AGUIAR, A. A. D. Xadrez na escola: uma análise crítica através dos estudos culturais. Lecturas: Educación Física e Deportes, Revista Digital. Buenos Aires – Ano 17 – Nº 170 – Julho de 2012. Resumo – Texto completo.

AGUIAR, A. A. D. O gênero feminino nas aulas de Educação Física: um olhar através dos estudos culturais. Lecturas: Educación Física e Deportes, Revista Digital. Buenos Aires – Ano 17 – Nº 171 – Agosto de 2012. ResumoTexto completo

AGUIAR, C. A.; NEIRA, M. G. Nesta escola tem samba. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, jul-dez 2014, p. 167-174. Resumo– Texto completo

AGUIAR, C. A; NEIRA, M. G. Análise das orientações curriculares de Educação Física do município de São Paulo: proposições e possibilidades. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 24-45, jan./abr. 2016. Resumo– Texto completo

ALVIANO JÚNIOR, W. A formação inicial do professor de Educação Física alinhada às políticas neoliberais. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S457-S471, abr./jun. 2014. Resumo– Texto completo

ALVIANO JÚNIOR., W.; NEIRA, M. G. Formação inicial em Educação Física e currículo: uma proposta sob a ótica de seus autores. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 117-138, maio, 2013. Resumo – Texto completo

ALVIANO JÚNIOR, W.; NEIRA, M. G. Formação inicial em Educação Física: análises de uma construção curricular. Educação em Foco. Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 2-32, jun 2017. Resumo– Texto completo

ARAUJO, L.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física em ação: análise do processo de significação das práticas corporais por parte dos sujeitos. Iniciação, v. 4, p. 1-17, 2014. ResumoTexto completo

BARBOSA, C. H. G.; NUNES, M. L. F. A prática pedagógica de um currículo cultural da Educação Física. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 1, jan./jun. 2014. ResumoTexto completo

BARRETTO, E. D. S.; SÁ, K. R. Educação de tempo integral: contribuições oriundas das pesquisas de pós-graduação. Cadernos Cenpec – pesquisa e ação educacional. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 23-46, jan./jun 2016. Resumo – Texto completo

BONETTO, P. X. R. Resenha do livro “Educação Física”. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, jul-dez 2014, p. 299-302. ResumoTexto completo

BONETTO, P. X. R. Tinku: entre a ontologia, a metafísica e a estilística do viver – Vila Flor  – Texto completo

BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. Multiculturalismo: polissemia e perspectivas na Educação e Educação Física. Dialogia. São Paulo, n. 25, p. 69-82, jan./abr. 2017. Resumo – Texto completo

BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. Tematizando o Muay-Thai nas aulas de educação física: um relato de múltiplas ressignificações. Conexões: Educação Física, esporte e saúde. Campinas, SP, v. 15, n. 2, p.211- 221, abr./jun. 2017. ResumoTexto completo

BONETTO, P. X. R.; NEVES, M. R.; NEIRA, M. G. O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítica da Educação Física. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 448-463, maio/ago. 2017. Resumo – Texto completo

BORGES, C. C. O. A Copa do Mundo é nossa? Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Campinas, v. 13, n. 01, jan-mar 2015, p. 162-179. Resumo – Texto completo

BORGES, C. C. O. Políticas de currículo da Educação Física e a constituição de sujeitos. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3., p. 841-854, jul./set. de 2017. Resumo –Texto completo

BORGES, C. C. O.; VIEIRA, R. A. G.; MELO, V. C. Pensar a contemporaneidade de outros modos: contribuições da perspectiva foucaultiana e deleuze-gattariana. Polêmica. Rio de Janeiro. v. 17, n.3, p. 38-59, jul. ago. set. 2017. Resumo  – Texto completo

BORGES, C. C. O.; VIVIANI, L. M. Circulação de saberes psi e controle das condutas em currículos de Educação Física. Educ. rev.,  Belo Horizonte ,  v. 33,  e164822, 2017 . Resumo – Texto completo

BOTELHO, R. G.; NEIRA, M. G. Análisis de libros de texto en Brasil y en España: una introducción al tema en el área de Educación Física. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 659-685, abr./jun. De 2014. Resumo – Texto completo

CARVALHO, C. P. F.; LOPES, F. C. O. Idealismo e contradição: os conceitos de competências e culturalismo no currículo de Educação Física paulista. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 20, n. 2, p. 82-97. 2015. Resumo – Texto completo

