Publicações
Artigos:
AGUIAR,
A. A. D. Xadrez na escola: uma análise crítica através dos estudos culturais. Lecturas: Educación
Física e Deportes, Revista Digital. Buenos Aires - Ano 17 - Nº 170 - Julho
de 2012. Texto completo.
AGUIAR,
A. A. D. O gênero feminino nas aulas de Educação Física: um olhar através dos
estudos culturais. Lecturas: Educación Física e Deportes, Revista Digital. Buenos
Aires - Ano 17 - Nº 171 - Agosto de 2012. Resumo - Texto completo
AGUIAR, C.
A.; NEIRA, M. G. Nesta escola tem samba. Instrumento:
Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, jul-dez 2014, p. 167-174. Texto
completo
AGUIAR,
C. A; NEIRA, M. G. Análise das orientações curriculares de Educação Física do
município de São Paulo: proposições e possibilidades. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP,
v. 27, n. 1, p. 24-45, jan./abr. 2016. Texto completo
ALVIANO
JR., W.; NEIRA, M. G. Formação inicial em Educação Física e currículo: uma
proposta sob a ótica de seus autores. Revista Mackenzie de Educação Física e
Esporte, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 117-138, maio, 2013. Resumo – Texto completo
ALVIANO
JÚNIOR, W. A formação inicial do professor de Educação Física alinhada às
políticas neoliberais. Rev. Bras. Ciênc.
Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p.
S457-S471, abr./jun. 2014. Texto completo
ARAUJO, L.; NEIRA, M. G. O currículo da
Educação Física em ação: análise do processo de significação das práticas
corporais por parte dos sujeitos. Iniciação,
v. 4, p. 1-17, 2014. Resumo – Texto completo
BARBOSA,
C. H. G.; NUNES, M. L. F. A prática pedagógica de um currículo cultural da
Educação Física. Instrumento: Revista
de Estudo e Pesquisa em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 1, jan./jun.
2014 – Texto completo
BONETTO,
P. X. R. Resenha do livro “Educação Física”. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de
Fora, v. 16, n. 02, jul-dez 2014, p. 299-302. – Texto completo
BONETTO,
P. X. R. Tinku: entre a ontologia, a metafísica e a
estilística do viver – Vila Flor – Texto completo
BOTELHO,
R. G.; NEIRA, M. G. Análisis de libros
de texto en Brasil y en España: una introducción al tema en el área de Educación
Física. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 659-685,
abr./jun. De 2014. Resumo –
Texto completo
BORGES, C.
A Copa do Mundo é nossa? Conexões:
Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Campinas, v. 13, n. 01, jan-mar 2015, p. 162-179. – Texto
completo
CARVALHO,
C. P. F.; LOPES, F. C. O. Idealismo e contradição: os conceitos de competências
e culturalismo no currículo de Educação Física paulista. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 20, n. 2, p. 82-97. 2015. Texto
completo
CASTRO, D.
M e NEIRA, M. G. Cultura corporal e educação escolar indígena – um estudo de
caso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 34, p.234-254, jun. 2009. Resumo - Texto completo
CASTRO,
D. M. e NEIRA, M. G. Corpos indígenas, gestualidade branca: paradoxos da
educação intercultural. Plures Humanidades,
Ribeirão Preto, n. 12, p. 32-50, julho/dezembro, 2009. Resumo - Texto completo
CAVALCANTE,
J. D., ETO, J., ALMEIDA, R. M., LEITE, T. C., NEIRA, M. G. A formação dos
professores que atuam na Educação Física escolar na região do Araguaia no
estado de Mato Grosso do Sul. Revista Mineira de Educação Física. v.
Esp., p. 128 - 134, 2005.
CURÁTOLO,
R. A.; NEIRA, M. G. Análise de uma proposta integrada para o ensino de Artes e
Educação Física na escola. Vôos Revista Polidisciplinar. Guarapuava. v. 03, ed. 02, p. 28-47,
dez. 2011. Resumo – Texto completo
ESCUDERO,
N. T. G.; NEIRA, M. G. Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma
escrita autopoiética. Est. Aval. Educ., São
Paulo, v. 22, n. 49, p. 285-304, maio/ago. p. 285-304, 2011. Resumo - Texto completo
ESCUDERO,
N. T. G.; OLIVEIRA Jr., J. L. A Educação Física cultural na escola: tematizando
os diferentes discursos do Muay Thai.
Instrumento: Revista de Estudos e
Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, p. 263-267, jul-dez 2014. – Texto completo
ETO, J.; NEIRA, M. G. Centralização e descentralização:
uma análise das políticas públicas de Educação Física. Cadernos UNIVAG. Várzea Grande, v. 01, n. 02, p. 20-30, 2005. Texto completo
ETO,
J.; LIMA, F. C.; BENITEZ, A. C. Algumas representações de Educação Física de
alunos ingressantes e concluintes de um curso de licenciatura em Cuiabá (MT). Revista Educação e Linguagens, Campo
Mourão, v. 3, n. 4, p. 127-138, jan./jun. 2014. Texto completo
ETO,
J.; NEIRA, M. G. Reflexões sobre as Propostas Curriculares de Educação Física
do Município de São Paulo e dos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Revista
Iberoamericana de Educación.
Madrid, v. 1, p. 01-11, 2014. Resumo
– Texto completo
FRANÇOSO
S. Um caleidoscópio sem lógica: a Educação Física escolar na visão dos
Coordenadores e Orientadores de Esporte e Lazer do SESI-SP. EFDeportes.com,
Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, n. 164, jan, 2012. Texto
completo
FRANÇOSO,
S.; NEIRA, M. G. Contribuições do legado freireano
para o currículo da Educação Física. Revista
Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 02, p. 531-546,
abril/junho 2014. Texto Completo
FRANÇOSO,
F. G.; FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Interfaces entre o currículo de História e
Educação Física a partir do multiculturalismo crítico. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.13, n.04, p. 863 – 887 out./dez.2015. Texto
completo
GONÇALVES,
N. Tematizando as lutas dos desenhos animados: Uma leitura critica
através da abordagem cultural. Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 147, Agosto
de 2010, Buenos Aires, 2010. Resumo
- Texto completo
GONÇALVES,
N. Estudos culturais e currículo multicultural: Contribuições para a reflexão
do currículo na escola.Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 147, Agosto
de 2010, Buenos Aires, 2010. Resumo
- Texto completo
GONÇALVES,
N., SOMERFELD, A. L., Tematizando as corridas de rua: Esporte Democrático? Lecturas, Educacion Fisica y Deportes, Buenos Aires, ,
n. 159, jun, 2012. Resumo – Texto completo
GONÇALVES,
N. Estudos Culturais e Currículo Multicultual:
validando as vozes dos alunos. Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 170, Julho
de 2012, Buenos Aires, 2012. Resumo
– Texto completo
GRAMORELLI,
L. C. e NEIRA, M. G. Dez anos de Parâmetros Curriculares Nacionais: a prática
da Educação Física na visão de seus atores. Revista Movimento, Porto
Alegre, v. 15, n.04, p.107-126, out/dez, 2009. Resumo - Texto
completo
GUIMARÃES,
C. C. P. A.; NEIRA, M. G.; VELARDI, M. Reflexões sobre saúde e Educação Física
escolar: a visão dos professores. Revista
Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 4, p. 113-138, 2015. Texto completo
KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Juventude e beleza ao
alcance de todas: análise dos discursos midiáticos sobre o corpo feminino.
