AGUIAR, A. A. D. Xadrez na escola: uma análise crítica através dos estudos culturais. Lecturas: Educación Física e Deportes, Revista Digital. Buenos Aires – Ano 17 – Nº 170 – Julho de 2012. Resumo – Texto completo.

AGUIAR, A. A. D. O gênero feminino nas aulas de Educação Física: um olhar através dos estudos culturais. Lecturas: Educación Física e Deportes, Revista Digital. Buenos Aires – Ano 17 – Nº 171 – Agosto de 2012. ResumoTexto completo

AGUIAR, C. A.; NEIRA, M. G. Nesta escola tem samba. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, jul-dez 2014, p. 167-174. Resumo– Texto completo

AGUIAR, C. A; NEIRA, M. G. Análise das orientações curriculares de Educação Física do município de São Paulo: proposições e possibilidades. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 24-45, jan./abr. 2016. Resumo– Texto completo

ALVIANO JÚNIOR, W. A formação inicial do professor de Educação Física alinhada às políticas neoliberais. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S457-S471, abr./jun. 2014. Resumo– Texto completo

ALVIANO JÚNIOR., W.; NEIRA, M. G. Formação inicial em Educação Física e currículo: uma proposta sob a ótica de seus autores. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 117-138, maio, 2013. Resumo – Texto completo

ALVIANO JÚNIOR, W.; NEIRA, M. G. Formação inicial em Educação Física: análises de uma construção curricular. Educação em Foco. Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 2-32, jun 2017. Resumo– Texto completo

ARAUJO, L.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física em ação: análise do processo de significação das práticas corporais por parte dos sujeitos. Iniciação, v. 4, p. 1-17, 2014. ResumoTexto completo

BARBOSA, C. H. G.; NUNES, M. L. F. A prática pedagógica de um currículo cultural da Educação Física. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 1, jan./jun. 2014. ResumoTexto completo

BARRETTO, E. D. S.; SÁ, K. R. Educação de tempo integral: contribuições oriundas das pesquisas de pós-graduação. Cadernos Cenpec – pesquisa e ação educacional. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 23-46, jan./jun 2016. Resumo – Texto completo

BONETTO, P. X. R. Resenha do livro “Educação Física”. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, jul-dez 2014, p. 299-302. ResumoTexto completo

BONETTO, P. X. R. Tinku: entre a ontologia, a metafísica e a estilística do viver – Vila Flor  – Texto completo

BONETTO, P. X. R. Carimbó: uma experiência curricular para além da reprodução coreográfica. Rev. Bras. Educ. Fís. Escolar. Ano V, v. 2, p. 64-73, nov. 2019. – Texto completo

BONETTO, P. X. R. Futebol e Copa do Mundo: uma experiência pedagógica fundamentada na Educação Física cultural. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3. p. 109-126, set./dez., 2019. – Texto completo

BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. Multiculturalismo: polissemia e perspectivas na Educação e Educação Física. Dialogia. São Paulo, n. 25, p. 69-82, jan./abr. 2017. Resumo – Texto completo

BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. Tematizando o Muay-Thai nas aulas de educação física: um relato de múltiplas ressignificações. Conexões: Educação Física, esporte e saúde. Campinas, SP, v. 15, n. 2, p.211- 221, abr./jun. 2017. ResumoTexto completo

BONETTO, X. R.; NEIRA, M. G. Deleuze-Guattari e educação física cultural: pedagogia do conceito de “escrita-currículo”. Filosofia e educação. Campinas. v.10, n.2, p.406-437, maio/ago 2018. Resumo Texto completo

BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem?. Educação. Santa Maria. Revista Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019. Resumo Texto completo

BONETTO, P. X. R.; NEVES, M. R.; NEIRA, M. G. O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítica da Educação Física. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 448-463, maio/ago. 2017. Resumo – Texto completo

BONETTO, P. X. R. Educação Física cultural e a área de Linguagem: a perspectiva pós-estruturalista apresentada a partir de uma experiência com brincadeiras. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Curitiba. Ano V, v. 3, p. 71-85. mar. 2020. – Texto completo