CASTRO, D. M e NEIRA, M. G. Cultura corporal e educação escolar indígena – um estudo de caso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 34, p.234-254, jun. 2009. Resumo – Texto completo

CASTRO, D. M. e NEIRA, M. G. Corpos indígenas, gestualidade branca: paradoxos da educação intercultural. Plures Humanidades, Ribeirão Preto, n. 12, p. 32-50, julho/dezembro, 2009. Resumo – Texto completo

CAVALCANTE, J. D., ETO, J., ALMEIDA, R. M., LEITE, T. C., NEIRA, M. G. A formação dos professores que atuam na Educação Física escolar na região do Araguaia no estado de Mato Grosso do Sul. Revista Mineira de Educação Física. v. Esp., p. 128 – 134, 2005. Resumo – Texto completo

CURÁTOLO, R. A.; NEIRA, M. G. Análise de uma proposta integrada para o ensino de Artes e Educação Física na escola. Vôos Revista Polidisciplinar. Guarapuava. v. 03, ed. 02, p. 28-47, dez. 2011. Resumo – Texto completo

EHRENBERG, M. C.; NEIRA, M. G. Cultura corporal como linguagem: uma experiência de formação de professores. Revista de Graduação USP, São Paulo, v.3, n.2, p.123-128, 2018. Resumo – Texto completo

ESCUDERO, N. T. G.; NEIRA, M. G. Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 285-304, maio/ago. p. 285-304, 2011. Resumo – Texto completo

ESCUDERO, N. T. G.; OLIVEIRA Jr., J. L. A Educação Física cultural na escola: tematizando os diferentes discursos do Muay Thai. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, p. 263-267, jul-dez 2014. ResumoTexto completo

ETO, J.; LIMA, F. C.; BENITEZ, A. C. Algumas representações de Educação Física de alunos ingressantes e concluintes de um curso de licenciatura em Cuiabá (MT). Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 4, p. 127-138, jan./jun. 2014. Resumo — Texto completo

ETO, J.; NEIRA, M. G. Centralização e descentralização: uma análise das políticas públicas de Educação Física. Cadernos UNIVAG. Várzea Grande, v. 01, n. 02, p. 20-30, 2005. Resumo – Texto completo

ETO, J.; NEIRA, M. G. Reflexões sobre as Propostas Curriculares de Educação Física do Município de São Paulo e dos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Revista Iberoamericana de Educación. Madrid, v. 1, p. 01-11, 2014. Texto completo

ETO, J.; NEIRA, M. G. Em defesa de uma teoria pós-crítica de Educação Física. Pensar a prática. Goiânia, v. 20, n. 03, p. 580-592, jul.-set. 2017. Resumo – Texto completo

FONTAO, L. ; GURGEL, R. HIP HOP: movimento cultural que movimenta a educação física escolar. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. 1, p. 44-54, 2017. Resumo – Texto completo

FRANÇOSO S. Um caleidoscópio sem lógica: a Educação Física escolar na visão dos Coordenadores e Orientadores de Esporte e Lazer do SESI-SP. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, n. 164, jan, 2012. Resumo –Texto completo

FRANÇOSO, F. G.; FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Interfaces entre o currículo de História e Educação Física a partir do multiculturalismo crítico. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.13, n.04, p. 863 – 887 out./dez.2015.ResumoTexto completo

FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Contribuições do legado freireano para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 02, p. 531-546, abril/junho 2014. ResumoTexto Completo

FREITAS, J. P. A.; NUNES, H. C. B.; NEIRA, M. G. O planejamento de ensino em uma nova “paisagem social”. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Curitiba, Ano II, v. 2, p. 28-42, nov. 2016. –Texto completo

GOMES, A. R.; SÁ, K. R.; NEIRA, M. G. Intersetorialidade e educação integral: provocações para um debate em rede. Rev. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 19, n.2, p. 45-54, Maio/Agosto 2016. Resumo – Texto completo

GONÇALVES, N. Tematizando as lutas dos desenhos animados: Uma leitura critica através da abordagem cultural. Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 147, Agosto de 2010, Buenos Aires, 2010. Resumo – Texto completo

GONÇALVES, N. Estudos culturais e currículo multicultural: Contribuições para a reflexão do currículo na escola.Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 147, Agosto de 2010, Buenos Aires, 2010. Resumo Texto completo