Revista Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e
textuais, Jundiaí, v. 3, p. 170-188, 2013. Resumo – Texto
completo.
LIMA,
M. E.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física como espaço de participação
coletiva e reconhecimento da cultura corporal da comunidade. Revista Iberoamericana de Educación,
Madrid, v. 51, n. 5, 2010. p. 01-10. Resumo - Texto
Completo
LIMA, M.
E.; NEIRA, M. G. O currículo de Educação Física na rede municipal de São Paulo:
análise dos relatos de experiência. Revista
Brasileira de Educação Física escolar. São Paulo, n. 01, v. 01, p. 32-43,
agosto, 2015. Texto Completo
LIPPI,
B. G.; SOUZA, D. A. e NEIRA, M. G. Mídia e futebol: contribuições para a
construção de uma pedagogia crítica. Revista Brasileira de Ciências do
Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, pp. 91-106, 2008. Resumo - Texto completo
LIPPI,
B. G.; LIMA, J. M. Professor de Educação Física: a política educacional
estadual paulista. Motriz - Revista de Educação Física - UNESP, v. 12,
p. 249-261, 2006. Resumo - Texto completo
LIPPI,
B. G. e NEIRA, M. G. A formação de professores na rede estadual paulista entre
1983 e 2006: uma análise crítica. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro/
Vol. 23, n.43/ p. 76-92/ Mai-Ago. 2013. Resumo – Texto completo
MALDONADO,
D. T.; SILVA, S. A. p. S.; NEIRA, M. G. O trabalho pedagógico com os esportes
coletivos nas propostas curriculares brasileiras para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Física
escolar, São Paulo, ano I, v. 02, p. 61-73, nov. 2015. – Texto completo
MARTINS,
A. T.; NEIRA, M. G. Interfaces entre o currículo cultural da Educação Física e
o processo de inclusão. Instrumento: Revista
de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, p. 167-174, jul-dez 2014. Texto completo
MARTINS,
J. C. J. Ginásticas: saúde e lazer x competição. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação, Juiz de
Fora, v. 16, n. 2, p. 287-295, jul./dez. 2014. Texto completo
MELLO,
C. C. C.; BOCCHINI, D.; ROSA, D. W. D.; FELICIANO, F.; NEVES, M. R. e NEIRA, M.
G. O esporte na Educação Física escolar: possíveis influências na
construção da identidade dos alunos e alternativas para a transformação. Arquivos
em Movimento, Rio de Janeiro, v. 04, n. 2, pp. 147-162, 2008. Resumo - Texto completo
NASCIMENTO,
A. S.; NUNES, M. L. F. A mulher árbitra de futsal: entre a norma e a
resistência. Intersecções: revista de
estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 197-219, jun. 2014
– Texto completo
NEIRA, M.
G. A inserção da cultura corporal no projeto pedagógico. Abceducatio
São Paulo, v. 5, p.32 - 34, 2004.
NEIRA,
M. G., ETO, J. Expansão dos cursos de Educação Física no estado de Mato Grosso
do Sul: uma análise da política educacional no ensino superior. Lecturas Educación
Física y Deportes. (Argentina) Revista Digital,
v.10, 2005.
NEIRA,
M. G., ETO, J. Centralização e descentralização: uma análise das políticas
públicas de Educação Física. Educação & Sociedade. v. 01, p.21 - 32,
2005.
NEIRA,
M. G. Autonomia na elaboração do currículo escolar: em busca de uma Educação
Física cidadã. Corpoconsciência. v.9, p.13 -
31, 2005.
NEIRA,
M. G. Representações sobre a docência em educação física: modificações a partir
de um programa de formação. Paidéia. Cadernos de Psicologia e Educação.
v. 16, p.101 - 110, 2006. Resumo -
Texto completo
NEIRA,
M. G. Representações de professores polivalentes sobre a educação física na escola:
contribuições do programa de formação contínua PEC- Municípios. Educação.
Teoria e Prática (UNESP Rio Claro). , v. 13, p.23 -
37, 2006.
NEIRA,
M. G. Por um currículo multicultural da Educação Física. Presença Pedagógica.
Belo Horizonte, v.12, p.31 - 40, 2006.
NEIRA,
M. G. O currículo multicultural da Educação Física: uma alternativa ao
neoliberalismo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. , v. 5, p.75 - 83, 2006. Resumo - Texto
completo
NEIRA,
M. G. Cultura corporal patrimonial: os saberes dos excluídos como ponto de
partida para a elaboração do currículo da educação física. Educare
Educere. IPCB. Portugal, v. 19, p. 161 - 177,
2006.
NEIRA,
M. G., GALLARDO, J. S. P. Conhecimentos da cultura corporal de crianças não
escolarizadas: a investigação como fundamento para o currículo. Motriz.
Revista de Educação Física. UNESP. , v. 12, p. 01 -
08, 2006. Resumo - Texto completo
NEIRA, M.
G. Valorização das identidades: a cultura corporal popular como conteúdo do
currículo da Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.13, n.3, pp.174-180, jul./set. 2007. Resumo
- Texto completo
NEIRA,
M. G. e NUNES, M. L. F. Linguagem e cultura: subsídios para uma reflexão sobre
a educação do corpo. Caligrama. Revista
de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Mídia, v. 3, n. 3, pp. 01-16, set./dez., 2007. Resumo - Texto
completo
NEIRA,
M. G. Formação para a docência em Educação Física a distância: um estudo de
caso. Lecturas Educación
Física y Deportes. (Argentina) Revista Digital,
v.13, n. 119, abr. 2008.
NEIRA,
M. G. A Cultura Corporal Popular como conteúdo do currículo multicultural da
Educação Física. Pensar a prática, Goiânia, v. 11, n. 1, jan./mar., pp. 81-90, 2008. Resumo - Texto
Completo
NEIRA,
M. G. A Educação Física em contextos multiculturais: concepções docentes acerca
da própria prática pedagógica. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2,
pp.39-54, jul./dez., 2008. Resumo - Texto Completo
NEIRA,
M. G. Programa de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? Movimento
& Percepção. v. 10, n. 14, jan/jun, p. 59 - 66, 2009. Resumo - Texto
Completo
NEIRA,
M. G.; SANTOS JÚNIOR, N. J. e SANTOS, A. P. S. Corpo feminino na TV: reflexões
necessárias no âmbito da Educação Física escolar. Conexões: revista da
Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113,
maio/ago. 2009. Resumo - Texto Completo
NEIRA,
M. G. Desvelando Frankensteins: interpretações dos
currículos de Licenciatura em Educação Física. Revista Brasileira de
Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física. v. 01, n. 01, p. 118-140,
ago. 2009. Resumo - Texto completo
NEIRA,
M. G. A derrubada dos muros. Revista Educação, São Paulo, v. 13, n. 149,
p. 38-40, set. 2009.