BORGES, C. C. O. A Copa do Mundo é nossa? Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Campinas, v. 13, n. 01, jan-mar 2015, p. 162-179. Resumo – Texto completo

BORGES, C. C. O. Políticas de currículo da Educação Física e a constituição de sujeitos. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3., p. 841-854, jul./set. de 2017. Resumo –Texto completo

BORGES, C. C. O.; VIEIRA, R. A. G.; MELO, V. C. Pensar a contemporaneidade de outros modos: contribuições da perspectiva foucaultiana e deleuze-gattariana. Polêmica. Rio de Janeiro. v. 17, n.3, p. 38-59, jul. ago. set. 2017. Resumo  – Texto completo

BORGES, C. C. O.; VIVIANI, L. M. Circulação de saberes psi e controle das condutas em currículos de Educação Física. Educ. rev.,  Belo Horizonte ,  v. 33,  e164822, 2017 . Resumo – Texto completo

BOTELHO, R. G.; NEIRA, M. G. Análisis de libros de texto en Brasil y en España: una introducción al tema en el área de Educación Física. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 659-685, abr./jun. De 2014. Resumo – Texto completo

CAMARGO, L. F. P.; GURGEL, R. HIP HOP: movimento cultural que movimenta a educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 1, p. 44-54, 2017. Resumo – Texto completo

CARVALHO, C. P. F.; LOPES, F. C. O. Idealismo e contradição: os conceitos de competências e culturalismo no currículo de Educação Física paulista. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 20, n. 2, p. 82-97. 2015. Resumo – Texto completo

CASTRO, D. M.; NEIRA, M. G. Cultura corporal e educação escolar indígena – um estudo de caso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 34, p.234-254, jun. 2009. Resumo – Texto completo

CASTRO, D. M.; NEIRA, M. G. Corpos indígenas, gestualidade branca: paradoxos da educação intercultural. Plures Humanidades, Ribeirão Preto, n. 12, p. 32-50, julho/dezembro, 2009. Resumo – Texto completo

CAVALCANTE, J. D., ETO, J., ALMEIDA, R. M., LEITE, T. C., NEIRA, M. G. A formação dos professores que atuam na Educação Física escolar na região do Araguaia no estado de Mato Grosso do Sul. Revista Mineira de Educação Física. v. Esp., p. 128 – 134, 2005. Resumo – Texto completo

CURÁTOLO, R. A.; NEIRA, M. G. Análise de uma proposta integrada para o ensino de Artes e Educação Física na escola. Vôos Revista Polidisciplinar. Guarapuava. v. 03, ed. 02, p. 28-47, dez. 2011. Resumo – Texto completo

DE CASTRO NETA, A. A. A.; BOA SORTE, D. F.; BORGES DE OLIVEIRA, G. N.; COSTA CARDOSO, B. L.; SANTANA CRUZ, M. M. O currículo cultural da Educação Física e os significados das práticas corporais: análise de uma prática pedagógica. Pensar a Prática, v. 23, 12 maio 2020. Resumo – Texto completo

DUARTE, L. C.; NEIRA, M. G. Currículo cultural da Educação Física: a produção de uma pedagogia engajada. Humanidades & Educação. Palmas. v.7, n.8. p. 282-300, mar. 2020. Resumo – Texto completo

EHRENBERG, M. C.; NEIRA, M. G. Cultura corporal como linguagem: uma experiência de formação de professores. Revista de Graduação USP, São Paulo, v.3, n.2, p.123-128, 2018. Resumo – Texto completo

ESCUDERO, N. T. G.; NEIRA, M. G. Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 285-304, maio/ago. p. 285-304, 2011. Resumo – Texto completo

ESCUDERO, N. T. G.; OLIVEIRA Jr., J. L. A Educação Física cultural na escola: tematizando os diferentes discursos do Muay Thai. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação. Juiz de Fora, v. 16, n. 02, p. 263-267, jul-dez 2014. ResumoTexto completo

ETO, J.; LIMA, F. C.; BENITEZ, A. C. Algumas representações de Educação Física de alunos ingressantes e concluintes de um curso de licenciatura em Cuiabá (MT). Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 4, p. 127-138, jan./jun. 2014. Resumo — Texto completo