GONÇALVES, N. Estudos Culturais e Currículo Multicultual: validando as vozes dos alunos. Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 170, Julho de 2012, Buenos Aires, 2012. Resumo Texto completo

GONÇALVES, N.; SOMERFELD, A. L., Tematizando as corridas de rua: Esporte Democrático? Lecturas, Educacion Fisica y Deportes, Buenos Aires, , n. 159, jun, 2012. Texto completo

GRAMORELLI, L. C. e NEIRA, M. G. Dez anos de Parâmetros Curriculares Nacionais: a prática da Educação Física na visão de seus atores. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 15, n.04, p.107-126, out/dez, 2009. Resumo Texto completo

GUIMARÃES, C. C. P. A.; NEIRA, M. G.; VELARDI, M. Reflexões sobre saúde e Educação Física escolar: a visão dos professores. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 4, p. 113-138, 2015. Resumo – Texto completo

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Juventude e beleza ao alcance de todas: análise dos discursos midiáticos sobre o corpo feminino. Revista Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, v. 3, p. 170-188, 2013. Resumo Texto completo.

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física como espaço de participação coletiva e reconhecimento da cultura corporal da comunidade. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 51, n. 5, 2010. p. 01-10.Resumo Texto Completo

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo de Educação Física na rede municipal de São Paulo: análise dos relatos de experiência. Revista Brasileira de Educação Física escolar. São Paulo, n. 01, v. 01, p. 32-43, agosto, 2015.Resumo– Texto Completo

LIPPI, B. G.; LIMA, J. M. Professor de Educação Física: a política educacional estadual paulista. Motriz – Revista de Educação Física – UNESP, v. 12, p. 249-261, 2006. Resumo Texto completo

LIPPI, B. G.; NEIRA, M. G. A formação de professores na rede estadual paulista entre 1983 e 2006: uma análise crítica. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro/ Vol. 23, n.43/ p. 76-92/ Mai-Ago. 2013. Resumo Texto completo

LIPPI, B. G.; SOUZA, D. A.; NEIRA, M. G. Mídia e futebol: contribuições para a construção de uma pedagogia crítica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, pp. 91-106, 2008. Resumo Texto completo

LOPES, F. C. O. A reforma curricular da secretaria da educação do Estado de São Paulo: entre cultura corporal de movimentos e competências. Braz. Ap. Sci. Rev., Curitiba, v. 2, n. 1, p. 2-18, jan./mar. 2018.Resumo – Texto completo

LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Educação Física Líquido Moderna. Revista Biomotriz, Cruz Alta,  p. 27 – 48, v.11, n.11, Abril/2017.Resumo – Texto completo

LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Cultura e Educação Física escolar. Revista Brasileira de Educação Física escolar, Curitiba, ano 2, v. 01, p. 41-54, jul. 2016. Texto completo

MACEDO, E. E; NEIRA, M. G. A Educação Física na creche: tematizando as práticas corporais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 31, n.1, p.99-106, jan-mar.  2017.Resumo – Texto completo

MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. S.; NEIRA, M. G.O trabalho pedagógico com os esportes coletivos nas propostas curriculares brasileiras para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Física escolar, São Paulo, ano I, v. 02, p. 61-73, nov. 2015. Resumo Texto completo

MARTINS, J. C. J. Ginásticas: saúde e lazer x competição. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 287-295, jul./dez. 2014.Resumo – Texto completo

MARTINS, A. T.; NEIRA, M. G. Interfaces entre o currículo cultural da Educação Física e o processo de inclusão. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, p. 167-174, jul-dez 2014. Resumo – Texto completo

MAZZONI, A. V.; NEIRA, M. G. Relações entre experiências pessoais e uma Educação Física sensível à diversidade cultural. Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana. São Carlos.  v. 1, n. 1, p. 3-16, set.-dez. 2017.ResumoTexto completo

MELLO, C. C. C.; BOCCHINI, D.; ROSA, D. W. D.; FELICIANO, F.; NEVES, M. R. e NEIRA, M. G. O esporte na Educação Física escolar: possíveis influências na construção da identidade dos alunos e alternativas para a transformação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 04, n. 2, pp. 147-162, 2008. Resumo Texto completo

MELO, V. C.; NEIRA, M. G. “Meu jogo, minhas regras”: desconstruindo a mercadorização do brincar de pega-varetas. Cadernos de Formação do CBCE. Florianópolis, v. 08, n. 01, p. 09-20, mar. 2017.  Resumo Texto Completo

NASCIMENTO, A. S. Tematizando a queimada nas aulas de Educação Física: o currículo cultural em ação. Revista Brasileira de Educação Física escolar. Curitiba, ano III, v. 1, p. 11-27, jul. 2017 .Resumo Texto completo

NASCIMENTO, A. S.; NUNES, M. L. F. A mulher árbitra de futsal: entre a norma e a resistência. Intersecções: revista de estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 197-219, jun. 2014.Resumo – Texto completo

NEIRA, M. G. A inserção da cultura corporal no projeto pedagógico. Abceducatio São Paulo, v. 5, p.32 – 34, 2004.