NEIRA,
M. G. Em defesa do jogo como conteúdo cultural do currículo de Educação Física.
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 8, n. 2,
p. 25-41, 2009. Resumo - Texto completo
NEIRA,
M. G. Educação Física na perspectiva cultural: proposições a partir do debate
em torno do currículo e da expansão do Ensino Fundamental. Horizontes, Itatiba,
v. 27, n. 2, p. 79-89, jul/dez, 2009. Resumo - Texto completo
NEIRA,
M. G. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da
Educação Física. Interface (Botucatu), Dez.
2010, v. 14, n. 35, p. 783-795. Resumo
- Texto completo
NEIRA,
M. G. El currículo de la
Educación Física en la perspectiva cultural: fundamentación
y práctica pedagógica. Horizontes Educacionales, Chillán,
Chile, v. 15, n. 02, p. 49-68, 2010. Resumo - Texto completo.
NEIRA,
M. G. A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a
diversidade cultural e suas práticas curriculares. Revista Educação Pública.
Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 323-342, maio/ago. 2011. Resumo – Texto completo
NEIRA,
M. G. A proposta curricular de São Paulo na perspectiva dos saberes docentes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 25,
p. 23-27, nov. 2011. Suplemento n. 6. Resumo - Texto completo.
NEIRA,
M. G.; NUNES, M. L. F. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da
Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis,
v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set. 2011. Resumo – Texto completo
NEIRA,
M. G. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o debate curricular da
Educação Física. Dialogia, São Paulo, v. 02, n. 14, p. 195-206, 2011. Resumo – Texto completo
NEIRA,
M. G. Educação à direita: discutindo o posicionamento das propostas
curriculares da Educação Física em Portugal e no Brasil. Conectionline.
Cuiabá, v. 8, p. 01-11, jan/fev. 2012. Resumo – Texto completo
NEIRA,
M. G. Alternativas existem! Análise da produção científica em dois periódicos
brasileiros sobre a docência na Educação Física. Revista Movimento.
Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 241-257, jan/mar de
2012. Resumo – Texto completo
NEIRA,
M. G.; LIPPI, B. G. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa
para a pesquisa educacional. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p.
607-625, maio/ago. 2012. Resumo
– Texto completo
NEIRA,
M. G.; EHRENBERG, M. C. Análise da proposta de estágio na Licenciatura em
Educação Física da Universidade de São Paulo. Revista Olh@res.
Guarulhos, v. 01, n. 01, p. 325-348. maio, 2013. Resumo – Texto completo.
NEIRA, M.
G. O currículo cultural da Educação Física: análise da produção discursiva de
seus autores. Revista Ìmpetus,
Villavicencio, v. 07, n. 09, 2013. p. 07-13 – Texto completo
NEIRA, M. G. A seleção dos temas de ensino do currículo
cultural da Educação Física. Revista Educación
física y deporte, Medellín, v. 32, p. 1421-1430, 2013. Resumo – Texto completo
NEIRA, M. G. Infância, educação e cultura. Revista
Vila Flor, São Paulo, n. 04, p. 01, jan./mar.
2014. Texto completo
NEIRA,
M. G. Cruzando fronteiras: o currículo multicultural e o trabalho com as
diferenças em sala de aula. Lantuna: Revista
Cabo-verdiana de Educação, Filosofia e Letras, Santiago, v. 1, n. 1, p.
119-136, jan.-jun. 2014. Resumo – Texto completo
NEIRA,
M. G. A brincadeira é livre. Revista
Carta Fundamental, São Paulo. n. 60, agosto 2014. Texto Completo
NEIRA,
M. G. O funk na escola. Revista Carta
Fundamental, São Paulo. n. 61, setembro 2014. Texto Completo
NEIRA, M.
G. Os signos da luta. Revista Carta
Fundamental, São Paulo. n. 62, outubro 2014. Texto Completo
NEIRA, M. G. Os currículos que formam professores de Educação Física e a
Síndrome de Estocolmo: explicações para o choque com a realidade. Revista Educación
Física y Deporte, Medellín, v. 33, p. 51-71, ene-jul, 2014. Resumo – Texto
completo
NEIRA, M. G. Análise de relatos que abordaram o esporte nas aulas de educação física:
indícios de uma mudança paradigmática. Revista
Educação Online, Rio de Janeiro, n. 16, p. 41-65, mai-ago
2014. – Texto completo
NEIRA, M. G. Etnografando a prática do skate: elementos para o currículo
da Educação Física. Revista Contemporânea
de Educação, Rio de Janeiro, p. 138-155, vol. 9, n. 18, julho/dezembro de
2014. – Texto completo
NEIRA, M. G.
Lugar de esporte radical é na escola. Revista
Carta Fundamental, São Paulo. n. 65, fevereiro 2015. Texto Completo
NEIRA, M.
G. O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da
contemporaneidade. Revista Linhas,
Florianópolis, v. 06, n. 31, p. 276-304, mai/ago, 2015. Texto
completo
NEIRA, M.
G. Análise dos currículos estaduais de Educação Física: inconsistências e
incoerências percebidas. Cadernos Cenpec.
São Paulo, v. 05, n. 02, p. 233-254, jul/dez, 2015. Texto
completo
NEIRA, M.
G. O multiculturalismo crítico e suas contribuições para o currículo da
Educação Física. Temas em Educação Física
escolar. Rio de Janeiro, v. 1,
n. 1, p. 03-29. 2016 Texto
completo
NUNES H.
C. B; LIMA K. A; FRANÇOSO S. A proposta curricular de Educação Física do
SESI-SP: um caminho que valoriza a voz dos professores. EFDeportes.com,
Revista Digital. Buenos Aires, año 17, n. 167, abr, 2012. Texto
Completo
NUNES,
H. C. B. Lutas e Artes Marciais: possibilidades pedagógicas em Educação Física
Escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, año 18, n. 183, ago, 2013. Resumo – Texto completo.
NUNES, H.
C. B.; MÜLLER, A.; NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física na rede
SESI-SP de ensino: uma análise a partir da diferença. Revista Brasileira de Educação Física escolar, São Paulo, ano I, v.
02, p. 113-124, nov. 2015. – Texto
completo
NUNES,
M. L. F. Imposição ou transformação? A multiplicação das
escolinhas de esportes suscita reflexões sobre o papel do professor de Educação
Física e do técnico de futebol. In: Carta na escola, ed. 12, dez- 2006.
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G.A
avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação. Avaliação: Revista da Avaliação da
Educação Superior, Campinas, v. 20, n. 02, p. 377-399, 2015. Texto completo
NUNES, M. L. F. e RUBIO, K. O(s)
currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo
sem Fronteiras, v. 8, n. 2, pp.55-77, jul./dez.,
2008. Resumo - Texto completo
NUNES,
M. L. F. Corpo, saúde e o governo de si. Revista de Educação – Vila Flor – Texto Completo
NUNES, M.
L. F. Tempos Pós. Revista de Educação – Vila Flor – Texto
Completo
NUNES, M.
L. F. Humor e Terror: ou como manter o outro à distância – Vila Flor – Texto
Completo
NUNES,
M. L. F.; NEIRA, M. G. Processos de inclusão excludente presentes no Ensino
Superior privado. Educação &
Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 04, p. 1209-1228, out/dez 2014. Texto Completo
NUNES, M.