ETO, J.; NEIRA, M. G. Centralização e descentralização: uma análise das políticas públicas de Educação Física. Cadernos UNIVAG. Várzea Grande, v. 01, n. 02, p. 20-30, 2005. Resumo – Texto completo

ETO, J.; NEIRA, M. G. Reflexões sobre as Propostas Curriculares de Educação Física do Município de São Paulo e dos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Revista Iberoamericana de Educación. Madrid, v. 1, p. 01-11, 2014. Texto completo

ETO, J.; NEIRA, M. G. Em defesa de uma teoria pós-crítica de Educação Física. Pensar a prática. Goiânia, v. 20, n. 03, p. 580-592, jul.-set. 2017. Resumo – Texto completo

FARIA, A. S.; VIEIRA, R. A. G. Mas isso também é futebol? Cadernos de Formação RBCE, p. 34-46, set. 2018.  Resumo – Texto completo

FARIAS, U. S.; BONETTO, P. X. R.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. Educação Física escolar na área de Linguagens: diálogos com a Educação Infantil. Revista Metalinguagens, São Paulo, v. 6, n. 2, pp. 49-66, mai. 2020. Resumo –Texto completo

FRANÇOSO S. Um caleidoscópio sem lógica: a Educação Física escolar na visão dos Coordenadores e Orientadores de Esporte e Lazer do SESI-SP. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, n. 164, jan, 2012. Resumo –Texto completo

FRANÇOSO, F. G.; FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Interfaces entre o currículo de História e Educação Física a partir do multiculturalismo crítico. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.13, n.04, p. 863 – 887 out./dez.2015.ResumoTexto completo

FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Contribuições do legado freireano para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 02, p. 531-546, abril/junho 2014. ResumoTexto Completo

FREITAS, J. P. A.; NUNES, H. C. B.; NEIRA, M. G. O planejamento de ensino em uma nova “paisagem social”. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Curitiba, Ano II, v. 2, p. 28-42, nov. 2016. –Texto completo

GEHRES, A. F.; NEIRA, M. G. A pesquisa intervenção com o currículo cultural de Educação Física, seus corpos e suas danças: três exercícios cartográficos. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.8, n.16, p. 79-104, abr. 2020.  Resumo – Texto completo

GEHRES, A. F.; NEIRA, M. G. Linguagem e Educação Física: algumas considerações sobre o currículo cultural. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Curitiba. Ano V, v. 3, p. 30-45. mar. 2020. Texto completo

GIGLIO, S, S.; NUNES, M. L. F. Reflexões sobre a regulação e a heterotopia nas aulas de Educação Física. Pro-Posições, Campinas, v.29, p.590-613, n.3, set./dez. 2018. Resumo – Texto completo

GOMES, A. R.; SÁ, K. R.; NEIRA, M. G. Intersetorialidade e educação integral: provocações para um debate em rede. Rev. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 19, n.2, p. 45-54, Maio/Agosto 2016. Resumo – Texto completo

GONÇALVES, N. Tematizando as lutas dos desenhos animados: Uma leitura critica através da abordagem cultural. Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 147, Agosto de 2010, Buenos Aires, 2010. Resumo – Texto completo

GONÇALVES, N. Estudos culturais e currículo multicultural: Contribuições para a reflexão do currículo na escola.Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 147, Agosto de 2010, Buenos Aires, 2010. Resumo Texto completo

GONÇALVES, N. Estudos Culturais e Currículo Multicultual: validando as vozes dos alunos. Lecturas: Educación Física e Deportes, n. 170, Julho de 2012, Buenos Aires, 2012. Resumo Texto completo

GONÇALVES, N.; SOMERFELD, A. L., Tematizando as corridas de rua: Esporte Democrático? Lecturas, Educacion Fisica y Deportes, Buenos Aires, , n. 159, jun, 2012. Texto completo

GONÇALVES, N. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica, de Marcos Garcia Neira. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 48, p. 458-461, jan./mar. 2019. Texto completo

GRAMORELLI, L. C. e NEIRA, M. G. Dez anos de Parâmetros Curriculares Nacionais: a prática da Educação Física na visão de seus atores. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 15, n.04, p.107-126, out/dez, 2009. Resumo Texto completo