NEIRA, M. G., ETO, J. Expansão dos cursos de Educação Física no estado de Mato Grosso do Sul: uma análise da política educacional no ensino superior. Lecturas Educación Física y Deportes. (Argentina) Revista Digital, v.10, 2005.

NEIRA, M. G., ETO, J. Centralização e descentralização: uma análise das políticas públicas de Educação Física. Educação & Sociedade. v. 01, p.21 – 32, 2005.

NEIRA, M. G. Autonomia na elaboração do currículo escolar: em busca de uma Educação Física cidadã. Corpoconsciência. v.9, p.13 – 31, 2005. Texto completo

NEIRA, M. G. Representações sobre a docência em educação física: modificações a partir de um programa de formação. Paidéia. Cadernos de Psicologia e Educação. v. 16, p.101 – 110, 2006.Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Representações de professores polivalentes sobre a educação física na escola: contribuições do programa de formação contínua PEC- Municípios. Educação. Teoria e Prática (UNESP Rio Claro). , v. 13, p.23 – 37, 2006.

NEIRA, M. G. Por um currículo multicultural da Educação Física. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, v.12, p.31 – 40, 2006.

NEIRA, M. G. O currículo multicultural da Educação Física: uma alternativa ao neoliberalismo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. , v. 5, p.75 – 83, 2006. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Cultura corporal patrimonial: os saberes dos excluídos como ponto de partida para a elaboração do currículo da educação física. Educare Educere. IPCB. Portugal, v. 19, p. 161 – 177, 2006.

NEIRA, M. G., GALLARDO, J. S. P. Conhecimentos da cultura corporal de crianças não escolarizadas: a investigação como fundamento para o currículo. Motriz. Revista de Educação Física. UNESP. , v. 12, p. 01 – 08, 2006. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Valorização das identidades: a cultura corporal popular como conteúdo do currículo da Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.13, n.3, pp.174-180, jul./set. 2007. Resumo – Texto completo

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Linguagem e cultura: subsídios para uma reflexão sobre a educação do corpo. Caligrama. Revista de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Mídia, v. 3, n. 3, pp. 01-16, set./dez., 2007. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Formação para a docência em Educação Física a distância: um estudo de caso. Lecturas Educación Física y Deportes. (Argentina) Revista Digital, v.13, n. 119, abr. 2008.

NEIRA, M. G. A Cultura Corporal Popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Pensar a prática, Goiânia, v. 11, n. 1, jan./mar., pp. 81-90, 2008. Resumo Texto Completo

NEIRA, M. G. A Educação Física em contextos multiculturais: concepções docentes acerca da própria prática pedagógica. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, pp.39-54, jul./dez., 2008. Resumo Texto Completo

NEIRA, M. G. Programa de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? Movimento & Percepção. v. 10, n. 14, jan/jun, p. 59 – 66, 2009. Resumo Texto Completo

NEIRA, M. G.; SANTOS JÚNIOR, N. J. e SANTOS, A. P. S. Corpo feminino na TV: reflexões necessárias no âmbito da Educação Física escolar. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. Resumo Texto Completo

NEIRA, M. G. Desvelando Frankensteins: interpretações dos currículos de Licenciatura em Educação Física. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física. v. 01, n. 01, p. 118-140, ago. 2009. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. A derrubada dos muros. Revista Educação, São Paulo, v. 13, n. 149, p. 38-40, set. 2009.

NEIRA, M. G. Em defesa do jogo como conteúdo cultural do currículo de Educação Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 25-41, 2009. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Educação Física na perspectiva cultural: proposições a partir do debate em torno do currículo e da expansão do Ensino Fundamental. Horizontes, Itatiba, v. 27, n. 2, p. 79-89, jul/dez, 2009. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física. Interface (Botucatu), Dez. 2010, v. 14, n. 35, p. 783-795. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. El currículo de la Educación Física en la perspectiva cultural: fundamentación y práctica pedagógica. Horizontes Educacionales, Chillán, Chile, v. 15, n. 02, p. 49-68, 2010. Resumo Texto completo.

