - Texto completo

ESCUDERO, N. T. G.; OLIVEIRA Jr., J. L. A Educação Física cultural na escola: tematizando os diferentes discursos do Muay Thai. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, p. 263-267, jul-dez 2014. – Texto completo

ETO, J.; NEIRA, M. G. Centralização e descentralização: uma análise das políticas públicas de Educação Física. Cadernos UNIVAG. Várzea Grande, v. 01, n. 02, p. 20-30, 2005.  Texto completo

ETO, J.; LIMA, F. C.; BENITEZ, A. C. Algumas representações de Educação Física de alunos ingressantes e concluintes de um curso de licenciatura em Cuiabá (MT). Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 4, p. 127-138, jan./jun. 2014. Texto completo

ETO, J.; NEIRA, M. G. Reflexões sobre as Propostas Curriculares de Educação Física do Município de São Paulo e dos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Revista Iberoamericana de Educación. Madrid, v. 1, p. 01-11, 2014. ResumoTexto completo

FRANÇOSO S. Um caleidoscópio sem lógica: a Educação Física escolar na visão dos Coordenadores e Orientadores de Esporte e Lazer do SESI-SP. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, n. 164, jan, 2012. Texto completo

FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Contribuições do legado freireano para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 02, p. 531-546, abril/junho 2014. Texto Completo

FRANÇOSO, F. G.; FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Interfaces entre o currículo de História e Educação Física a partir do multiculturalismo crítico. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.13, n.04, p. 863 – 887 out./dez.2015. Texto completo

GONÇALVES, N. Tematizando as lutas dos desenhos animados: Uma leitura critica através da abordagem cultural. Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 147, Agosto de 2010, Buenos Aires, 2010. Resumo - Texto completo

GONÇALVES, N. Estudos culturais e currículo multicultural: Contribuições para a reflexão do currículo na escola.Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 147, Agosto de 2010, Buenos Aires, 2010. Resumo - Texto completo

GONÇALVES, N., SOMERFELD, A. L., Tematizando as corridas de rua: Esporte Democrático? Lecturas, Educacion Fisica y Deportes, Buenos Aires, , n. 159, jun, 2012. ResumoTexto completo

GONÇALVES, N. Estudos Culturais e Currículo Multicultual: validando as vozes dos alunos. Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 170, Julho de 2012, Buenos Aires, 2012. ResumoTexto completo

GRAMORELLI, L. C. e NEIRA, M. G. Dez anos de Parâmetros Curriculares Nacionais: a prática da Educação Física na visão de seus atores. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 15, n.04, p.107-126, out/dez, 2009. Resumo - Texto completo

GUIMARÃES, C. C. P. A.; NEIRA, M. G.; VELARDI, M. Reflexões sobre saúde e Educação Física escolar: a visão dos professores. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 4, p. 113-138, 2015. Texto completo

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Juventude e beleza ao alcance de todas: análise dos discursos midiáticos sobre o corpo feminino. Revista Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, v. 3, p. 170-188, 2013. Resumo Texto completo.

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física como espaço de participação coletiva e reconhecimento da cultura corporal da comunidade. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 51, n. 5, 2010. p. 01-10. Resumo - Texto Completo

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo de Educação Física na rede municipal de São Paulo: análise dos relatos de experiência. Revista Brasileira de Educação Física escolar. São Paulo, n. 01, v. 01, p. 32-43, agosto, 2015. Texto Completo

LIPPI, B. G.; SOUZA, D. A. e NEIRA, M. G. Mídia e futebol: contribuições para a construção de uma pedagogia crítica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, pp. 91-106, 2008. Resumo - Texto completo

LIPPI, B. G.; LIMA, J. M. Professor de Educação Física: a política educacional estadual paulista. Motriz - Revista de Educação Física - UNESP, v. 12, p. 249-261, 2006. Resumo - Texto completo

LIPPI, B. G. e NEIRA, M. G. A formação de professores na rede estadual paulista entre 1983 e 2006: uma análise crítica. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro/ Vol. 23, n.43/ p. 76-92/ Mai-Ago. 2013. ResumoTexto completo

MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. p. S.; NEIRA, M. G. O trabalho pedagógico com os esportes coletivos nas propostas curriculares brasileiras para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Física escolar, São Paulo, ano I, v. 02, p. 61-73, nov. 2015. – Texto completo

MARTINS, A. T.; NEIRA, M. G. Interfaces entre o currículo cultural da Educação Física e o processo de inclusão. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, p. 167-174, jul-dez 2014. Texto completo

MARTINS, J. C. J. Ginásticas: saúde e lazer x competição. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 287-295, jul./dez. 2014. Texto completo

MELLO, C. C. C.; BOCCHINI, D.; ROSA, D. W. D.; FELICIANO, F.; NEVES, M. R. e NEIRA, M. G. O esporte na Educação Física escolar: possíveis influências na construção da identidade dos alunos e alternativas para a transformação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 04, n. 2, pp. 147-162, 2008. Resumo - Texto completo

NASCIMENTO, A. S.; NUNES, M. L. F. A mulher árbitra de futsal: entre a norma e a resistência. Intersecções: revista de estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 197-219, jun. 2014 – Texto completo

NEIRA, M. G. A inserção da cultura corporal no projeto pedagógico. Abceducatio São Paulo, v. 5, p.32 - 34, 2004.