L. F.; NEIRA, M. G. Responsabilidade socioambiental como estratégia de subjetivação
dos sujeitos do ensino superior. Linhas.
Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 388-405, jul./dez.
2014. Texto Completo
ROCHA, M. A. B.; TENÓRIO, K. M.;
SOUZA JUNIOR, M. B. M.; NEIRA,
M. G.
As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física escolar: uma
revisão sistemática. Currículo sem Fronteiras, v. 15, p. 178-194, 2015. Texto Completo
SBORQUIA,
S.; NEIRA, M. G. Physical Education
as language: basis for repositioning in scholl curriculum. Fiep Bulletin. Foz
do Iguaçu: New World Gráfica, v. 77. p. 99-102, 2007.
SILVA, S. S.; NEIRA, M. G. Educação
Física escolar versus
Projeto Social Esportivo:
quando os donos da casa perdem o jogo. Rev. Bras. Ciênc.
Esporte,
Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S324-S337,
abr./jun. 2014. Texto completo
SODRÉ, M. L.; NEIRA, M. G. A formação
de professores de Educação Física na
Universidade de São Paulo: análise
das experiências de estágio
disciplinar. Cadernos
de Educação Física: estudos e reflexões, Marechal Rondon, v. 10, n. 19, p.
11-18, 2011. Texto
completo
SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. Tematizando
a cultura corporal na Educação Infantil: uma experiência
multiculturalmente orientada. Cadernos de Formação RBCE. Florianópolis,
v. 6, n. 1, p. 58-68, mar. 2015. Texto
completo.
SOUZA, V. S.; NEIRA, M. G. A domesticação
dos corpos: em destaque as práticas escolarizadas da Educação Infantil. Revista Conexões, Campinas, v. 12, n. 1, p. 107-125, jan./mar.
2014. Resumo
– Texto
completo
SBORQUIA,
S. P. e NEIRA, M. G. As danças folclóricas e populares no currículo de Educação
Física: possibilidades e desafios. Motrivivência,
Ano X, n. 31, pp. 79-98, dez., 2008. - Resumo - Texto completo
VIEIRA,
R. A. G. Professor universitário de Educação Física como intelectual público no
combate a cultura empresarial. Revista Eletronica Lecturas em Educación Física e
Desportos. Buenos Aires, Ano 15, Nº 150, Novembro
de 2010. Resumo
Comunicações
em congressos:
AGUIAR,
C. A. Análise das orientações curriculares de Educação Física do município de
São Paulo: proposições e possibilidades. In: VI Congresso Internacional de
Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto
completo
ALVIANO
JR., W. Educação Física escolar: uma
análise do discurso a partir das categorias de ideologia e poder. In: IX
Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto
completo
ALVIANO
JR., W. Convergências e tensões na formação inicial em Educação Física. In: VI
Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo
ANDRADE,
B. C. de & NUNES, M. L. F. Coreografando novas possibilidades na
Educação Física escolar: Os estudos culturais e a dança. IN: 5º Congresso
de Educação Física de Jundiaí. Jundiaí, SP, 2010 - Resumo - Texto completo
ANDRADE,
B. C. NUNES, M. L. F. Estudos Culturais e a Dança: um encontro possível na
Educação Física escolar. In: 4º SEMINÁRIO BRASILEIRO/1° SEMINÁRIO INTERNACIONAL
DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO. Canoas-RS: ULBRA, 2011. Resumo - Texto completo
BONETTO,
P. Diário de bordo digital: produzindo dados sobre a “escrita-currículo”. In:
VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Resumo
BONETTO,
P.; QUARESMA, F. N. O discurso da Revista Nova Escola sobre Educação Física.
In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES,
2015. Resumo
COSTA,
C. H. & NUNES, M. L. F. Reformas na formação de professores de Educação
Física: Transformação ou reprodução. In: III Episted
– Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia
da Educação Física. Campinas: FE – Unicamp, 2008. Resumo - Texto completo
ESCUDERO,
N. T., GRAMORELLI, L. C.; LIMA, M. E; SIQUEIRA, C., LOZANO, M. C., Educação
Física: motricidade, cultura e linguagem. VIII Semana Temática de Educação
Física e Esporte – Universidade Mackenzie, São Paulo, 2007. Resumo
ESCUDERO,
N. T. G. Avaliação em Educação Física escolar na perspectiva da abordagem
cultural. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São
Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo - Vídeo com apresentação
GRAMORELLI,
L. C. A cultura corporal do aluno como conteúdo curricular nas aulas de
Educação Física: "Esportes com raquetes". IN: II Seminário
de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo - Texto completo
GRAMORELLI,
L. C. O Ensino da Educação Física dez anos depois: Modificações nos
discursos dos professores. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da
Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo - Vídeo com apresentação
KONDRATIUK,
C. C. O corpo do educador da infância: reflexões pautadas em uma perspectiva
antropológica. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.
São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo
LIPPI,
B. G. A formação contínua de professores de Educação Física na rede pública
estadual de São Paulo: Quais as políticas em jogo? IN: IX Encontro de
Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar,
2009 - Texto completo
LIMA,
M. E. A Educação Física Escolar colonizada pelas objetivações de currículos não
críticos e as alternativas para que as vozes e as gestualidades subjugadas
possam ser reconhecidas. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da
Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014. Texto completo
LIMA, M.
E.; NEIRA, M. G. O currículo de Educação Física na rede municipal de São Paulo:
análise dos relatos de experiência. In: VI Congresso Internacional de Ciências
do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto
completo
LOZANO, M.
C. Circo: Uma prática corporal vivenciada por alunos do Ensino Médio.
IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP,
2008. Resumo - Texto completo
MACEDO,
E. E.; NEIRA, M. G. A valorização da cultura corporal infantil: análise de
uma experiência na creche. In: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de
Ciências do Esporte / V Congresso Internacional de Ciências do Esporte.
Brasília: CONBRACE/CONICE, 2013. Resumo
– Texto Completo
NEIRA, M.
G. Focinho de porco não é tomada? Ou desfazendo a confusão: Interpretações
distorcidas do currículo cultural da Educação Física. IN: IX Encontro de
Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar,
2009 - Texto completo - Vídeo com apresentação
NEIRA, M.
G. “Tem pessoa que dança bem, tem pessoa que dança mal. Eu danço mal”:
influências do currículo da Educação Física no posicionamento dos sujeitos. In:
Anais
do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro.
Aveiro, Portugal. 2014. Texto completo
NEIRA, M.
G.; GRAMORELLI, L. C. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese
e transformações. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte.
Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo
NEIRA, M.
G. Efeitos do currículo de educação física no posicionamento dos sujeitos com
relação às práticas corporais e aos seus praticantes. In: Anais do VI Congresso
Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo
NUNES,
H. C. et al. Proposta curricular de Educação Física do SESI-SP: uma construção
coletiva. In: Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares. Braga: Uminho, 2014. Texto
completo
NUNES,
M. L. F. Frankenstein e outros monstros: o currículo e os sujeitos da
formação em Educação Física. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da
Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 - Texto completo
REIS,
R. Educação Física e multiculturalismo crítico: A capoeira como conteúdo de
reflexão. IN: 12º Congresso Paulista de Educação Física. Jundiaí, SP:
Fontoura, 2008. Resumo - Texto completo
PAGNEZ, K.