NEIRA, M. G. A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a diversidade cultural e suas práticas curriculares. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 323-342, maio/ago. 2011. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. A proposta curricular de São Paulo na perspectiva dos saberes docentes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 25, p. 23-27, nov. 2011. Suplemento n. 6. Resumo Texto completo.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set. 2011. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o debate curricular da Educação Física. Dialogia, São Paulo, v. 02, n. 14, p. 195-206, 2011. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Educação à direita: discutindo o posicionamento das propostas curriculares da Educação Física em Portugal e no Brasil. Conectionline. Cuiabá, v. 8, p. 01-11, jan/fev. 2012. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Alternativas existem! Análise da produção científica em dois periódicos brasileiros sobre a docência na Educação Física. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 241-257, jan/mar de 2012. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G.; LIPPI, B. G. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 607-625, maio/ago. 2012. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G.; EHRENBERG, M. C. Análise da proposta de estágio na Licenciatura em Educação Física da Universidade de São Paulo. Revista Olh@res. Guarulhos, v. 01, n. 01, p. 325-348. maio, 2013. Resumo Texto completo.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: análise da produção discursiva de seus autores. Revista Ìmpetus, Villavicencio, v. 07, n. 09, 2013. p. 07-13 – Texto completo

NEIRA, M. G. A seleção dos temas de ensino do currículo cultural da Educação Física. Revista Educación física y deporte, Medellín, v. 32, p. 1421-1430, 2013. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Infância, educação e cultura. Revista Vila Flor, São Paulo, n. 04, p. 01, jan./mar. 2014. Texto completo

NEIRA, M. G. Cruzando fronteiras: o currículo multicultural e o trabalho com as diferenças em sala de aula. Lantuna: Revista Cabo-verdiana de Educação, Filosofia e Letras, Santiago, v. 1, n. 1, p. 119-136, jan.-jun. 2014.Resumo – Texto completo

NEIRA, M. G. A brincadeira é livre. Revista Carta Fundamental, São Paulo. n. 60, agosto 2014. Texto Completo

NEIRA, M. G. O funk na escola. Revista Carta Fundamental, São Paulo. n. 61, setembro 2014. Texto Completo

NEIRA, M. G. Os signos da luta. Revista Carta Fundamental, São Paulo. n. 62, outubro 2014. Texto Completo

NEIRA, M. G. Os currículos que formam professores de Educação Física e a Síndrome de Estocolmo: explicações para o choque com a realidade. Revista Educación Física y Deporte, Medellín, v. 33, p. 51-71, ene-jul, 2014. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. Análise de relatos que abordaram o esporte nas aulas de educação física: indícios de uma mudança paradigmática. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 16, p. 41-65, mai-ago 2014. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. Etnografando a prática do skate: elementos para o currículo da Educação Física. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, p. 138-155, vol. 9, n. 18, julho/dezembro de 2014. – Texto completo

NEIRA, M. G. Lugar de esporte radical é na escola. Revista Carta Fundamental, São Paulo. n. 65, fevereiro 2015. – Texto Completo

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 06, n. 31, p. 276-304, mai/ago, 2015. Resumo – Texto completo

NEIRA, M. G. Análise dos currículos estaduais de Educação Física: inconsistências e incoerências percebidas. Cadernos Cenpec. São Paulo, v. 05, n. 02, p. 233-254, jul/dez, 2015. Resumo – Texto completo

NEIRA, M. G. O multiculturalismo crítico e suas contribuições para o currículo da Educação Física. Temas em Educação Física escolar. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 03-29. 2016. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G.; SOUZA JÚNIOR, M. A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 188-206, setembro/2016. Resumo – Texto completo

NEIRA, M. G. “Artistando” o currículo cultural da Educação Física. Revista Corpoconciência. Cuiabá, v. 20, n. 01, p. 80-93, jan./abr. 2016. Texto completo

NEIRA, M. G. O currículo de Educação Física e o posicionamento dos sujeitos. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 115-131, ago./dez. 2016. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 12, n. 02, p. 82-103, jul-dez., 2016.Resumo– Texto completo