NEIRA, M. G., ETO, J. Expansão dos cursos de Educação Física no estado de Mato Grosso do Sul: uma análise da política educacional no ensino superior. Lecturas Educación Física y Deportes. (Argentina) Revista Digital, v.10, 2005.

NEIRA, M. G., ETO, J. Centralização e descentralização: uma análise das políticas públicas de Educação Física. Educação & Sociedade. v. 01, p.21 - 32, 2005.

NEIRA, M. G. Autonomia na elaboração do currículo escolar: em busca de uma Educação Física cidadã. Corpoconsciência. v.9, p.13 - 31, 2005.

NEIRA, M. G. Representações sobre a docência em educação física: modificações a partir de um programa de formação. Paidéia. Cadernos de Psicologia e Educação. v. 16, p.101 - 110, 2006. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. Representações de professores polivalentes sobre a educação física na escola: contribuições do programa de formação contínua PEC- Municípios. Educação. Teoria e Prática (UNESP Rio Claro). , v. 13, p.23 - 37, 2006.

NEIRA, M. G. Por um currículo multicultural da Educação Física. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, v.12, p.31 - 40, 2006.

NEIRA, M. G. O currículo multicultural da Educação Física: uma alternativa ao neoliberalismo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. , v. 5, p.75 - 83, 2006. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. Cultura corporal patrimonial: os saberes dos excluídos como ponto de partida para a elaboração do currículo da educação física. Educare Educere. IPCB. Portugal, v. 19, p. 161 - 177, 2006.

NEIRA, M. G., GALLARDO, J. S. P. Conhecimentos da cultura corporal de crianças não escolarizadas: a investigação como fundamento para o currículo. Motriz. Revista de Educação Física. UNESP. , v. 12, p. 01 - 08, 2006. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. Valorização das identidades: a cultura corporal popular como conteúdo do currículo da Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.13, n.3, pp.174-180, jul./set. 2007. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Linguagem e cultura: subsídios para uma reflexão sobre a educação do corpo. Caligrama. Revista de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Mídia, v. 3, n. 3, pp. 01-16, set./dez., 2007. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. Formação para a docência em Educação Física a distância: um estudo de caso. Lecturas Educación Física y Deportes. (Argentina) Revista Digital, v.13, n. 119, abr. 2008.

NEIRA, M. G. A Cultura Corporal Popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Pensar a prática, Goiânia, v. 11, n. 1, jan./mar., pp. 81-90, 2008. Resumo - Texto Completo

NEIRA, M. G. A Educação Física em contextos multiculturais: concepções docentes acerca da própria prática pedagógica. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, pp.39-54, jul./dez., 2008. Resumo - Texto Completo

NEIRA, M. G. Programa de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? Movimento & Percepção. v. 10, n. 14, jan/jun, p. 59 - 66, 2009. Resumo - Texto Completo

NEIRA, M. G.; SANTOS JÚNIOR, N. J. e SANTOS, A. P. S. Corpo feminino na TV: reflexões necessárias no âmbito da Educação Física escolar. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. Resumo - Texto Completo

NEIRA, M. G. Desvelando Frankensteins: interpretações dos currículos de Licenciatura em Educação Física. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física. v. 01, n. 01, p. 118-140, ago. 2009. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. A derrubada dos muros. Revista Educação, São Paulo, v. 13, n. 149, p. 38-40, set. 2009.

NEIRA, M. G. Em defesa do jogo como conteúdo cultural do currículo de Educação Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 25-41, 2009. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. Educação Física na perspectiva cultural: proposições a partir do debate em torno do currículo e da expansão do Ensino Fundamental. Horizontes, Itatiba, v. 27, n. 2, p. 79-89, jul/dez, 2009. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física. Interface (Botucatu), Dez. 2010, v. 14, n. 35, p. 783-795. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. El currículo de la Educación Física en la perspectiva cultural: fundamentación y práctica pedagógica. Horizontes Educacionales, Chillán, Chile, v. 15, n. 02, p. 49-68, 2010. Resumo - Texto completo.

NEIRA, M. G. A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a diversidade cultural e suas práticas curriculares. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 323-342, maio/ago. 2011. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. A proposta curricular de São Paulo na perspectiva dos saberes docentes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 25, p. 23-27, nov. 2011. Suplemento n. 6. Resumo - Texto completo.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set. 2011. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o debate curricular da Educação Física. Dialogia, São Paulo, v. 02, n. 14, p. 195-206, 2011. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. Educação à direita: discutindo o posicionamento das propostas curriculares da Educação Física em Portugal e no Brasil. Conectionline. Cuiabá, v. 8, p. 01-11, jan/fev. 2012. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. Alternativas existem! Análise da produção científica em dois periódicos brasileiros sobre a docência na Educação Física. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 241-257, jan/mar de 2012. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G.; LIPPI, B. G. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 607-625, maio/ago. 2012. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G.; EHRENBERG, M. C. Análise da proposta de estágio na Licenciatura em Educação Física da Universidade de São Paulo. Revista Olh@res. Guarulhos, v. 01, n. 01, p. 325-348. maio, 2013. ResumoTexto completo.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: análise da produção discursiva de seus autores. Revista Ìmpetus, Villavicencio, v. 07, n. 09, 2013. p. 07-13 – Texto completo

NEIRA, M. G. A seleção dos temas de ensino do currículo cultural da Educação Física. Revista Educación física y deporte, Medellín, v. 32, p. 1421-1430, 2013. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. Infância, educação e cultura. Revista Vila Flor, São Paulo, n. 04, p. 01, jan./mar. 2014. Texto completo