S. M. M.; NEIRA, M. G. As práticas de formação do PIBID Pedagogia da Faculdade
de Educação da Universidade de São Paulo. In: Congresso Nacional de Formação de
Professores. Águas de Lindoia, SP, 2016. Texto
completo
ROCHA, M;
TENÓRIO, K. M.; SOUZA JÚNIOR, M.; NEIRA, M. G. As teorias curriculares nas
produções acerca da Educação Física escolar: uma revisão sistemática. In: VI
Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo
SALOMÃO,
A. F.; NEIRA, M. G. Práticas pedagógicas escolares em Educação Física:
diálogos etnográficos e curriculares. In: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / V
Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Brasília: CONBRACE/CONICE,
2013. Resumo – Texto completo
SANTOS, I.
L. Educação Física cultural e a descolonização do currículo: Entremeando
caminhos para a tematização e a problematização das práticas corporais. In: Anais
do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro.
Aveiro, Portugal. 2014.Texto completo
SANTOS, I.
L.; NEIRA, M. G. As propostas curriculares de Educação Física. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação.
Bauru: CBE, 2015. Texto completo
SANTOS, I.
L; NEIRA, M. G. As propostas curriculares da Educação Física: colocando os
pingos nos “is”. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória
(ES): UFES, 2015. Texto completo
SILVA,
S. S. Um passeio cultural pela Ginástica: do meu bairro ao resto do mundo.
IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo:
FEUSP, 2008. Resumo - Texto completo
SILVA,
S. S. O Vídeo Nas Aulas De Educação Física: Identificações, Interpretações E
Reflexões Possíveis.IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação
Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo
- Texto completo.
SILVA,
S. S. Educação física, currículo e cultura: Inovação, Reforma e Mudança –
uma análise da prática. IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação
Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo
- Texto completo
SILVA,
S. S. A expansão do terceiro setor nas escolas públicas paulistanas: os projetos
esportivos sociais e o seu contexto de desenvolvimento. IN: IX Encontro de
Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar,
2009 - Texto completo
SOUZA,
M. M. N. Educação Física e perspectiva de formação na Educação Básica - Uma
discussão sobre o currículo no contexto contemporâneo. IN: IV Colóquio
Internacional de Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão–SE: UFS, 2010. Resumo - Texto completo
SOUZA,
M. M. N.; NEIRA, M. G. A
constituição identitária dos sujeitos ao longo da educação básica:
contribuições do currículo multicultural da educação física na educação
infantil. In: V Seminário de Estudos
e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física. Rio
Claro: UNESP, 2010. Resumo
SOUZA,
M. M. N. Corpo, cultura e subjetividade: a educação física escolar na
constituição identitária dos sujeitos. IN: V Seminário de Estudos e
Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física. Rio Claro:
UNESP, 2010. Resumo
SOUZA,
M. M. N. “Não sou mais a mesma pessoa”: a identidade docente a partir da
interação com teorizações pós-críticas para o currículo da educação física.
Anais do II Congresso Internacional de formação profissional no campo da
Educação Física e VI Seminário nacional de formação profissional no campo da
Educação Física. Florianópolis: 2012. Resumo
SOUZA,
M. M. N. Infância e cultura: a mediação multicultural crítica no âmbito da
cultura corporal. V Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação,
II Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas – RS, 2013. Resumo – Texto completo
SOUZA,
M. M. N. O currículo cultural da educação física no Colégio de Aplicação da
UFS: um espaço de ressignificações e constituição de identidades democráticas.
V Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, II Seminário
Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas – RS, 2013. Resumo – Texto completo
VIEIRA,
R. A. G. Revoluções científicas na Educação Física Escolar. 5º Congresso
de Educação Física de Jundiaí. Jundiaí, SP,2010. Resumo
VIEIRA, R.
A. G. Ensino Superior de Educação Física na visão dos Estudos Culturais: ação
curricular e prática docente. In: Anais
do VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES,
2015. Texto completo
Livros:
GHANEM,
E.; NEIRA, M. G. (orgs.) Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas.
Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.
KONDRATIUK,
C. C.; NEIRA, M. G. Memórias de Cibele: caminhos trilhados, experiências
corporais e identidade docente. São Paulo: Phorte, 2013.
NEIRA,
M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e
alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.
NEIRA, M.
G. Ensino de Educação Física. São
Paulo: Thomson Learning, 2007.
NEIRA, M.
G.; UVINHA, R. R. Cultura corporal: diálogos entre Educação Física e Lazer.
Petrópolis: Vozes, 2009.
NEIRA,
M. G. Ensino de Educação Física. São
Paulo: Cengage Learning, 2010.
NEIRA, M.
G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos
Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis,
2009.
NEIRA,
M. G. e NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo:
Phorte, 2009.
NEIRA, M.
G. Por dentro da sala de aula: conversando
sobre a prática. São Paulo: Phorte, 2010.
NEIRA, M.
G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.
(Coleção: A reflexão e a prática do ensino)
NEIRA, M.
G.; LIMA, M. E.; NUNES, M. L. F. (orgs.). Educação
Física e culturas: Ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012. Versão completa
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA,
M. E. (orgs.). Educação Física e culturas: Ensaios
sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.
NEIRA, M. G. Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e
ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. (Coleção: Como eu ensino)
NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher,
2016.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Educação
Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Educação
Física cultural: por uma pedagogia da(s)
diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou
heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo:
Phorte, 2016.
PINAZZA, M. A.; NEIRA,
M. G. (Orgs.). Formação de
profissionais da educação infantil: desafio conjunto de investir na
produção de saberes. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2012.
REIS, R. Capoeira, educação e Educação Física:
inter-relações e práticas pedagógicas. São Paulo: Livro Pronto, 2011.
Capítulos
de livros:
AGUIAR,
A. A. D; MÜLLER, A.; NUNES, H. C. B.; LIMA, M. F. Relações de gênero no
futebol. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV,
2016.
AGUIAR, C. A.;
NEIRA, M. G. O ensino da Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva
cultural. In: NEIRA,
M. G. Educação Física cultural. São
Paulo: Blucher, 2016.
ALMEIDA
JÚNIOR, A. S.; NEIRA, M. G.; MARCASSA, L. P.; GARIGLIO, J. A; LORENZI, A. R.;
ANDRADE FILHO, N. F. A produção do GTT Escola veiculada nos Congressos
Brasileiros e Internacionais de Ciências do Esporte (Conbrace/Conice) no período de 2009 a 2013. In: RECHIA, S. et al. Dilemas e desafios da pós-graduação em
Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2015.
ALVIANO
JÚNIOR, W. Formação inicial em Educação Física: análises de uma construção
curricular. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.)
Monstros ou heróis? Os currículos que
formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.
