AGUIAR, C. A. Análise das orientações curriculares de Educação Física do município de São Paulo: proposições e possibilidades. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

ALVIANO JR., W. Educação Física escolar: uma análise do discurso a partir das categorias de ideologia e poder. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 – Texto completo

ALVIANO JR., W. Convergências e tensões na formação inicial em Educação Física. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

ANDRADE, B. C. de & NUNES, M. L. F. Coreografando novas possibilidades na Educação Física escolar: Os estudos culturais e a dança. IN: 5º Congresso de Educação Física de Jundiaí.  Jundiaí, SP, 2010 – Resumo – Texto completo

ANDRADE, B. C. NUNES, M. L. F. Estudos Culturais e a Dança: um encontro possível na Educação Física escolar. In: 4º SEMINÁRIO BRASILEIRO/1° SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO. Canoas-RS: ULBRA, 2011. Resumo Texto completo

BONETTO, P. X. R. Diário de bordo digital: produzindo dados sobre a “escrita-currículo”. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Resumo

BONETTO, P. X. R.; QUARESMA, F. N. O discurso da Revista Nova Escola sobre Educação Física. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Resumo

BONETTO, P. X. R.; NEVES, M. R.; QUARESMA, F. N.; NEIRA, M. G. A diferença no currículo psicomotor: uma análise da obra “Educação de Corpo Inteiro”. In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Goiânia (GO): UFG, 2017. Texto completo

CASTRO NETA, A. A.; SORTE, D. F. B.; OLIVEIRA, G. N. B. “O torcedor é bandido, tia!” Uma problematização sobre a violência nos estádios de futebol. Anais da XVII Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão – Universidade e Comunidade: em busca da transformação social v.1, nº. 1, 2016. Texto completo

CASTRO, P. A.; SOUSA, D. F. V. O.; CRUZ, M. M. S.; OLIVEIRA, G. N. B. “Vamos andar de biclicelta?” Uma possibilidade nas aulas de Educação Física a partir da perspectiva cultural: um relato de experiência. Anais da XVII Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão – Universidade e Comunidade: em busca da transformação social v.1, nº. 1, 2016. Texto completo

COSTA, C. H. & NUNES, M. L. F. Reformas na formação de professores de Educação Física: Transformação ou reprodução. In: III Episted – Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física. Campinas: FE – Unicamp, 2008. Resumo – Texto completo

ESCUDERO, N. T., GRAMORELLI, L. C.; LIMA, M. E; SIQUEIRA, C., LOZANO, M. C., Educação Física: motricidade, cultura e linguagem. VIII Semana Temática de Educação Física e Esporte – Universidade Mackenzie, São Paulo, 2007.Resumo

ESCUDERO, N. T. G. Avaliação em Educação Física escolar na perspectiva da abordagem cultural. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 – Texto completoVídeo com apresentação

GRAMORELLI, L. C. A cultura corporal do aluno como conteúdo curricular nas aulas de Educação Física: “Esportes com raquetes”.  IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008.Resumo – Texto completo

GRAMORELLI, L. C. O Ensino da Educação Física dez anos depois: Modificações nos discursos dos professores. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 – Texto completoVídeo com apresentação

KONDRATIUK, C. C. O corpo do educador da infância: reflexões pautadas em uma perspectiva antropológica. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 – Texto completo

LIPPI, B. G. A formação contínua de professores de Educação Física na rede pública estadual de São Paulo: Quais as políticas em jogo? IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 – Texto completo

LIMA, M. E. A Educação Física Escolar colonizada pelas objetivações de currículos não críticos e as alternativas para que as vozes e as gestualidades subjugadas possam ser reconhecidas. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014. Texto completo

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo de Educação Física na rede municipal de São Paulo: análise dos relatos de experiência. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

LOPES, F. C. O. Amarelinha: brincadeira de bebê ou brincadeira de criança? In: VII Seminário Internacional de Profissionalização Docente, 2017.  Texto completo

LOZANO, M. C. Circo: Uma prática corporal vivenciada por alunos do Ensino Médio. IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo – Texto completo

MACEDO, E. E.; NEIRA, M. G. A valorização da cultura corporal infantil: análise de uma experiência na creche. In: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Brasília: CONBRACE/CONICE, 2013. Resumo – Texto Completo

NEIRA, M. G. Focinho de porco não é tomada? Ou desfazendo a confusão: Interpretações distorcidas do currículo cultural da Educação Física. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 – Texto completoVídeo com apresentação

NEIRA, M. G. “Tem pessoa que dança bem, tem pessoa que dança mal. Eu danço mal”: influências do currículo da Educação Física no posicionamento dos sujeitos. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014. Texto completo

NEIRA, M. G.; GRAMORELLI, L. C. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

NEIRA, M. G. Efeitos do currículo de educação física no posicionamento dos sujeitos com relação às práticas corporais e aos seus praticantes. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

NEIRA, M. G. Terceira versão da BNCC: retrocesso político e pedagógico. In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Goiânia (GO): UFG, 2017. Texto completo

NEIRA, M. G. A produção de relatos de experiências enquanto tecnologia cultural para a formação de professores. In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Goiânia (GO): UFG, 2017. Texto completo

NEIRA, M. G. Por uma inovação curricular da Educação Física que combata o projeto neoliberal. In: Anais da 69ª reunião anual da SBPC. Belo Horizonte (MG): UFMG, 2017. Texto completo