NEIRA, M. G. Cruzando fronteiras: o currículo multicultural e o trabalho com as diferenças em sala de aula. Lantuna: Revista Cabo-verdiana de Educação, Filosofia e Letras, Santiago, v. 1, n. 1, p. 119-136, jan.-jun. 2014. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. A brincadeira é livre. Revista Carta Fundamental, São Paulo. n. 60, agosto 2014. Texto Completo

NEIRA, M. G. O funk na escola. Revista Carta Fundamental, São Paulo. n. 61, setembro 2014. Texto Completo

NEIRA, M. G. Os signos da luta. Revista Carta Fundamental, São Paulo. n. 62, outubro 2014. Texto Completo

NEIRA, M. G. Os currículos que formam professores de Educação Física e a Síndrome de Estocolmo: explicações para o choque com a realidade. Revista Educación Física y Deporte, Medellín, v. 33, p. 51-71, ene-jul, 2014. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. Análise de relatos que abordaram o esporte nas aulas de educação física: indícios de uma mudança paradigmática. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 16, p. 41-65, mai-ago 2014. – Texto completo

NEIRA, M. G. Etnografando a prática do skate: elementos para o currículo da Educação Física. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, p. 138-155, vol. 9, n. 18, julho/dezembro de 2014. – Texto completo

NEIRA, M. G. Lugar de esporte radical é na escola. Revista Carta Fundamental, São Paulo. n. 65, fevereiro 2015. Texto Completo

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 06, n. 31, p. 276-304, mai/ago, 2015. Texto completo

NEIRA, M. G. Análise dos currículos estaduais de Educação Física: inconsistências e incoerências percebidas. Cadernos Cenpec. São Paulo, v. 05, n. 02, p. 233-254, jul/dez, 2015. Texto completo

NEIRA, M. G. O multiculturalismo crítico e suas contribuições para o currículo da Educação Física. Temas em Educação Física escolar. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 03-29. 2016 Texto completo

NUNES H. C. B; LIMA K. A; FRANÇOSO S. A proposta curricular de Educação Física do SESI-SP: um caminho que valoriza a voz dos professores. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, año 17, n. 167, abr, 2012. Texto Completo

NUNES, H. C. B. Lutas e Artes Marciais: possibilidades pedagógicas em Educação Física Escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, año 18, n. 183, ago, 2013. ResumoTexto completo.

NUNES, H. C. B.; MÜLLER, A.; NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física na rede SESI-SP de ensino: uma análise a partir da diferença. Revista Brasileira de Educação Física escolar, São Paulo, ano I, v. 02, p. 113-124, nov. 2015. – Texto completo

NUNES, M. L. F. Imposição ou transformação? A multiplicação das escolinhas de esportes suscita reflexões sobre o papel do professor de Educação Física e do técnico de futebol. In: Carta na escola, ed. 12, dez- 2006.

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G.A avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 20, n. 02, p. 377-399, 2015. Texto completo

NUNES, M. L. F. e RUBIO, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, pp.55-77, jul./dez., 2008. Resumo - Texto completo

NUNES, M. L. F. Corpo, saúde e o governo de si. Revista de Educação – Vila Flor – Texto Completo

NUNES, M. L. F. Tempos Pós. Revista de Educação – Vila Flor – Texto Completo

NUNES, M. L. F. Humor e Terror: ou como manter o outro à distância – Vila Flor – Texto Completo

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Processos de inclusão excludente presentes no Ensino Superior privado. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 04, p. 1209-1228, out/dez 2014. Texto Completo

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Responsabilidade socioambiental como estratégia de subjetivação dos sujeitos do ensino superior. Linhas. Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 388-405, jul./dez. 2014. Texto Completo

ROCHA, M. A. B.; TENÓRIO, K. M.; SOUZA JUNIOR, M. B. M.; NEIRA, M. G. As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física escolar: uma revisão sistemática. Currículo sem Fronteiras, v. 15, p. 178-194, 2015. Texto Completo

SBORQUIA, S.; NEIRA, M. G. Physical Education as language: basis for repositioning in scholl curriculum. Fiep Bulletin. Foz do Iguaçu: New World Gráfica, v. 77. p. 99-102, 2007.

SILVA, S. S.; NEIRA, M. G. Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S324-S337, abr./jun. 2014. Texto completo

SODRÉ, M. L.; NEIRA, M. G. A formação de professores de Educação Física na Universidade de São Paulo: análise das experiências de estágio disciplinar. Cadernos de Educação Física: estudos e reflexões, Marechal Rondon, v. 10, n. 19, p. 11-18, 2011. Texto completo

SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. Tematizando a cultura corporal na Educação Infantil: uma experiência multiculturalmente orientada. Cadernos de Formação RBCE. Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 58-68, mar. 2015. Texto completo.