BARBOSA,
C. H. G.; MORAES, C. X.; SANTOS JÚNIOR, F. N. Eu não brinco mais disso! In: NEIRA, M. G.;
NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física
cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
BORGES, C. C. O.; PORTAPILA, D. M. O.; ESCUDERO, N. T. G. (Re)pensar a avaliação: escrita autopoiética
por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma
pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
BOSSLE,
F.; BOSSLE, C. B.; NEIRA, M. G. Desafios para a docência na Educação Física
escolar. In: BOSSLE, F.; WITTIZORECKI, E. S. Didática(s) da Educação Física: formação docente e cotidiano escolar.
Curitiba: CRV, 2016.
CARVALHO,
M. M. N. S.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
CHAIM
JÚNIOR, C. I.; NEIRA, M. G. Aprendendo sobre o outro: a cultura corporal
juvenil. In: NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física, São Paulo:
Thomson, 2007.
CHAIM JÚNIOR,
C. I.; NEIRA, M. G. Cultura juvenil e Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
COSTA, L.
M.; NEIRA, M. G. A educação corporal. In: In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
CRUZ, A.
M. et al. Lutando contra os
preconceitos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV,
2016.
ETO,
J.; NEIRA, M. G. Educação Física na educação do campo: possibilidades de um
currículo multicultural numa escola de assentamento. In: GHANEM, E.; NEIRA, M.
G. (orgs.) Educação
e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.
FETH JR.,
M. Uma Viagem Multicultural através do
basquetebol. In : NEIRA, M. G. e NUNES,
M. L. F. (Orgs.) Praticando
Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.
FIGUEIREDO,
B. S.; SÁ, K. R.; RAVAZZI, L. A valorização das culturas infantis em um
currículo multiculturalmente orientado. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F.
(Org.) Educação Física cultural:
escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
GRAMORELLI,
L. C.; LIMA, M. E; NEIRA, M. G. Política, Economia e Sociedade: reflexos no
projeto educativo da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Ensino de Educação
Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
GRAMORELLI,
L. C.; NEIRA, M. G. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino de
Educação Física. In: NEIRA,
M. G. Educação Física cultural. São
Paulo: Blucher, 2016.
IRIAS, E.
A.; LIMA, M. E. Boliche e taco: jogando com as possibilidades. In: NEIRA, M.
G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação
Física cultural: por uma pedagogia da(s)
diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
KONDRATIUK, C.
C.; NEIRA, M. G. O corpo, a família e a escola. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
LIMA,
M. E. Acorda, professor, dê corda a seu aluno e veja o que com corda se pode
fazer. In : NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São
Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.
LINS
RODRIGUES, A. C.; NEIRA, M. G. Corpos e culturas invisibilizados
na escola. In: GOBBI, M. A.; NASCIMENTO, M. L. B. P. (orgs.)
Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da
formação docente. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 168-192.
LINS
RODRIGUES, A. C.; NEIRA, M. G. Culturas negras e Educação Física escolar:
tematizando o samba. In: Educação Física
escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis
10.639/03 e 11.645/08. Curitiba: CRV, 2016. p. 71-90.
LINS
RODRIGUES, A. C. A questão racial nas aulas de Educação Física: professores,
alunos e o jogo de invisibilização. In: NEIRA, M.
G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação
Física cultural: por uma pedagogia da(s)
diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
LIPPI, B. G.
Por uma mudança de paradigma na formação contínua de professores: indicadores
para a construção de uma alternativa crítica. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.
(Orgs.) Monstros
ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São
Paulo: Phorte, 2016.
MARTINS,
J. C. J. Nossas Brincadeiras. IN: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São
Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.
MARTINS,
J. C. J. Educação Física na EJA: uma experiência ginástica no Centro Integrado
de Educação de Jovens e Adultos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F.
(Org.) Educação Física cultural:
escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
MAZZONI,
A. V. A cultura Oriental na escola. IN: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F.
(Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação
Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.
MAZZONI,
A. V. Uma pedagogia para além das práticas corporais e das diferenças. In: NEIRA, M.
G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação
Física cultural: por uma pedagogia da(s)
diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
NASCIMENTO,
A. S.; MORAES, C. X.; BARBOSA, C. H. G. O outro tem alguma coisa a dizer? A
teoria queer como prática de articulação das vozes
silenciadas. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s)
diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
NEIRA,
M.G. E NUNES, M.L.F. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e
linguagem. In: Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
NEIRA, M.
G. Sociedade, multiculturalismo e Educação Física. In: Ensino de Educação
Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
NEIRA, M.
G. Utopia provisória: o currículo multicultural crítico da Educação
Física. In: Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
NEIRA,
M. G. Ensinando Educação Física no Ciclo Inicial do Ensino Fundamental In:
CATANI, D. B. e VICENTINI, P. P. (Coords.) Formação
e Autoformação: Saberes e práticas nas
experiências dos professores. São Paulo: Escrituras, 2006, p. 179-195.
NEIRA,
M. G. Formação para a docência: o lugar da Educação Física na Educação Básica.
In: SCHNEIDER, O.; GRUNENNVALDT, J. T.; KUHN, R. e RIBEIRO, S. D. D. (Orgs.) Educação Física, esporte e sociedade: temas
emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2008, p. 17-50.
NEIRA,
M. G. Educação Física na Educação Infantil: algumas considerações para a
elaboração de um currículo coerente com a escola democrática. In: ANDRADE
FILHO, N. F. e SCHNEIDER, O. Educação Física para a Educação Infantil: conhecimento
e especificidade. São Cristóvão: Editora da UFS, 2008, p. 45-96.
NEIRA,
M. G. O ensino da Educação Física na
Educação Básica: o currículo na perspectiva cultural. In: MOREIRA, E. C.
(Org.) Educação Física escolar:
desafios e propostas I. Jundiaí: Fontoura, 2009. pp. 65-94.
NEIRA,
M. G. Planejamento das ações didáticas. In: Por
dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phorte:
2010. Texto completo
NEIRA,
M. G. Quem estamos formando? Interpretando os currículos de Licenciatura em
Educação Física. In: CARREIRA FILHO, D. e CORREIA, W. R. (Orgs.) Educação Física escolar: docência e cotidiano.
Curitiba: Editora CRV, 2010.
NEIRA,
M. G. Teorização crítica e pós-crítica da educação: subsídios para o debate
curricular da Educação Física. In: CHAVERRA FERNÁNDEZ, B. E. e GAVIRIA CORTÉS,
D. F. (editores). Educación Física: reflexiones conceptuales hacia la integración
curricular. Medellín: Funámbulos Editores, 2011. p.
47-60.
NEIRA, M.
G. Reconstruindo o currículo da Educação Física a partir da cultura popular: a
vez e a voz das identidades subjugadas. In: CHAVERRA FERNÁNDEZ, B. E. e GAVIRIA
CORTÉS, D. F. (editores). Educación Física: reflexiones conceptuales hacia la integración
curricular. Medellín: Funámbulos Editores, 2011. p.
61-73.
NEIRA,
M. G. Proposições para o estágio disciplinar na formação de professores de
Educação Física. In: NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. Construção da
identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção.
Florianópolis: Ed. da UDESC, 2012.
NEIRA,
M. G. A ação pedagógica da
Educação Física em contextos multiculturais: análise de experiências em
Portugal e no Brasil. In: KISHIMOTO, T. M.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Em busca
da pedagogia da infância: pertencer e participar. Porto
Alegre: Artmed, 2013. p. 136-167.