NEIRA, M. G. Corpo e cultura. Revista Pátio: Educação Infantil, Porto Alegre, ano XV, nº 50, p. 16-18, jan./mar. 2017. Texto completo

NEIRA, M. G.; ALVIANO JÚNIOR, W.; ALMEIDA, D. F. A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 41, p. 31-44, set./dez. 2016.  Resumo – Texto completo

NEIRA, M. G. Desvelando Frankensteins: interpretações dos currículos de Licenciatura em Educação Física. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 2, n.2, p. 189-211, 2017. ResumoTexto Completo

NEIRA, M. G.; GRAMORELLI, L. C. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. Revista Pensar a Prática, Goiâniav. 20, n.2, p. 321-332, abr.jun. 2017.ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. Possíveis relações entre multiculturalismo e teorias curriculares da Educação Física. Utopía y praxis Latinoamericana, v. 27, p. 41-55, oct-dic. 2017. Resumo Texto completo

NEIRA, M. G. Análise e produção de relatos de experiência da Educação Física cultural: uma alternativa para a formação de professores. Textos FCC, são Paulo, v. 53, p. 52-103, nov. 2017.ResumoTexto completo

NEIRA, M. G.  Retomando o debate em torno das influências das teorias crítica e pós-crítica do currículo. Educación y Humanismo, Barranquilla, Colômbia, v. 20, n. 34, p. 88-105 – Enero-Junio, 2018.Resumo –  Texto completo

NEIRA, M. G; BORGES, C. C. O. Esquadrinhar e governar: análise das recomendações do CONFEF para a Educação Física escolar. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.43, n.2, abr./jun. 2018. ResumoTexto completo

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.1, p. 4 – 28 jan./mar.2018. ResumoTexto completo

NUNES, H. C. B; MULLER, A; FRANÇOSO, S. O lugar da escola na condição pós-moderna. Plures Humanidades. Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, 2016.  ResumoTexto completo

NUNES, H. C. B; LIMA, K. A; FRANÇOSO, S. A proposta curricular de Educação Física do SESI-SP: um caminho que valoriza a voz dos professores. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, año 17, n. 167, abr, 2012. ResumoTexto completo

NUNES, H. C. B. Lutas e Artes Marciais: possibilidades pedagógicas em Educação Física Escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, año 18, n. 183, ago, 2013. ResumoTexto completo.

NUNES, H. C. B.; MÜLLER, A.; NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física na rede SESI-SP de ensino: uma análise a partir da diferença. Revista Brasileira de Educação Física escolar, São Paulo, ano I, v. 02, p. 113-124, nov. 2015.  ResumoTexto completo

NUNES, H. C. B.; NEIRA, M. G. A diferença no currículo cultural: por uma Educação (Física) menor. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 464- 480, maio/ago. 2017.  Resumo Texto completo

NUNES, M. L. F. Imposição ou transformação? A multiplicação das escolinhas de esportes suscita reflexões sobre o papel do professor de Educação Física e do técnico de futebol. In: Carta na escola, ed. 12, dez- 2006.

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G.A avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 20, n. 02, p. 377-399, 2015. Texto completo

NUNES, M. L. F. e RUBIO, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, pp.55-77, jul./dez., 2008. Resumo Texto completo

NUNES, M. L. F. Corpo, saúde e o governo de si. Revista de Educação – Vila Flor – Texto Completo

NUNES, M. L. F. Tempos Pós. Revista de Educação – Vila Flor – Texto Completo

NUNES, M. L. F. Humor e Terror: ou como manter o outro à distância – Vila Flor – Texto Completo

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Processos de inclusão excludente presentes no Ensino Superior privado. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 04, p. 1209-1228, out/dez 2014.  Resumo – Texto Completo

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Responsabilidade socioambiental como estratégia de subjetivação dos sujeitos do ensino superior. Linhas. Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 388-405, jul./dez. 2014.  Resumo – Texto Completo

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. A racionalização do espaço como dispositivo da Educação Superior. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3., p. 895-906, jul./set. de 2017.  Resumo– Texto completo

NUNES, M.L.F.; NEIRA, M. G. EU S/A: a identidade desejada na formação inicial em Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e174633, 2018.  ResumoTexto completo

NUNES, M. L. F; BENINI FILHO, F. A.; BOSCARIOL, M. C. O estágio supervisionado de licenciatura em Educação Física como experiência de si. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.1, p. 82 – 108 jan./mar.2018.   ResumoTexto completo