SOUZA, V. S.; NEIRA, M. G. A domesticação dos corpos: em destaque as práticas escolarizadas da Educação Infantil. Revista Conexões, Campinas, v. 12, n. 1, p. 107-125, jan./mar. 2014. ResumoTexto completo

SBORQUIA, S. P. e NEIRA, M. G. As danças folclóricas e populares no currículo de Educação Física: possibilidades e desafios. Motrivivência, Ano X, n. 31, pp. 79-98, dez., 2008. - Resumo - Texto completo

VIEIRA, R. A. G. Professor universitário de Educação Física como intelectual público no combate a cultura empresarial. Revista Eletronica Lecturas em Educación Física e Desportos. Buenos Aires, Ano 15, Nº 150, Novembro de 2010. Resumo

Comunicações em congressos:

AGUIAR, C. A. Análise das orientações curriculares de Educação Física do município de São Paulo: proposições e possibilidades. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

ALVIANO JR., W. Educação Física escolar: uma análise do discurso a partir das categorias de ideologia e poder. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo

ALVIANO JR., W. Convergências e tensões na formação inicial em Educação Física. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

ANDRADE, B. C. de & NUNES, M. L. F. Coreografando novas possibilidades na Educação Física escolar: Os estudos culturais e a dança. IN: 5º Congresso de Educação Física de Jundiaí.  Jundiaí, SP, 2010 - Resumo - Texto completo

ANDRADE, B. C. NUNES, M. L. F. Estudos Culturais e a Dança: um encontro possível na Educação Física escolar. In: 4º SEMINÁRIO BRASILEIRO/1° SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO. Canoas-RS: ULBRA, 2011. Resumo - Texto completo

BONETTO, P. Diário de bordo digital: produzindo dados sobre a “escrita-currículo”. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Resumo

BONETTO, P.; QUARESMA, F. N. O discurso da Revista Nova Escola sobre Educação Física. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Resumo

COSTA, C. H. & NUNES, M. L. F. Reformas na formação de professores de Educação Física: Transformação ou reprodução. In: III Episted – Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física. Campinas: FE – Unicamp, 2008. Resumo - Texto completo

ESCUDERO, N. T., GRAMORELLI, L. C.; LIMA, M. E; SIQUEIRA, C., LOZANO, M. C., Educação Física: motricidade, cultura e linguagem. VIII Semana Temática de Educação Física e Esporte – Universidade Mackenzie, São Paulo, 2007. Resumo

ESCUDERO, N. T. G. Avaliação em Educação Física escolar na perspectiva da abordagem cultural. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo - Vídeo com apresentação

GRAMORELLI, L. C. A cultura corporal do aluno como conteúdo curricular nas aulas de Educação Física: "Esportes com raquetes".  IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo - Texto completo

GRAMORELLI, L. C. O Ensino da Educação Física dez anos depois: Modificações nos discursos dos professores. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo - Vídeo com apresentação

KONDRATIUK, C. C. O corpo do educador da infância: reflexões pautadas em uma perspectiva antropológica. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo

LIPPI, B. G. A formação contínua de professores de Educação Física na rede pública estadual de São Paulo: Quais as políticas em jogo? IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo

LIMA, M. E. A Educação Física Escolar colonizada pelas objetivações de currículos não críticos e as alternativas para que as vozes e as gestualidades subjugadas possam ser reconhecidas. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014. Texto completo

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo de Educação Física na rede municipal de São Paulo: análise dos relatos de experiência. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

LOZANO, M. C. Circo: Uma prática corporal vivenciada por alunos do Ensino Médio. IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo - Texto completo

MACEDO, E. E.; NEIRA, M. G. A valorização da cultura corporal infantil: análise de uma experiência na creche. In: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Brasília: CONBRACE/CONICE, 2013. ResumoTexto Completo

NEIRA, M. G. Focinho de porco não é tomada? Ou desfazendo a confusão: Interpretações distorcidas do currículo cultural da Educação Física. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo - Vídeo com apresentação

NEIRA, M. G. “Tem pessoa que dança bem, tem pessoa que dança mal. Eu danço mal”: influências do currículo da Educação Física no posicionamento dos sujeitos. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014. Texto completo

NEIRA, M. G.; GRAMORELLI, L. C. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

NEIRA, M. G. Efeitos do currículo de educação física no posicionamento dos sujeitos com relação às práticas corporais e aos seus praticantes. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

NUNES, H. C. et al. Proposta curricular de Educação Física do SESI-SP: uma construção coletiva. In: Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares. Braga: Uminho, 2014. Texto completo

NUNES, M. L. F. Frankenstein e outros monstros: o currículo e os sujeitos da formação em Educação Física. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo

REIS, R. Educação Física e multiculturalismo crítico: A capoeira como conteúdo de reflexão. IN: 12º Congresso Paulista de Educação Física. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008. Resumo - Texto completo

PAGNEZ, K. S. M. M.; NEIRA, M. G. As práticas de formação do PIBID Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. In: Congresso Nacional de Formação de Professores. Águas de Lindoia, SP, 2016. Texto completo

ROCHA, M; TENÓRIO, K. M.; SOUZA JÚNIOR, M.; NEIRA, M. G. As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física escolar: uma revisão sistemática. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

SALOMÃO, A. F.; NEIRA, M. G. Práticas pedagógicas escolares em Educação Física: diálogos etnográficos e curriculares. In: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Brasília: CONBRACE/CONICE, 2013. ResumoTexto completo

SANTOS, I. L. Educação Física cultural e a descolonização do currículo: Entremeando caminhos para a tematização e a problematização das práticas corporais. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.Texto completo

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. As propostas curriculares de Educação Física. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação. Bauru: CBE, 2015. Texto completo

SANTOS, I. L; NEIRA, M. G. As propostas curriculares da Educação Física: colocando os pingos nos “is”. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

SILVA, S. S. Um passeio cultural pela Ginástica: do meu bairro ao resto do mundo. IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo - Texto completo

SILVA, S. S. O Vídeo Nas Aulas De Educação Física: Identificações, Interpretações E Reflexões Possíveis.IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo - Texto completo.