NEIRA, M.
G. O lugar do esporte no currículo cultural da Educação Física. In: ANTUNES,
A.F.; LEVANDOSKI, G.; FREITAS JÚNIOR, M. A. Educação Física, esporte e qualidade
de vida. Curitiba: CRV, 2013. p. 9-24.
NEIRA,
M. G. O
currículo cultural da Educação Física: contexto, fundamentos e ação. In: Silvia
Christina Madrid Finck. (Org.). Educação Física escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação.
1ed.Curitiba: InterSaberes, 2013, v. 1, p. 287-315.
NEIRA, M. G. Educação Física: a cultura
corporal como prática pedagógica. In: RODRIGUES, A. F.; FORTUNATO, M. P. (orgs.) Alfabetização
e letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo: Humanitas, 2014.
NEIRA, M. G. Cultura corporal de movimento:
da Educação Infantil ao Ensino Médio. In: SESI-SP. Saber em Ação 2013: Aprendizes do Século XXI: autonomia e autoria
no processo de ensino e de aprendizagem. São Paulo: SESI-SP Editora, 2014. Texto completo
NEIRA, M.
G. A reorganização curricular como alternativa para trabalho com a diversidade.
In: São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação
Técnica. Programa Mais Educação São Paulo:
subsídios 5: A Supervisão Escolar na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: a
gestão educacional em uma perspectiva sistêmica / Secretaria Municipal de
Educação. São Paulo: SME / DOT, 2015. Texto completo
NEIRA, M. G. O currículo
multicultural da Educação Física. In: NASCIMENTO, J. V.; SOUZA, E. R.; RAMOS,
V.; ROCHA, J. C. S. (Org.). Educação
Física e esporte: convergindo para novos caminhos. 1ed.Florianópolis:
Editora da UDESC, 2015, v. 01, p. 39-60.
NEIRA, M. G. O currículo
cultural da Educação Física na Educação Infantil: uma proposta para o
reconhecimento da cultura lúdica. In: CASTELLAR, S. M. V.; Semeghini-Siqueira, I. (Org.). Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental:
formação docente, inovação, aprendizagem significativa. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, 2015, v. 1, p. 93-116.
NEIRA, M. G. Os procedimentos didáticos
do currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.
(Org.) Educação Física cultural:
escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
NEIRA, M. G.; PAGNEZ, K. S.
M. M. A relação teoria e prática na formação de professores: a experiência do
PIBID. In: PIETRI, E.; SANTOS, V. M.; UTSUMI, M. C.; GALIAN, C. V. A. (Org.). A cooperação universidade-escola para a
formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo
(2011-2014). São Paulo: Editorial: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 121-140.
NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma
pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, M. G.; NUNES,
M. L. F. (Org.) Educação Física cultural:
por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba:
CRV, 2016.
NEIRA, M. G. Os currículos que formam professores de Educação
Física: a paixão pelo inimigo. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou
heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo:
Phorte, 2016.
NEIRA, M. G. Uma alternativa para
a frustração de atuar no Ensino Médio. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher,
2016.
NERY, J. P.; SOUZA, L. R. S. Povo x multidão: a luta
continua. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s)
diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
NEVES, M.
R. Todos podem fazer ginástica? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São
Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.
NEVES, M. R.; BONETTO, P. X. R. De corpo inteiro,
desenvolvido e crítico: onde está a diferença? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L.
F. (Org.) Educação Física cultural: por
uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
NUNES,
M. L. F. Educação Física: currículo, identidade e diferença. In: NEIRA, M. G. (org). Ensino de
Educação Física. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
NUNES,
M. L. F. Práticas corporais ou mercadorias corporais. In: SANCHES, T. A.
(org.) Estudos Culturais: uma abordagem prática. São Paulo: SENAC, 2011. p.
39-60.
NUNES,
M. L. F. Educação Física na área de Linguagens e Códigos. In: NEIRA, M. G.;
NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física
cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão
“diferença”? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s)
diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
NUNES, M. L. O mapa do território do Ensino Superior e da
formação em Educação Física: emerge o criador. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L.
F. (Orgs.) Monstros
ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São
Paulo: Phorte, 2016.
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino
da Educação Física. In: NEIRA,
M. G. Educação Física cultural. São
Paulo: Blucher, 2016.
OLIVEIRA JÚNIOR,
J.; SOUZA JÚNIOR, M. B.; VIEIRA, R. A. G. Patins e skate: quando o idoso é a
diferença. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV,
2016.
PINAZZA, M. A.; NEIRA,
M. G. Formação continuada em serviço de docentes da Educação Infantil:
desenvolvimento profissional para promoção da qualidade das práticas
educativas. In: PINAZZA, M. A.; NEIRA, M. G. (Orgs.). Formação de profissionais da educação
infantil: desafio conjunto de investir na produção de saberes. 1. ed. São
Paulo: Xamã, 2012.
QUARESMA, F. N.; NEVES, M. R.
Funk, o demônio do currículo. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma
pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
REIS, R. Os diferentes sentidos da capoeira. In:
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação
Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.
SALOMÃO,
A. F.; NEVES, M. R.; ALVIANO JÚNIOR, W. Outros voos: uma experiência didática com
a brincadeira de pipa. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre
a prática. Curitiba: CRV, 2016.
SANTOS, I. L.; NEIRA,
M. G. Os currículos da Educação Física e a formação de sujeitos. In:
SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (Org.). Contribuição
da Educação Física escolar à prática transversal. Curitiba: CRV, 2016, v.
1, p. 107-148.
SANTOS, I. L.; NEVES, M. R. Tematizando o frevo. In: NEIRA, M. G.;
NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física
cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da
Educação Física. In: NEIRA,
M. G. Educação Física cultural. São
Paulo: Blucher, 2016.
SANTOS,
I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no ensino da Educação Física. In: In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
SANTOS, L. A.; SANTOS, D. A.; OLIVEIRA JÚNIOR, J. L.; IRIAS,
E. A.; GOMES, C. A. O. Currículo cultural da Educação Física e esportes
radicais: diálogos possíveis. In: SILVA, B. A. T.; MALDONADO, D. T.; OLIVEIRA,
L. P. (Org.). Manifestações culturais
radicais nas aulas de Educação Física escolar. Curitiba: CRV, 2016.
SOUZA, L.
R. S. Bafo, que jogo é esse? In: COSTA, C. M.; ARMBRUST, I.; TERAMOTO, W. O. Qualificação da Educação Física curricular:
reflexão e sistematização da prática pedagógica. São Paulo: IEE, 2014.
Disponível em http://issuu.com/carlossdesouza/docs/public
SOUZA, M.
M. N; NEIRA, M. G. Minha história conto eu?:
multiculturalismo crítico e práticas corporais no currículo da Educação
Infantil. In: GOBBI, M. A.; NASCIMENTO, M. L. B. P. (orgs.)
Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da
formação docente. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. P. 44-67.
VAGHETTI,
F. C. Lutar é coisa de menina? IN: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São
Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.
VELANGA,
C. T.; NEIRA, M. G. Para descolonizar o currículo de Pedagogia da Universidade
Federal de Rondônia. In: GHANEM, E.; NEIRA, M. G. (orgs.)