OLIVEIRA, G. N. B; NEIRA, M. G. Currículo, Educação Física e Hibridismo: um olhar sobre as orientações curriculares para o ensino fundamental do Estado da Bahia. Revista tempos e espaços em educação, São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 323-338, jul./set. 2018.  ResumoTexto completo

ROCHA, M. A. B.; TENÓRIO, K. M.; SOUZA JUNIOR, M. B. M.; NEIRA, M. G. As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física escolar: uma revisão sistemática. Currículo sem Fronteiras, v. 15, p. 178-194, 2015.  Resumo – Texto Completo

RODRIGUES, A. T.; SILVA, A, C.; BOSSLE, F; GARIGLIO, J, A; NEIRA, M. G.; ALVIANO JÚNIOR, W. Análise da minuta de projeto de resolução de Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Educação Física e a questão da formação para a docência na Educação Básica. Revista Pensar a Prática, v. 19, n.4, p.711-720, out./dez.2016. Resumo – Texto completo

SANTOS JÚNIOR, F. N. Brinquedo nada inocente: as práticas de meninos e meninas. Revista Brasileira de Educação Física escolar. Curitiba, ano 2, v. 01, p. 130-139, jul. 2016. Texto completo

SARMENTO, V. L.; NEIRA. M, G. A “boa musica” e o “lixo cultural”: a imposição de identidade na revista Nova Escola. Revista da ABEM. Londrina, v.25, n.38, p.33-48, jan.jun. 2017.  Resumo –  Texto completo

SBORQUIA, S. P.; NEIRA, M. G. As danças folclóricas e populares no currículo de Educação Física: possibilidades e desafios. Motrivivência, Ano X, n. 31, pp. 79-98, dez., 2008. – Resumo Texto completo

SBORQUIA, S.; NEIRA, M. G. Physical Education as language: basis for repositioning in scholl curriculum. Fiep Bulletin. Foz do Iguaçu: New World Gráfica, v. 77. p. 99-102, 2007.

SILVA, S. S.; NEIRA, M. G. Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S324-S337, abr./jun. 2014. ResumoTexto completo

SODRÉ, M. L.; NEIRA, M. G. A formação de professores de Educação Física na Universidade de São Paulo: análise das experiências de estágio disciplinar. Cadernos de Educação Física: estudos e reflexões, Marechal Rondon, v. 10, n. 19, p. 11-18, 2011. Resumo – Texto completo

SOUSA, C. A.; MALDONADO, D. T.; NEIRA, M.G. Círculo de cultura e a educação física: a tematização do funk na escola. Revista Kinesis, v.36, n.1, p. 116-129, jan.-abr, 2017.ResumoTexto completo

SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. Tematizando a cultura corporal na Educação Infantil: uma experiência multiculturalmente orientada. Cadernos de Formação RBCE. Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 58-68, mar. 2015. Resumo – Texto completo.

SOUZA, V. S.; NEIRA, M. G. A domesticação dos corpos: em destaque as práticas escolarizadas da Educação Infantil. Revista Conexões, Campinas, v. 12, n. 1, p. 107-125, jan./mar. 2014. Resumo – Texto completo

TENÓRIO, K. M. R.; TAVARES, M.; OLIVEIRA, R.; NEIRA, M. G.; SOUZA JÚNIOR, M. B. O. Apropriações e produções curriculares de professores de Educação Física. Movimento. Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1177-1190, out./dez. 2017. ResumoTexto completo

VIEIRA, R. A. G.; MASSARI, M. Resenha: NEGRI, A. HARDT, M. Declaração:Isto não é um manifesto. Quaestio, Sorocaba, v. 20, n.1, p. 243-251, abr. 2018. Texto completo

VIEIRA, R. A. G. Professor universitário de Educação Física como intelectual público no combate a cultura empresarial. Revista Eletronica Lecturas em Educación Física e Desportos. Buenos Aires, Ano 15, Nº 150, Novembro de 2010. ResumoTexto completo

VIEIRA, R. A. G.; NEIRA, M. G. Identidade docente no Ensino Superior de Educação Física: aspectos epistemológicos e substantivos da mercantilização educacional. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 3, jul./set. 2016. – Resumo Texto completo

VILELA, B. S. et. al. As representações sobre cultura no e do esporte problematizadas no ensino médio e técnico: ampliando e aprofundando os conhecimentos. Revista Linha Mestra. São Paulo, n. 32, p. 32-36, mai.-ago. 2017. – Texto completo