SILVA, S. S. Educação física, currículo e cultura: Inovação, Reforma e Mudança – uma análise da prática. IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo - Texto completo

SILVA, S. S. A expansão do terceiro setor nas escolas públicas paulistanas: os projetos esportivos sociais e o seu contexto de desenvolvimento. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo

SOUZA, M. M. N. Educação Física e perspectiva de formação na Educação Básica - Uma discussão sobre o currículo no contexto contemporâneo. IN: IV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão–SE: UFS, 2010. Resumo - Texto completo

SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. A constituição identitária dos sujeitos ao longo da educação básica: contribuições do currículo multicultural da educação física na educação infantil. In: V Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física. Rio Claro: UNESP, 2010. Resumo

SOUZA, M. M. N. Corpo, cultura e subjetividade: a educação física escolar na constituição identitária dos sujeitos. IN: V Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física. Rio Claro: UNESP, 2010. Resumo

SOUZA, M. M. N. “Não sou mais a mesma pessoa”: a identidade docente a partir da interação com teorizações pós-críticas para o currículo da educação física. Anais do II Congresso Internacional de formação profissional no campo da Educação Física e VI Seminário nacional de formação profissional no campo da Educação Física. Florianópolis: 2012. Resumo

SOUZA, M. M. N. Infância e cultura: a mediação multicultural crítica no âmbito da cultura corporal. V Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, II Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas – RS, 2013. ResumoTexto completo

SOUZA, M. M. N. O currículo cultural da educação física no Colégio de Aplicação da UFS: um espaço de ressignificações e constituição de identidades democráticas. V Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, II Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas – RS, 2013. ResumoTexto completo

VIEIRA, R. A. G. Revoluções científicas na Educação Física Escolar. 5º Congresso de Educação Física de Jundiaí. Jundiaí, SP,2010. Resumo

VIEIRA, R. A. G. Ensino Superior de Educação Física na visão dos Estudos Culturais: ação curricular e prática docente. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

 

Livros:

GHANEM, E.; NEIRA, M. G. (orgs.) Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Memórias de Cibele: caminhos trilhados, experiências corporais e identidade docente. São Paulo: Phorte, 2013.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NEIRA, M. G.; UVINHA, R. R. Cultura corporal: diálogos entre Educação Física e Lazer. Petrópolis: Vozes, 2009.

NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M. G. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phorte, 2010.

NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011. (Coleção: A reflexão e a prática do ensino)

NEIRA, M. G.; LIMA, M. E.; NUNES, M. L. F. (orgs.). Educação Física e culturas: Ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012. Versão completa

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.). Educação Física e culturas: Ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

NEIRA, M. G. Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. (Coleção: Como eu ensino)

NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

PINAZZA, M. A.; NEIRA, M. G. (Orgs.). Formação de profissionais da educação infantil: desafio conjunto de investir na produção de saberes. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2012.

REIS, R. Capoeira, educação e Educação Física: inter-relações e práticas pedagógicas. São Paulo: Livro Pronto, 2011.

 

Capítulos de livros:

AGUIAR, A. A. D; MÜLLER, A.; NUNES, H. C. B.; LIMA, M. F. Relações de gênero no futebol. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

AGUIAR, C. A.; NEIRA, M. G. O ensino da Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

ALMEIDA JÚNIOR, A. S.; NEIRA, M. G.; MARCASSA, L. P.; GARIGLIO, J. A; LORENZI, A. R.; ANDRADE FILHO, N. F. A produção do GTT Escola veiculada nos Congressos Brasileiros e Internacionais de Ciências do Esporte (Conbrace/Conice) no período de 2009 a 2013. In: RECHIA, S. et al. Dilemas e desafios da pós-graduação em Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2015.

ALVIANO JÚNIOR, W. Formação inicial em Educação Física: análises de uma construção curricular. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

BARBOSA, C. H. G.; MORAES, C. X.; SANTOS JÚNIOR, F. N. Eu não brinco mais disso! In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

BORGES, C. C. O.; PORTAPILA, D. M. O.; ESCUDERO, N. T. G. (Re)pensar a avaliação: escrita autopoiética por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

BOSSLE, F.; BOSSLE, C. B.; NEIRA, M. G. Desafios para a docência na Educação Física escolar. In: BOSSLE, F.; WITTIZORECKI, E. S. Didática(s) da Educação Física: formação docente e cotidiano escolar. Curitiba: CRV, 2016.

CARVALHO, M. M. N. S.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

CHAIM JÚNIOR, C. I.; NEIRA, M. G. Aprendendo sobre o outro: a cultura corporal juvenil. In: NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física, São Paulo: Thomson, 2007.

CHAIM JÚNIOR, C. I.; NEIRA, M. G. Cultura juvenil e Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

COSTA, L. M.; NEIRA, M. G. A educação corporal. In: In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

CRUZ, A. M. et al. Lutando contra os preconceitos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

ETO, J.; NEIRA, M. G. Educação Física na educação do campo: possibilidades de um currículo multicultural numa escola de assentamento. In: GHANEM, E.; NEIRA, M. G. (orgs.) Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.