Educação e diversidade cultural no
Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin,
2014.
VIEIRA, A.
L. S.; BONETTO, P. X. R. Atletismo: diferentes práticas e diferentes corpos.
In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV,
2016.
VIEIRA,
R. A. G. Ensino Superior, Educação Física e identidade(s)
docente(s): da alquimia à solidão. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.
(Orgs.) Monstros
ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São
Paulo: Phorte, 2016.
VIEIRA, V.
Brincadeiras populares: uma experiência a partir da cultura lúdica
infantil. In: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.)
Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009
Teses,
dissertações, monografias e relatórios de pesquisa:
AGUIAR,
A. A. D. As meninas de costas:
análise do currículo de Educação Física e a construção da identidade feminina.
Dissertação (Mestrado em Educação). Uninove, São
Paulo, 2014 – Texto completo
AGUIAR, C.
A. Educação Física no município de São
Paulo: aproximações e distanciamentos com relação ao currículo oficial.
Dissertação (Mestrado em Educação). FEUSP, São Paulo, 2014 – Texto completo
ALVIANO
JR., W. Formação Inicial em Educação Física: Análises de uma Construção
Curricular. Tese (Doutorado em Educação). FEUSP, São Paulo, 2011 - Texto completo
BONETTO,
P. X. R. A “escrita-currículo” da
perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações,
diferenciações, laissez-faire e fórmula. Dissertação (Mestrado em Educação).
FEUSP, São Paulo, 2016. Texto
BOTELHO,
R. G. A utilização da literatura infantil na Educação Física: diferentes
possibilidades educacionais (Pós-Doutorado), 2012. Texto completo
BORGES, C.
C. O. Práticas discursivas em
dispositivos curriculares de Educação Física da rede municipal de Sorocaba:
estratégias para o governo das condutas de sujeitos da educação. Dissertação
(Mestrado em Filosofia). EACH, São Paulo, 2014. Texto completo
CHAIM
JÚNIOR, C. I. Cultura corporal juvenil da
periferia paulistana: subsídios para a construção de um currículo de
Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física). FEUSP, São Paulo,
2007. Texto completo
COSTA, L.
M. As concepções de corpo presentes nos currículos das redes públicas
paulistas. Trabalho Complementar de Curso. São Paulo: FEUSP, 2010 - Resumo - Texto completo
ESCUDERO,
N. T. G. Avaliação da aprendizagem em educação física na perspectiva
cultural: Uma escrita autopoiética. Dissertação
de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2011. Resumo
- Texto Completo
ETO,
J. Desconstruindo o futebol e a
erotização da dança: uma experiência na educação física na escola do campo
no Matacavalo. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP,
2015. Texto Completo
FRANÇOSO,
S. Cruzando fronteiras curriculares: a Educação Física no enfoque cultural
na ótica de docentes de escolas municipais de São Paulo. Dissertação
(Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, 2011. Resumo – Texto completo
GRAMORELLI,
L. C. O Impacto dos PCN na prática dos professores de Educação Física.
Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2007. Resumo - Texto
completo
GRAMORELLI,
L. C. A Cultura Corporal nas Propostas
Curriculares Estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo
tempo. Tese de Doutorado. FEUSP, São Paulo, 2014. Resumo
– Texto completo
LIMA,
M. E. A Educação Física no Projeto Político-pedagógico: espaço de
participação e reconhecimento da cultura corporal dos alunos. Dissertação
de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2007. Resumo - Texto completo
LIMA, M.
E. Entre fios, “nós” e entrelaçamentos: a
arte de tecer o currículo cultural da Educação Física. Tese de Doutorado.
FEUSP, São Paulo, 2015. Texto completo
LINS
RODRIGUES, A. C. Jogos de Construção nas aulas de Educação Física:
alternativa pedagógica para aquisição de competências leitora e escritora.
Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2009. Resumo - Texto
completo
LINS
RODRIGUES, A. C. Corpos e culturas invisibilizados
na escola: racismo, aulas de Educação Física e insurgência multicultural.
Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo,
2013. Resumo – Texto Completo
LINS
RODRIGUES, A. C. Culturas negras no
currículo escolar: apresentando o samba como possibilidade de resistência
cultural. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado) – Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. – Texto Completo
LIPPI,
B. G. Formação contínua de professores de Educação Física no Estado de São
Paulo: Quais as políticas em jogo? Dissertação de Mestrado. FEUSP, São
Paulo, 2009. Resumo - Texto completo
MACEDO,
E. E. de. Educação Física numa perspectiva cultural: análise de uma
experiência em creche. Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2010. Resumo - Texto completo
MAZZONI,
A.V. “Eu vim do mesmo lugar que eles”: Relações entre experiências pessoas e
uma educação física multiculturalmente orientada. Dissertação de Mestrado.
FEUSP, São Paulo, 2013. Resumo
– Texto completo.
MÜLLER, A.
A avaliação no currículo cultural da
Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. Texto completo
NEIRA,
M. G. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos
seus autores. Tese de Livre-Docência – Faculdade de Educação. Universidade
de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. Resumo - Texto
completo
NEIRA, M.
G. O currículo da Educação Física e a
construção de identidades: um estudo das representações dos sujeitos acerca
das manifestações corporais e dos seus praticantes. Relatório de Pesquisa,
2014. Texto completo
NUNES, M.
L. F. Educação Física e esporte escolar: poder,
identidade e diferença. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de
Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2006. Resumo – Texto completo
NUNES,
M. L. F. Frankenstein, monstros e o Ben 10: fragmentos da formação inicial
em Educação Física. Tese (doutorado). Faculdade de Educação, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2011. Resumo
- Texto completo
RIBEIRO,
J. S. Criança, Educação Física e mídia: identidades em jogo na Educação
Infantil. Monografia. UNITALO, São Paulo, 2009. Resumo - Texto completo
SANTOS,
I. L. A tematização e a problematização
no currículo cultural da Educação Física. Tese (Doutorado em Educação).
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. São Paulo: FEUSP, 2016. Texto completo
SILVA, S.
S. e NUNES, M. L. F. Programa Segundo Tempo - os objetivos e efeitos dos
projetos esportivos sociais. Trabalho de conclusão do Curso de
Especialização em Esporte Escolar. UNB/ME, São Paulo, 2007. Resumo - Texto completo
SILVA,
S. S. Educação Física Escolar versus
projeto social esportivo: "Quando os donos da casa perdem o jogo".
Dissertação de Mestrado. FEUSP, São Paulo, 2010. Resumo - Texto
completo
SOUZA,
M. M. N. “Minha história conto eu”: multiculturalismo crítico e cultura
corporal no currículo da Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. FEUSP,
São Paulo, 2012. Resumo – Texto completo
SOUZA
JÚNIOR, M. Recortes, influências e perspectivas do campo curricular na
Educação Física escolar: revelações dos cenários estaduais brasileiros
(Pós-Doutorado), 2015. Texto completo
VIEIRA, R.
A. G. Identidades docentes no ensino superior de Educação Física: um recorte
da cidade de Sorocaba. Dissertação (mestrado) - FEUSP, São Paulo, 2013. Resumo – Texto completo