NEIRA, M. G. A prática do currículo cultural da educação física na perspectiva dos professores. In: Anais da 69ª reunião anual da SBPC. Belo Horizonte (MG): UFMG, 2017. Texto completo

NUNES, H. C. B et al. Proposta curricular de Educação Física do SESI-SP: uma construção coletiva. In: Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares. Braga: Uminho, 2014. Texto completo

NUNES, H, C, B. A inclusão em educação física escolar. In: 7º Congresso dos Professores de Educação Física escolar. São Paulo-SP: UNICID, 2017. Texto completo

NUNES, M. L. F. Frankenstein e outros monstros: o currículo e os sujeitos da formação em Educação Física. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 – Texto completo

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Monstros ou heróis: os currículos que formam professores de Educação Física em questão. Anais do IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Rio Claro: UNESP, 2016. Resumo

REIS, R. Educação Física e multiculturalismo crítico: A capoeira como conteúdo de reflexão. IN: 12º Congresso Paulista de Educação Física. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008. Resumo – Texto completo

PAGNEZ, K. S. M. M.; NEIRA, M. G. As práticas de formação do PIBID Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. In: Congresso Nacional de Formação de Professores. Águas de Lindoia, SP, 2016. Texto completo

ROCHA, M; TENÓRIO, K. M.; SOUZA JÚNIOR, M.; NEIRA, M. G. As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física escolar: uma revisão sistemática. In: VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

SALOMÃO, A. F.; NEIRA, M. G. Práticas pedagógicas escolares em Educação Física: diálogos etnográficos e curriculares. In: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Brasília: CONBRACE/CONICE, 2013. Resumo – Texto completo

SALOMÃO, A. F.; NEIRA, M. G. Práticas Pedagógicas escolares em educação física: diálogos curriculares e etnográficos. In: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Brasília: CBCE, 2013.

SALOMÃO, A. F.; NEIRA, M. G. Mapeamento e vídeo etnografia. In: Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória: UFES, 2015.

SALOMÃO, A. F.; NEIRA, M. G. La formación superior en Educación Física en Brasil: aportes del ‘Currículo Cultural. In: Atas do Congreso Universidad 2016 / 10° Congreso Internacional de Educación Superior / VI Taller Internacional de Formación de Profesionales de la Educación. Havana: Universidad Innovadora por um Desarrollo Humano Sostenible, 2016.

SALOMÃO, A. F.; NEIRA, M. G. The Cultural Curriculum in Physical Education in Brazil: ethnographic notes and pedagogical practices. In: 44° Congress Nordic Educational Research Association (NERA). Helsinque-Finlândia, 2016.

SANTOS, I. L. Educação Física cultural e a descolonização do currículo: Entremeando caminhos para a tematização e a problematização das práticas corporais. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014. Texto completo

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. As propostas curriculares de Educação Física. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação. Bauru: CBE, 2015. Texto completo

SANTOS, I. L; NEIRA, M. G. As propostas curriculares da Educação Física: colocando os pingos nos “is”. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. Formação continuada de professores(as) na perspectiva do currículo cultural em ação: GPEF em cena. Anais do IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Rio Claro: UNESP, 2016. Resumo

SILVA, S. S. Um passeio cultural pela Ginástica: do meu bairro ao resto do mundo. IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo – Texto completo

SILVA, S. S. O Vídeo Nas Aulas De Educação Física: Identificações, Interpretações E Reflexões Possíveis.IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo – Texto completo.

SILVA, S. S. Educação física, currículo e cultura: Inovação, Reforma e Mudança – uma análise da prática. IN: II Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2008. Resumo – Texto completo

SILVA, S. S. A expansão do terceiro setor nas escolas públicas paulistanas: os projetos esportivos sociais e o seu contexto de desenvolvimento. IN: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFScar, 2009 – Texto completo

SOUZA, M. M. N. Educação Física e perspectiva de formação na Educação Básica – Uma discussão sobre o currículo no contexto contemporâneo. IN: IV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão–SE: UFS, 2010. Resumo – Texto completo

SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. A constituição identitária dos sujeitos ao longo da educação básica: contribuições do currículo multicultural da educação física na educação infantil. In: V Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física. Rio Claro: UNESP, 2010. Resumo

SOUZA, M. M. N. Corpo, cultura e subjetividade: a educação física escolar na constituição identitária dos sujeitos. IN: V Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no campo da Educação Física. Rio Claro: UNESP, 2010. Resumo

SOUZA, M. M. N. “Não sou mais a mesma pessoa”: a identidade docente a partir da interação com teorizações pós-críticas para o currículo da educação física. Anais do II Congresso Internacional de formação profissional no campo da Educação Física e VI Seminário nacional de formação profissional no campo da Educação Física. Florianópolis: 2012. Resumo

SOUZA, M. M. N. Infância e cultura: a mediação multicultural crítica no âmbito da cultura corporal. V Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, II Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas – RS, 2013.Resumo – Texto completo

SOUZA, M. M. N. O currículo cultural da educação física no Colégio de Aplicação da UFS: um espaço de ressignificações e constituição de identidades democráticas. V Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, II Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas – RS, 2013. Resumo – Texto completo

VIEIRA, R. A. G. Revoluções científicas na Educação Física Escolar. 5º Congresso de Educação Física de Jundiaí. Jundiaí, SP,2010. Resumo

VIEIRA, R. A. G. Ensino Superior de Educação Física na visão dos Estudos Culturais: ação curricular e prática docente. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória (ES): UFES, 2015. Texto completo