FETH JR., M. Uma Viagem Multicultural através do basquetebol. In : NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

FIGUEIREDO, B. S.; SÁ, K. R.; RAVAZZI, L. A valorização das culturas infantis em um currículo multiculturalmente orientado. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

GRAMORELLI, L. C.; LIMA, M. E; NEIRA, M. G. Política, Economia e Sociedade: reflexos no projeto educativo da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

GRAMORELLI, L. C.; NEIRA, M. G. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino de Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

IRIAS, E. A.; LIMA, M. E. Boliche e taco: jogando com as possibilidades. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. O corpo, a família e a escola. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

LIMA, M. E. Acorda, professor, dê corda a seu aluno e veja o que com corda se pode fazer. In : NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

LINS RODRIGUES, A. C.; NEIRA, M. G. Corpos e culturas invisibilizados na escola. In: GOBBI, M. A.; NASCIMENTO, M. L. B. P. (orgs.) Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da formação docente. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 168-192.

LINS RODRIGUES, A. C.; NEIRA, M. G. Culturas negras e Educação Física escolar: tematizando o samba. In: Educação Física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba: CRV, 2016. p. 71-90.

LINS RODRIGUES, A. C. A questão racial nas aulas de Educação Física: professores, alunos e o jogo de invisibilização. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

LIPPI, B. G. Por uma mudança de paradigma na formação contínua de professores: indicadores para a construção de uma alternativa crítica. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

MARTINS, J. C. J. Nossas Brincadeiras. IN: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

MARTINS, J. C. J. Educação Física na EJA: uma experiência ginástica no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

MAZZONI, A. V. A cultura Oriental na escola. IN: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F.  (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

MAZZONI, A. V. Uma pedagogia para além das práticas corporais e das diferenças. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NASCIMENTO, A. S.; MORAES, C. X.; BARBOSA, C. H. G. O outro tem alguma coisa a dizer? A teoria queer como prática de articulação das vozes silenciadas. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NEIRA, M.G. E NUNES, M.L.F. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. In: Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NEIRA, M. G. Sociedade, multiculturalismo e Educação Física. In: Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NEIRA, M. G. Utopia provisória: o currículo multicultural crítico da Educação Física. In: Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NEIRA, M. G. Ensinando Educação Física no Ciclo Inicial do Ensino Fundamental In: CATANI, D. B. e VICENTINI, P. P. (Coords.) Formação e Autoformação: Saberes e práticas nas experiências dos professores. São Paulo: Escrituras, 2006, p. 179-195.

NEIRA, M. G. Formação para a docência: o lugar da Educação Física na Educação Básica. In: SCHNEIDER, O.; GRUNENNVALDT, J. T.; KUHN, R. e RIBEIRO, S. D. D. (Orgs.) Educação Física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2008, p. 17-50.

NEIRA, M. G. Educação Física na Educação Infantil: algumas considerações para a elaboração de um currículo coerente com a escola democrática. In: ANDRADE FILHO, N. F. e SCHNEIDER, O. Educação Física para a Educação Infantil: conhecimento e especificidade. São Cristóvão: Editora da UFS, 2008, p. 45-96.

NEIRA, M. G. O ensino da Educação Física na Educação Básica: o currículo na perspectiva cultural. In: MOREIRA, E. C. (Org.) Educação Física escolar: desafios e propostas I. Jundiaí: Fontoura, 2009. pp. 65-94.

NEIRA, M. G. Planejamento das ações didáticas. In: Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phorte: 2010. Texto completo

NEIRA, M. G. Quem estamos formando? Interpretando os currículos de Licenciatura em Educação Física. In: CARREIRA FILHO, D. e CORREIA, W. R. (Orgs.) Educação Física escolar: docência e cotidiano. Curitiba: Editora CRV, 2010.

NEIRA, M. G. Teorização crítica e pós-crítica da educação: subsídios para o debate curricular da Educação Física. In: CHAVERRA FERNÁNDEZ, B. E. e GAVIRIA CORTÉS, D. F. (editores). Educación Física: reflexiones conceptuales hacia la integración curricular. Medellín: Funámbulos Editores, 2011. p. 47-60.

NEIRA, M. G. Reconstruindo o currículo da Educação Física a partir da cultura popular: a vez e a voz das identidades subjugadas. In: CHAVERRA FERNÁNDEZ, B. E. e GAVIRIA CORTÉS, D. F. (editores). Educación Física: reflexiones conceptuales hacia la integración curricular. Medellín: Funámbulos Editores, 2011. p. 61-73.

NEIRA, M. G. Proposições para o estágio disciplinar na formação de professores de Educação Física. In: NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2012.

NEIRA, M. G. A ação pedagógica da Educação Física em contextos multiculturais: análise de experiências em Portugal e no Brasil. In: KISHIMOTO, T. M.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Em busca da pedagogia da infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 136-167.

NEIRA, M. G. O lugar do esporte no currículo cultural da Educação Física. In: ANTUNES, A.F.; LEVANDOSKI, G.; FREITAS JÚNIOR, M. A. Educação Física, esporte e qualidade de vida. Curitiba: CRV, 2013. p. 9-24.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: contexto, fundamentos e ação. In: Silvia Christina Madrid Finck. (Org.). Educação Física escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação. 1ed.Curitiba: InterSaberes, 2013, v. 1, p. 287-315.

NEIRA, M. G. Educação Física: a cultura corporal como prática pedagógica. In: RODRIGUES, A. F.; FORTUNATO, M. P. (orgs.) Alfabetização e letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo: Humanitas, 2014.