GUIMARÃES, C. C. P. A.; NEIRA, M. G.; VELARDI, M. Reflexões sobre saúde e Educação Física escolar: a visão dos professores. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 4, p. 113-138, 2015. Resumo – Texto completo

HESS, C. M; NEIRA, M.; TOLEDO, E. O papel do professor de Educação Física nos anos iniciais nas Escolas de Ensino Integral do Estado de São Paulo. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1155-1166, out./dez. 2018.ResumoTexto completo

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Juventude e beleza ao alcance de todas: análise dos discursos midiáticos sobre o corpo feminino. Revista Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, v. 3, p. 170-188, 2013. Resumo Texto completo.

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Ser babá do outro lado do oceano: cuidar de filhos de outra família, outra língua, outra terra. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 686-710, maio/ago. 2018. Resumo Texto completo

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. O corpo a corpo na relação educativa entre babá e criança: uma revisão da literatura. Pro-Posições v.31, Campinas, 2020. Resumo – Texto completo

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física como espaço de participação coletiva e reconhecimento da cultura corporal da comunidade. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 51, n. 5, 2010. p. 01-10.Resumo Texto Completo

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. O currículo de Educação Física na rede municipal de São Paulo: análise dos relatos de experiência. Revista Brasileira de Educação Física escolar. São Paulo, n. 01, v. 01, p. 32-43, agosto, 2015.Resumo– Texto Completo

LIMA, M. E.; NEIRA, M. G. Formação e atuação no currículo cultural da Educação Física: fios que se entrelaçam. Revista Ibero-americana de Educação, Araraquara,  v. 14, n. 1, p. 208-221, jan./mar., 2019. ResumoTexto completo

LIPPI, B. G.; LIMA, J. M. Professor de Educação Física: a política educacional estadual paulista. Motriz – Revista de Educação Física – UNESP, v. 12, p. 249-261, 2006. Resumo Texto completo

LIPPI, B. G.; NEIRA, M. G. A formação de professores na rede estadual paulista entre 1983 e 2006: uma análise crítica. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro/ Vol. 23, n.43/ p. 76-92/ Mai-Ago. 2013. Resumo Texto completo

LIPPI, B. G.; SOUZA, D. A.; NEIRA, M. G. Mídia e futebol: contribuições para a construção de uma pedagogia crítica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, pp. 91-106, 2008. Resumo Texto completo

LOPES, F. C. O. A reforma curricular da secretaria da educação do Estado de São Paulo: entre cultura corporal de movimentos e competências. Braz. Ap. Sci. Rev., Curitiba, v. 2, n. 1, p. 2-18, jan./mar. 2018.Resumo – Texto completo

LOPES, F. C. O.; NUNES, M. L. F. Estudos culturais e multiculturalismo: possibilidades para o currículo.Dialogia, São Paulo, n. 31, p. 145-153, jan./abr. 2019. Resumo – Texto completo

LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Educação Física Líquido Moderna. Revista Biomotriz, Cruz Alta,  p. 27 – 48, v.11, n.11, Abril/2017.Resumo – Texto completo

LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Cultura e Educação Física escolar. Revista Brasileira de Educação Física escolar, Curitiba, ano 2, v. 01, p. 41-54, jul. 2016. Texto completo

MACEDO, E. E; NEIRA, M. G. A Educação Física na creche: tematizando as práticas corporais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 31, n.1, p.99-106, jan-mar.  2017.Resumo – Texto completo

MACÊDO, L.D, S.; RAMOS, T.M.; PURIFICAÇÃO, T. A.; NEIRA, M. G. Análise de atos de currículo na Educação Física em escolas da rede municipal de Simão Dias – SE e Paripiranga – BA. Conexões: Educ. Fis. Esporte e Saúde, Campinas, vol. 16, n.3, jul/set. 2018. Resumo Texto completo

MALDONADO, D. T.; JABOIS, D. P.; NEIRA, M. G. Organização didático-pedagógica das aulas de Educação Física na Educação Básica: entre o “não mais” e o “ainda não”? Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 17, e019016, p.1-17, 2019. Resumo Texto completo