NEIRA, M. G. Cultura corporal de movimento: da Educação Infantil ao Ensino Médio. In: SESI-SP. Saber em Ação 2013: Aprendizes do Século XXI: autonomia e autoria no processo de ensino e de aprendizagem. São Paulo: SESI-SP Editora, 2014. Texto completo

NEIRA, M. G. A reorganização curricular como alternativa para trabalho com a diversidade. In: São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Programa Mais Educação São Paulo: subsídios 5: A Supervisão Escolar na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: a gestão educacional em uma perspectiva sistêmica / Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME / DOT, 2015. Texto completo

NEIRA, M. G. O currículo multicultural da Educação Física. In: NASCIMENTO, J. V.; SOUZA, E. R.; RAMOS, V.; ROCHA, J. C. S. (Org.). Educação Física e esporte: convergindo para novos caminhos. 1ed.Florianópolis: Editora da UDESC, 2015, v. 01, p. 39-60.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil: uma proposta para o reconhecimento da cultura lúdica. In: CASTELLAR, S. M. V.; Semeghini-Siqueira, I. (Org.). Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: formação docente, inovação, aprendizagem significativa. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, 2015, v. 1, p. 93-116.

NEIRA, M. G. Os procedimentos didáticos do currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

NEIRA, M. G.; PAGNEZ, K. S. M. M. A relação teoria e prática na formação de professores: a experiência do PIBID. In: PIETRI, E.; SANTOS, V. M.; UTSUMI, M. C.; GALIAN, C. V. A. (Org.). A cooperação universidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). São Paulo: Editorial: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 121-140.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NEIRA, M. G. Os currículos que formam professores de Educação Física: a paixão pelo inimigo. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

NEIRA, M. G. Uma alternativa para a frustração de atuar no Ensino Médio. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

NERY, J. P.; SOUZA, L. R. S. Povo x multidão: a luta continua. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NEVES, M. R. Todos podem fazer ginástica? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

NEVES, M. R.; BONETTO, P. X. R. De corpo inteiro, desenvolvido e crítico: onde está a diferença? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NUNES, M. L. F. Educação Física: currículo, identidade e diferença. In: NEIRA, M. G. (org). Ensino de Educação Física. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

NUNES, M. L. F. Práticas corporais ou mercadorias corporais. In: SANCHES, T. A. (org.) Estudos Culturais: uma abordagem prática. São Paulo: SENAC, 2011. p. 39-60.

NUNES, M. L. F. Educação Física na área de Linguagens e Códigos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NUNES, M. L. O mapa do território do Ensino Superior e da formação em Educação Física: emerge o criador. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

OLIVEIRA JÚNIOR, J.; SOUZA JÚNIOR, M. B.; VIEIRA, R. A. G. Patins e skate: quando o idoso é a diferença. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

PINAZZA, M. A.; NEIRA, M. G. Formação continuada em serviço de docentes da Educação Infantil: desenvolvimento profissional para promoção da qualidade das práticas educativas. In: PINAZZA, M. A.; NEIRA, M. G. (Orgs.). Formação de profissionais da educação infantil: desafio conjunto de investir na produção de saberes. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2012.

QUARESMA, F. N.; NEVES, M. R. Funk, o demônio do currículo. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

REIS, R. Os diferentes sentidos da capoeira. In: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

SALOMÃO, A. F.; NEVES, M. R.; ALVIANO JÚNIOR, W. Outros voos: uma experiência didática com a brincadeira de pipa. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. Os currículos da Educação Física e a formação de sujeitos. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (Org.). Contribuição da Educação Física escolar à prática transversal. Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 107-148.

SANTOS, I. L.; NEVES, M. R. Tematizando o frevo. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no ensino da Educação Física. In: In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

SANTOS, L. A.; SANTOS, D. A.; OLIVEIRA JÚNIOR, J. L.; IRIAS, E. A.; GOMES, C. A. O. Currículo cultural da Educação Física e esportes radicais: diálogos possíveis. In: SILVA, B. A. T.; MALDONADO, D. T.; OLIVEIRA, L. P. (Org.). Manifestações culturais radicais nas aulas de Educação Física escolar. Curitiba: CRV, 2016.

SOUZA, L. R. S. Bafo, que jogo é esse? In: COSTA, C. M.; ARMBRUST, I.; TERAMOTO, W. O. Qualificação da Educação Física curricular: reflexão e sistematização da prática pedagógica. São Paulo: IEE, 2014. Disponível em http://issuu.com/carlossdesouza/docs/public

SOUZA, M. M. N; NEIRA, M. G. Minha história conto eu?: multiculturalismo crítico e práticas corporais no currículo da Educação Infantil. In: GOBBI, M. A.; NASCIMENTO, M. L. B. P. (orgs.) Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da formação docente. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. P. 44-67.

VAGHETTI, F. C. Lutar é coisa de menina? IN: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

VELANGA, C. T.; NEIRA, M. G. Para descolonizar o currículo de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. In: GHANEM, E.; NEIRA, M. G. (orgs.) Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.

VIEIRA, A. L. S.; BONETTO, P. X. R. Atletismo: diferentes práticas e diferentes corpos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

VIEIRA, R. A. G. Ensino Superior, Educação Física e identidade(s) docente(s): da alquimia à solidão. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

VIEIRA, V. Brincadeiras populares: uma experiência a partir da cultura lúdica infantil. In: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009

Teses, dissertações, monografias e relatórios de pesquisa:

AGUIAR, A. A. D. As meninas de costas: análise do currículo de Educação Física e a construção da identidade feminina. Dissertação (Mestrado em Educação). Uninove, São Paulo, 2014 – Texto completo

AGUIAR, C. A. Educação Física no município de São Paulo: aproximações e distanciamentos com relação ao currículo oficial. Dissertação (Mestrado em Educação). FEUSP, São Paulo, 2014 – Texto completo

ALVIANO JR., W. Formação Inicial em Educação Física: Análises de uma Construção Curricular. Tese (Doutorado em Educação). FEUSP, São Paulo, 2011 - Texto completo

BONETTO, P. X. R. A “escrita-currículo” da perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula. Dissertação (Mestrado em Educação). FEUSP, São Paulo, 2016. Texto

BOTELHO, R. G. A utilização da literatura infantil na Educação Física: diferentes possibilidades educacionais (Pós-Doutorado), 2012. Texto completo

BORGES, C. C. O. Práticas discursivas em dispositivos curriculares de Educação Física da rede municipal de Sorocaba: estratégias para o governo das condutas de sujeitos da educação. Dissertação (Mestrado em Filosofia). EACH, São Paulo, 2014. Texto completo

CHAIM JÚNIOR, C. I. Cultura corporal juvenil da periferia paulistana: subsídios para a construção de um currículo de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física). FEUSP, São Paulo, 2007. Texto completo

COSTA, L. M. As concepções de corpo presentes nos currículos das redes públicas paulistas. Trabalho Complementar de Curso. São Paulo: FEUSP, 2010 - Resumo - Texto completo

ESCUDERO, N. T. G. Avaliação da aprendizagem em educação física na perspectiva cultural: Uma escrita autopoiética. Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2011. Resumo - Texto Completo

ETO, J. Desconstruindo o futebol e a erotização da dança: uma experiência na educação física na escola do campo no Matacavalo. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP, 2015. Texto Completo

FRANÇOSO, S. Cruzando fronteiras curriculares: a Educação Física no enfoque cultural na ótica de docentes de escolas municipais de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. ResumoTexto completo

GRAMORELLI, L. C. O Impacto dos PCN na prática dos professores de Educação Física. Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2007. Resumo - Texto completo

GRAMORELLI, L. C. A Cultura Corporal nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo. Tese de Doutorado. FEUSP, São Paulo, 2014. ResumoTexto completo

LIMA, M. E. A Educação Física no Projeto Político-pedagógico: espaço de participação e reconhecimento da cultura corporal dos alunos. Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2007. Resumo - Texto completo

LIMA, M. E. Entre fios, “nós” e entrelaçamentos: a arte de tecer o currículo cultural da Educação Física. Tese de Doutorado. FEUSP, São Paulo, 2015. Texto completo

LINS RODRIGUES, A. C. Jogos de Construção nas aulas de Educação Física: alternativa pedagógica para aquisição de competências leitora e escritora. Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2009. Resumo - Texto completo

LINS RODRIGUES, A. C. Corpos e culturas invisibilizados na escola: racismo, aulas de Educação Física e insurgência multicultural. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. ResumoTexto Completo

LINS RODRIGUES, A. C. Culturas negras no currículo escolar: apresentando o samba como possibilidade de resistência cultural. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. – Texto Completo

LIPPI, B. G. Formação contínua de professores de Educação Física no Estado de São Paulo: Quais as políticas em jogo? Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2009. Resumo - Texto completo

MACEDO, E. E. de. Educação Física numa perspectiva cultural: análise de uma experiência em creche. Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2010. Resumo - Texto completo

MAZZONI, A.V. “Eu vim do mesmo lugar que eles”: Relações entre experiências pessoas e uma educação física multiculturalmente orientada. Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2013. ResumoTexto completo.

MÜLLER, A. A avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. Texto completo

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. Tese de Livre-Docência – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. Resumo - Texto completo

NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física e a construção de identidades: um estudo das representações dos sujeitos acerca das manifestações corporais e dos seus praticantes. Relatório de Pesquisa, 2014. Texto completo

NUNES, M. L. F. Educação Física e esporte escolar: poder, identidade e diferença. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2006. Resumo – Texto completo

NUNES, M. L. F. Frankenstein, monstros e o Ben 10: fragmentos da formação inicial em Educação Física. Tese (doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Resumo - Texto completo

RIBEIRO, J. S. Criança, Educação Física e mídia: identidades em jogo na Educação Infantil. Monografia. UNITALO, São Paulo, 2009. Resumo - Texto completo

SANTOS, I. L. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. São Paulo: FEUSP, 2016. Texto completo

SILVA, S. S. e NUNES, M. L. F. Programa Segundo Tempo - os objetivos e efeitos dos projetos esportivos sociais. Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Esporte Escolar. UNB/ME, São Paulo, 2007. Resumo - Texto completo

SILVA, S. S.  Educação Física Escolar versus projeto social esportivo: "Quando os donos da casa perdem o jogo". Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2010. Resumo - Texto completo

SOUZA, M. M. N. “Minha história conto eu”: multiculturalismo crítico e cultura corporal no currículo da Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2012. ResumoTexto completo

SOUZA JÚNIOR, M. Recortes, influências e perspectivas do campo curricular na Educação Física escolar: revelações dos cenários estaduais brasileiros (Pós-Doutorado), 2015. Texto completo

VIEIRA, R. A. G. Identidades docentes no ensino superior de Educação Física: um recorte da cidade de Sorocaba. Dissertação (mestrado) - FEUSP, São Paulo, 2013. ResumoTexto completo